Fonte de criatividade e sabedoria

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO  23/09/2022 13:13                                                                    NOTÍCIA DA REDAÇÃO

Integrantes do Distrito Fontalis unem forças no estudo de ação

Reprodução/Foto-RN176 Fotos de assinantes do Jornal Brasil Seikyo da BSGI – Foto: Colaboração local

Cada parte do país tem sua carac­terística. Na zona norte da capital paulista, encontramos Jardim Fontalis, um daqueles bairros que, junto com outros, surgem a partir de loteamento de grandes sítios e fazendas nos primeiros anos do século 20, próximo da Serra da Cantareira. “Fontalis significa ‘fonte de água’. Na época, havia muitas fontes naturais de águas límpidas e cristalinas”, esclarece Lucielma Cleane da Silva Kanashiro, responsável pela Divisão Feminina (DF) de um distrito que leva o mesmo nome. Integrante da RM Jaçanã, essa organização de base da BSGI vem revelando os efeitos positivos da união de seus membros, baseando suas atividades na fonte de sabedoria do estudo do budismo, ao lado de outras programações criativas, organizadas com apoio de todos.

No período de pandemia, hora de fortalecer os laços de coração a coração nas duas comunidades: Recanto Verde e Fontalis. Iniciam daimoku semanal em 2020. Distantes, mas não isolados, por um aplicativo de mensagens centralizam as informações, acompanhamento e incentivos, muitos incentivos. Tendo o estudo como base, pensam numa maneira de atrair a atenção e transmitir as matérias. Surge a TV Fontalis, em setembro de 2021, com o programa “Nos Tempos de Nichiren”.

Reprodução/Foto-RN176 Integrantes do Distrito Fontalis – Foto: Colaboração local

Foi uma forma de aproximar os membros dos conteúdos dos cursos oferecidos pelo Departamento de Estudo do Budismo (DEB) da BSGI na Extranet. Funciona como um canal de TV. Conforme o tópico estudado, selecionam a matéria e o quiz. Montam propagandas voltadas para o daimoku semanal, o estudo, a leitura do Brasil Seikyo e a divulgação da reunião de palestra. “Nosso primeiro TV Fontalis foi um sucesso tão grande, por conta do método descontraído, que tivemos de fazer a parte 2, agrupando as ideias de todos. O que mais me deixava feliz era a concentração de cada um na matéria”, enfatiza Fernanda Jesus de Souza, responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) do distrito. Um forma­to que, em tempos de atividades on-line, abriu espaço para os participantes revelarem suas qualidades especiais. O estudante Marllon Ryan de Jesus Costa, 12 anos, é um deles: “Aprendi que podemos nos reinventar e inspirar outras pessoas. Exemplo disso foi quando fiz um vídeo ensinando a preparar panquecas. Muitos estudantes que o assistiam se divertiam e se inspiravam a fazê-las também”.

O objetivo de envolver a todos e movimentar as lideranças dos blocos e das comunidades nas programações e nos bastidores é alcançado, desencadeando novas frentes de atuação. “Esse tipo de atividade puxa as demais e estimu­la as visitas, aproximando ainda mais os membros afastados com um diferencial criativo”, ressalta Renato Marcos Silva, responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) da localidade. Em relação às visitas, Luiza Maria Oliveira Santos, conselheira da Comunidade Fontalis, faz coro: “Fiquei muito emocionada quando fizemos a primeira visita presencial depois da pandemia, parecia que nunca tinha feito uma visita, não dá para falar, só sentir”.

Reprodução/Foto-RN176 TV Fontalis – Foto: Colaboração local

Em cada recanto da organização local aos poucos as atividades se intensificam neste 2022. O retorno do Brasil Seikyo físico acompanhado do momento de entrega especial se soma à alegria dos integrantes da Divisão dos Estudantes de reverem os amigos. Eles são atuan­tes nas programações do distrito e agora estão experimentando o formato híbrido. “Muito feliz e grata por pertencer a esse maravilhoso Distrito Fontalis, companheiros que abraçam os ideais da Gakkai com garra e disposição, além de apoiarem em todas as atividades diversificadas”, afirma a responsável pela DF do distrito. Lucielma comenta que há desafios pela frente, “Mas com a união de todos a vitória é certa. O estudo tem nos fortalecido a todo momento”.

Os membros e convidados do Distrito Fontalis estão agora na expectativa deste mês de setembro para a próxima edição de “Nos Tempos de Nichiren”. A pauta será em apoio aos estudos do Exame de 1º e 2º Graus que farão o quiz. No primeiro semestre, eles estiverem mais presentes nas atividades de regional, a programação da TV teve breve pausa, período em que o estudo da Nova Revolução Humana abarcou o coração de todos. “O bom do distrito é que a gente faz tudo junto e se integra nas ações com disposição. Na fundação, foi criado o slogan: ‘Distrito Fontalis, fonte de luz e desenvolvimento dos valores humanos rumo ao novo século’, então estamos avançando a cada dia”, frisam as lideranças locais. Oração e ação, eis uma fonte que não seca.

 Fotos: Colaboração local