ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 18/01/2020 14:50 Por Divisão Sênior
Divisão Sênior apresenta os dois principais desafios para o primeiro semestre de 2020 — Ano do Avanço e dos Valores Humanos
Estamos iniciando 2020. Reiteramos nosso sincero desejo de um feliz e vitorioso Ano do Avanço e dos Valores Humanos para todos, junto com seus familiares.
Caminhamos rumo a 2030, um dos períodos mais importantes para a história do kosen-rufu mundial. E no final desses próximos dez anos celebraremos o tão aguardado centenário da Soka Gakkai.
Como os mestres precursores da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda, devem estar felizes aguardando o jubiloso triunfo que a organização alcançará ao comemorar cem anos de existência. E mais feliz ainda deve estar nosso mestre, presidente Ikeda, que vem conduzindo diligente e infatigavelmente as ações necessárias para garantir o sólido e ininterrupto avanço do kosen-rufu para os próximos séculos.
Diante desse cenário auspicioso e inspirador, surgem bravos heróis anônimos — homens, mulheres, jovens e crianças que, em todas as partes do mundo, vivem a própria realidade e os desafios de forma sublime. São indivíduos que possuem existência vitoriosa com base na doutrina do respeito à dignidade da vida do Budismo Nichiren e atuam de forma altruísta ao lado do Mestre, conectando todos os seres humanos à rede humanista Soka, construindo um mundo de paz e de prosperidade.
E quem são esses personagens? Todos vocês, seus familiares e os abnegados companheiros da organização, a quem rendemos nosso mais elevado louvor.
Não se esqueçam de que “sem o meu avanço não haverá o avanço da Soka Gakkai!”. Cientes e orgulhosos dessa missão, vamos vencer infalivelmente nesta década, comprovando na vida a verdade absoluta do supremo ensinamento budista professado pela organização.
Para os três primeiros meses do ano, as atividades foram direcionadas de maneira que possamos nos dedicar às organizações de base e nos encontrar com as pessoas, ouvindo-as cordialmente. Vamos elogiar e encorajar cada uma para que evidencie seu aspecto mais elevado de vida para avançar, vencer e ser feliz.
É nesse ato de compaixão — de prezar a pessoa que está à nossa frente — que conquistamos a confiança de todos e criamos a causa fundamental para fazer surgir benefícios em nossa vida.
E como estamos no ano do avanço, teremos dois desafios já no primeiro trimestre:
- O concurso da nova canção da Divisão Sênior (DS), em conjunto com a Divisão Masculina de Jovens (DMJ), conforme lançado no fim do ano passado. Já está disponível na Extranet o regulamento com as regras e os procedimentos. Mas qual o objetivo dessa nova canção? No Curso de Aprimoramento de Outono da SGI, realizado em 2019, Yoshitaka Oba, diretor-geral da SGI, apresentou o significado do tema do ano, e em uma passagem ressaltou:
Desde a juventude, a atuação de Ikeda sensei consistiu no ininterrupto avanço — como no tradicional mês de fevereiro no Distrito Kamata, no movimento do verão de Sapporo, na Campanha de Osaka e de Yamaguchi. Na liderança do Distrito Bunkyo, o lema também foi o mesmo: avanço. Relembrando o empenho daquela época, sensei afirma que, ao se levantar com a convicção de que “sem o avanço deste distrito não haveria o avanço de toda a Gakkai”, ele veio se dedicando cantarolando diariamente com essa determinação.
Esse é o espírito que desejamos criar com a nova canção: que possamos dedicar esforços cantando uma música que retrate a correnteza da criação de seres humanos de valor nesses sessenta anos de história da BSGI pelas sucessivas gerações diretamente ligadas ao nosso mestre.
Uma música que transmita toda a nossa gratidão a Ikeda sensei por confiar sempre em nós, desde a nossa infância, juventude até a maturidade da nossa vida — eis o objetivo principal dessa canção. Então, para que a música nasça do sentimento, da cultura, da alegria das pessoas da localidade, abriu-se a oportunidade de um concurso.
- E, como segundo grande desafio até março, será a próxima etapa do Kofu. A DS tem como objetivo atingir ao menos 50% de participação dos membros nessa atividade essencial carregada de significados. O mais importante é promover esse avanço com a consciência correta do porquê devemos participar, e também ensinar aos outros sobre seu profundo espírito. Na história do budismo há inúmeros registros de discípulos que faziam oferecimentos aos budas a fim de aprender sobre os ensinamentos, ou com o desejo de proteger os mestres e agradecê-los. Em retribuição aos desejos dos discípulos, os budas louvavam e afirmavam que essas pessoas acumulariam incontáveis benefícios em todas as suas existências. A grandeza e o valor das doações não são mensurados pelo seu valor físico, mas sim pelo sincero sentimento e pelo propósito para o qual se devota. Quanto mais elevado for o propósito da doação, maior será o benefício conquistado pelo oferecimento.
A Divisão Sênior é o “pilar de ouro” da organização. Isso significa tornar-se a fortaleza do kosen-rufu, ou seja, devemos permitir à organização expandir suas ações em prol da paz, pois o Kofu existe para viabilizar o kosen-rufu de uma localidade, e até de um país. Dessa forma, destina-se a ampliar a cultura de paz em todas as áreas de uma sociedade a fim de que seus participantes ampliem suas ações humanísticas para locais que fisicamente jamais poderiam atingir.
Preciosos heróis anônimos do kosen-rufu do Brasil, vamos juntos, a partir de hoje, dar um passo avante, com claro direcionamento e um único sentimento de corresponder a Ikeda sensei. E fazer da força e da vitória da DS o avanço da organização e do desenvolvimento dos verdadeiros seres humanos valiosos e capazes em todas as localidades.
Bora vencer!
Divisão Sênior da BSGI