ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 14/08/2021 06:30
ENCONTRO COM O MESTRE
Reprodução/Foto-RN176 Da esquerda para direita, Josei; Toda Mestre o Educador e Pacifista e o Segundo Presidente da Soka Gakkai, e seu discípulo Daisaku Ikeda com o mesmo coração, mestre e discípulo. Dr. Daisaku Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
O presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, explica, neste discurso, a importância do dia 24 de agosto e da atuação abnegada dos membros da Divisão Sênior (DS) em conjunto com a Divisão dos Jovens (DJ). Nele, Ikeda sensei relembra sua decisão ao se encontrar com Josei Toda
- DAISAKU IKEDA
Recordo-me de que, no dia 24 de agosto de 1947, a Divisão Sênior e a Divisão dos Jovens eram uma só. Eu estava com 19 anos e, meu mestre, presidente Josei Toda, verdadeiramente um integrante da Divisão Sênior, com 47 anos. Determinei me tornar seu discípulo para estabelecer o primeiro passo da minha luta pela paz e pela justiça. Ele era um sênior que transbordava energia.
A luta conjunta era travada em unicidade de mestre e discípulo, uma batalha em que DS e DJ formavam uma só força. A capacidade da Divisão Sênior, somada, de maneira extraordinária, à energia que desconhece o cansaço da Divisão dos Jovens, fez surgir a fortaleza dourada da Soka Gakkai.
O fato de 24 de agosto ter sido definido como Dia da Divisão Sênior guarda um significado histórico muito profundo. Estabelecendo essa data como um marco, a Divisão Sênior do Japão e de todo o mundo apresenta um avanço transbordante de energia. O ambiente financeiro — de altos e baixos da cotação de moedas — que envolve o cotidiano de um sênior é extremamente rigoroso. É uma situação de sofrimento contínuo. No entanto, os integrantes da DS, firmes e persistentes, desenvolvem ações, tais como incentivar um amigo por meio de um diálogo, capazes de fazer qualquer pessoa se levantar determinada. A ação pelos jovens e pela expansão de uma nova era, numa luta conjunta que não mede esforços, merece meu mais elevado respeito e louvor por esse espírito guerreiro e imbatível.
Viva companheiros da Divisão Sênior, heróis dos seres humanos! Há 64 anos [em 2011], diante da situação caótica da época, avancei. O Sutra do Lótus descreve os bodisatvas emergindo da terra. São seres que acreditam na possibilidade de manifestação da vida humana. Independentemente do caos em que a humanidade possa estar mergulhada, acreditam sempre na vitória da justiça e surgem espontaneamente na grande terra do povo para transmitir esperança. Por ser esta uma época em que a sensação das pessoas é de impotência perante os pesados fardos e a pressão da estagnação, devemos despertar nossa energia de bodisatva da terra.
O mestre confia no discípulo
Quando me encontrei com o presidente Josei Toda pela primeira vez, com sentimento de busca, eu me tornei seu discípulo. Jamais, nem por um momento, me esqueci do meu mestre. Percorria a gloriosa estrada da unicidade de mestre e discípulo e o caminho do discípulo sempre em prontidão, com retidão absoluta até o fim. Atualmente, os jovens discípulos de puríssima sinceridade são meus sucessores. Não me arrependo de absolutamente nada. Este é o nosso grandioso caminho de elevado orgulho.
Não fazia muito tempo, após a minha conversão, tive oportunidade de ler A Seleção do Tempo, um dos importantes escritos [de Nichiren Daishonin]. Consta num trecho:
Pequenos cursos d’água se unem para formar o grande oceano, e minúsculas partículas de pó se acumulam para formar o Monte Sumeru. Quando eu, Nichiren, abracei pela primeira vez a fé no Sutra do Lótus, eu era como uma única gota d’água ou uma única partícula de pó em todo o Japão. Mais tarde, porém, quando duas, três, dez e, então, cem, mil, dez mil e um milhão de pessoas recitarem o Sutra do Lótus e transmitirem-no aos demais, formarão um Monte Sumeru da iluminação perfeita, um oceano do grande nirvana. Não busquem nenhum outro caminho para atingir o estado de buda!1
Conforme esse desejo do Buda, dediquei todas as minhas forças para abrir o caminho do grandioso futuro do kosen-rufu mundial. Enfrentei e sobrepujei as maldades, destruí e venci os “três poderosos inimigos”. Vou me dedicar ainda mais agora e para o futuro para desenvolver os preciosos seres humanos Soka. E, assim, garantir o avanço do nosso movimento pela paz, no qual cada um possa atuar e se desenvolver, registrando sua história de vitórias. Estou decidido a orar e lutar todos os dias até o fim, erguendo-me na essência do princípio de “budismo é vitória ou derrota”, com o mesmo juramento de quando eu tinha 19 anos.
A unicidade de mestre e discípulo é a lei da vitória
no budismo.
Sem temer,
vença absolutamente!
Conquiste todas as vitórias!
Nota:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 605, 2014.
Fonte:
Discurso publicado no jornal Brasil Seikyo, ed. 2.099, 10 set. 2011, p. A3.