VÍDEO: NA ÍNTEGRA DO TÍTULO, ENTREGUE A GAUCHA MAIS VELHA DO MUNDO! –
ROTANEWS176 04/01/2025 19h36 Por Flavia Correia
Nascida em São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, Inah Canabarro Lucas tem 116 anos e é a atual pessoa mais velha do mundo.
Inah Canabarro Lucas, 116 anos, acaba de ser oficializada como a pessoa mais velha do mundo. Crédito: Carlos Macedo/ LongeviQuest
Após a morte de Tomiko Itooka, do Japão, em 29 de dezembro de 2024, a freira brasileira Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, acaba de ser reconhecida como a pessoa viva mais velha do mundo.
O título foi oficializado neste sábado (4) pela LongeviQuest, referência global no estudo e validação de casos de supercentenários – pessoas com mais de 110 anos – por meio de rigorosa análise de documentos e registros históricos.
Reprodução/Foto-RN176 A freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, 116 anos, é a atual pessoa mais velha do mundo. Crédito: Carlos Macedo/ LongeviQuest
Nascida em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul, Irmã Inah é bisneta do general David Canabarro, figura de destaque na Guerra dos Farrapos. Ela pode ser 11 dias mais velha do que consta no registro, já que afirma ter vindo ao mundo em 27 de maio.
Segundo a biografia relatada pela plataforma de pesquisa, Inah foi um bebê tão frágil que muitos duvidaram que sobreviveria.
Em entrevista concedida à organização no ano passado, ela revelou que ingressou na vida religiosa aos 18 anos, no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento. Foi batizada em 1926 e, três anos depois, confirmou sua fé em Montevidéu, no Uruguai. Retornou ao Brasil em 1930, onde iniciou sua carreira como professora de português e matemática no Rio de Janeiro. Em 1934, fez os votos perpétuos, tornando-se oficialmente freira.
RN176; Assista ao vídeo de quando a freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, 116 recebi os representantes da LongeviQuest, para receber o diploma da pessoa mais velha do mundo após a falecimento da japonesa Tomiko Itooka, do Japão, em 29 de dezembro de 2024. Esse estudo e validação de casos de pessoas de supercentenários, ou seja pessoas com mais de 110 anos. Deixe a sua opinião do titulo que a irmã Lucas ganhou?
FONTE: OLHAR DIGTAL