RECEITA –
ROTANEWS176 E POR IG 16/04/2020 12:40 Por Luiza Lemos
Para cada preparo há uma dica simples do chef Heiko Grabolle para evitar problemas
A batata é um dos acompanhamentos mais versáteis de todos, podendo ser frita, assada, cozida, gratinada e muito mais! Além de saborosa e rica em vitaminas e nutrientes, é um alimento leve e que combina com diversos tipos de proteína, tanto vegetal como animal.
Reprodução/Foto-RN176 O Chef Heiko Grabolle traz dicas sobre como fazer as batatas da melhor forma – Michel Teo Sin
O chef oficial da Oktoberfest de Blumenau, Heiko Grabolle, conta ao iG Receitas as melhores dicas para você que não quer errar no preparo da batata! Heiko pontua que apesar de ser um alimento rico na variedade, a batata “ocupa pouco espaço no Brasil, mas tem um ótimo potencial para novas receitas ”.
Invista em novos tipos de batata
Reprodução/Foto-RN176 Variar no tipo da batata faz pratos ficarem ainda mais incríveis – Pixabay/stanbalik
Segundo Heiko, a batata mais vendida no Brasil é a batata inglesa , mas no mercado há mais de 250 batatas disponíveis. A favorita do chef é o tipo rosa, também chamada de Asterix . “Mais consistente, cremosa e é ótima para nhoques, por exemplo”, diz Heiko.
Há também outros tipos sendo vendidos no Brasil com menos oferta, como Bartina,Bintje, Désirée e Kondor, que fazem uma boa diferença nos pratos.
Ao fritar, cuidado com a água!
Reprodução/Foto-RN176 Para deixar a batata crocante, é necessário um pré-preparo – Edu Cesar/Fotoarena
A batata tem muita água e celulose, então, se você apenas cortar e jogar a batata no óleo, ela pode murchar. Heiko indica fazer um pré-cozimento da batata, para quebrar a celulose e poder fritar a batata tanto por dentro quanto por fora.
Leia também: Como fazer batata frita na airfryer? Culinarista dá dicas para preparar o prato
Para assar, há algumas técnicas
Reprodução/Foto-RN176 A batata assada deve ser cortada em partes iguais – Pixabay/moerschy
Na hora de assar, a batata tem que ter um tamanho padrão, seja cortada pela metade, em fatias ou até com um estilo, como em cubos ou julienne. Com isso, o tempo de forno vai garantir que todos os pedaços assem por igual.
Se a receita pedir a batata inteira, vale uma dica. “O melhor é ir com um papel alumínio em temperatura baixa no forno”, ensina o especialista.
Leia também: Aprenda a fazer batata rústica
Vai cozinhar a batata? Comece com a água fria!
Reprodução/Foto-RN176 A batata fica mais cremosa ao ser cozida na água fria
Ao fazer um purê , o chef recomenda colocar a batata direto na água fria, pois assim a temperatura da água e da batata sobem em conjunto, porque “a batata cozinha por dentro mais facilmente, o amido se fecha por fora e assim o purê pode ficar mais cremoso”.
Melhores temperos para batatas
Reprodução/Foto-RN176 A batata tem o tipo certo de tempero para elevar o sabor – Michel Teo Sin
Não deixe a sua batata ficar sem graça! Apenas jogar sal não resolve o sabor, então o chef Heiko dá a dica dos melhores temperos na hora de preparar a tão amada batata:
- Pimenta-do-reino
- Cravo
- Páprica doce
- Noz moscada
- Tomilho
- Folha de louro
- Cominho
Série “Não Erre”
As dicas e receitas para o preparo de batatas fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o “Não Erre”. A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: