ROTANEWS176 E POR RUNNER’S 22/08/2019 16:12 Por Rick Pearson
Reprodução/Foto-RN176Foto: Shutterstock
Um bom treino para os tornozelos é essencial. Na verdade, uma das questões mais recorrentes da corrida é: o que nos faz ir mais devagar em uma competição? Um pace ruim? Falta de treino? Todos já passamos por isso. Mas o que dizer dos novos culpados, os tornozelos fracos?
Estudo mostra como combinar treino de força e corrida
Um novo estudo monitorou 25 corredores enquanto eles faziam uma prova de 10 km (5% mais devagar que seus melhores tempos do ano). À medida que avançavam, os atletas utilizavam menos seus tornozelos e mais os joelhos e o quadril. Isso se observou mais no grupo mais lento (RPs a partir de 47min30) que no grupo mais rápido (RPs inferiores a 37min30).
COMO POSSO PERDER PESO ANDANDO?
“Corredores de longa distância podem ser beneficiados pelo fortalecimento de músculos e tendões responsáveis pela flexão plantar do tornozelo”, segundo os pesquisadores. O que isso significa? Que quanto mais fortes os tornozelos, mais rápido você será capaz de correr. Experimente os seguintes exercícios para conquistar bons tornozelos.
Treino para os tornozelos
4-Levantamento de panturrilha
Reprodução/Foto-RN176 Ilustração: Runner’s World UK
15 repetições com cada perna
De pé, apoiado sobre uma perna na beirada de um degrau, fique na ponta do pé e depois desça até o calcanhar chegar ligeiramente abaixo do degrau. Mantenha o movimento o mais suave e controlado possível.
3-Saltos laterais
Reprodução/Foto-RN176 Ilustração: Runner’s World UK
30 segundos com cada perna
De pé e apoiado sobre a perna esquerda, salte de um lado ao outro, lentamente, sobre uma linha imaginária, durante 30 segundos. Repita o movimento se equilibrando sobre a perna direita. Este exercício é ótimo para melhorar a estabilidade do tornozelo.
2-Chute à frente
Reprodução/Foto-RN176 Ilustração: Runner’s World UK
4 x 50 metros
Neste educativo pré-corrida, avance lentamente para frente, mantendo os dedos dos pés apontando para cima, uma curvatura mínima dos joelhos e aterrissando com a parte da frente dos pés.
1-Skipping A
Reprodução/Foto-RN176 Ilustração: Runner’s World UK
4 x 50 metros
No skipping A, você leva a mão ao joelho oposto enquanto salta suavemente para frente. É um educativo ótimo para reduzir o tempo de contato com o chão e para melhorar a coordenação. Faça dos dois lados.