Gajokai e Sokahan do Brasil e do Japão realizam intercâmbio

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  14/08/2021 06:19

REDAÇÃO/NOTÍCIAS

Líderes e representantes de grupos de bastidores da DMJ promovem encontro virtual para diálogo

Reprodução/Foto-RN176 Intercâmbio líderes e integrantes do Sokahan e do Gajokai da Divisão Masculina de Jovens (DMJ)] da BSGI e a da Soka Gakkai do Japão

Em 31 de julho, líderes e integrantes do Sokahan e do Gajokai [grupos de bastidores da Divisão Masculina de Jovens (DMJ)] da BSGI e a da Soka Gakkai do Japão se reuniram num intercâmbio virtual com a participação de 107 pessoas.

A reunião, conduzida pelo secretário do Sokahan do Japão e com apoio de tradutores, marcou a partida dos grupos rumo ao centenário da Soka Gakkai. Para selar esse encontro, o presidente Ikeda enviou uma mensagem aos intercambistas na qual reforça seu desejo de que todos os jovens sejam vitoriosos.

O coordenador da DMJ da BSGI, Edjan Santos, nas palavras de abertura, discorreu sobre o cenário de atuação da Divisão dos Jovens brasileira e também a respeito da dedicação dos grupos de bastidores nesse contexto. Ele incentivou: “Vamos seguir nos empenhando em prol do kosen-rufu, fazendo deste intercâmbio o ponto primordial do dinâmico avanço”.

Representando o Sokahan, Takashi Kunimoto, líder de coordenadoria do grupo no Japão, compartilhou seu relato de superação, seguido do jovem Niccolas Airy Jones Silva [leia sua história no Brasil Seikyo , eds. 2.548 e 2.549] do Brasil. Depois, foi a vez de Ken Tanaka do Japão, e do brasileiro Gabriel Miranda, ambos do Gajokai.

Encerrando a primeira parte da atividade, o coordenador da DMJ da Soka Gakkai do Japão, Mitsuo Nishikata, compartilhou as considerações do presidente Ikeda, além de proferir a leitura da mensagem comemorativa de fundação enviada à DMJ. Mitsuo enalteceu os esforços dos veteranos brasileiros e sua perseverança diante das dificuldades e encorajou todos a avançar visando os cem anos da organização com base na revolução humana para abrir a década do triunfo do povo.

Na segunda etapa do intercâmbio, os participantes se dividiram para realizar cada qual um diálogo com seu respectivo grupo de atuação. O responsável pelo Sokahan da BSGI, Lucas Fernandes Schetine, agradeceu pela oportunidade de promover esse encontro entre Brasil e Japão, e enfatizou: “Nosso sentimento, e decisão, é o de criar valor e aprimorar jovens que herdarão o bastão do kosen-rufu e edificarão a paz no Brasil e no mundo!”. Já o responsável pelo grupo Gajokai da BSGI, Vinicius Alexis da Cruz, manifestou a decisão de criar valorosos seres humanos que possam contribuir efetivamente para a sociedade.

Dando continuidade, o coordenador do Sokahan do Japão, Shinji Yasuhara, relembrou o lema eterno “Seja o Farol de Coragem e Sabedoria a Iluminar o Eterno Caminho do Kosen-rufu”, mencionando que a Soka Gakkai se tornou um grande farol dourado para as pessoas. “A fonte luminosa desse farol dourado é cada membro do Sokahan, que deve transformar o sofrimento em fonte de alegria e felicidade”, disse.

O responsável pelo Gajokai do Japão, Yousuke Kaneda, clamou: “Levantem-se e avancem com a consciência de responsabilizar-se inteiramente pelo kosen-rufu”.