2-VÍDEOS: NA ÍNTEGRAS DO EX-PRESIDETE ARGENTINO E O OUTRO DO SBT NEWS! –
ROTANEWS176 26/06/2024 20:43 Por Pedro Grigori
A prisão foi determinada pela Procuradoria-Geral do país e o general Juan José Zuñiga foi preso por policiais.
Reprodução/Foto-RN176 Juan José Zúñiga anunciou a tentativa de golpe e chegou na sede do governo boliviano em um tanque de guerra. – (crédito: Exército da Bolívia)
O general Juan José Zuñiga, responsável pela tentativa de golpe de Estado na Bolívia, foi preso na noite desta quarta-feira (26/5). A prisão foi determinada pela Procuradoria-Geral do país, de acordo com a TV Estatal.
Zúñiga foi capturado na entrada da sede do Estado-Maior, em La Paz. O militar foi encaminhado para o edifício da Procuradoria-Geral da Bolívia.
A prisão enfraquece ainda mais o movimento golpista na Bolívia. Após pressão de populares, que marcharam na Praça Murillo, sede do governo, em La Paz, militares começaram a recuar e deixar o local.
Mais cedo, Juan José Zúñiga anunciou à imprensa a tentativa de golpe. “A mobilização de todas as unidades militares busca expressar descontentamento com a situação do país”, disse.
RN176 No momento exato em que o presidente da Bolívia, Luis Arce, bate de frente com o general Juan José Zúñiga líder da tentativa do golpe em La Paz, ambos acompanhados com seus aliados
O militar chegou ao Palácio Quemado em um tanque de guerra e exigiu “mudança de gabinete”. Vídeo feito pela TV estatal mostra momento em que um blindado do Exército é usado para tentar arrombar um portão do palacial presidencial.
Arce troca comando das Forças Armadas
O presidente da Bolívia, Luis Arce, trocou o comando das Forças Armadas do país e destituiu Juan José Zúñiga do cargo. O nomeado para ocupar o posto de Zúñiga é o general José Wilson Sánchez Velázquez.
O comando da Aeronáutica passou a ser do general Zabala Álvarez, e o da Marinha foi repassado para o vice-almirante Renán Wilson Guardia Ramírez.
José Sánchez, em seu primeiro comunicado como comandante do Exército, ordenou a retirada das tropas militares das ruas. “Ninguém quer ver a imagem que estamos vendo nas ruas, ninguém”, afirmou.
RN176; Assistam aos 2-vídeo, o primeiro é do ex-presidente da Argentina Alberto Fernández, como foi a tentativa de golpe na Bolívia, o segundo e último é do SBT NEWS, o correspondente da américa latina o repórter Marcelo Torres relata de fato o que aconteceu na Bolívia. Deixe o seu comentário desta tentativa do exercito boliviano?
El levantamiento antidemocrático de algunas unidades del Ejército de Bolivia, solo merecen el más enérgico repudio.
Mi respaldo incondicional al presidente Luis Arce y convoco a la defensa firme de la democracia. No permitamos que la voluntad del pueblo sea avasallada. Fuerza… pic.twitter.com/20lbVoCji4
— Alberto Fernández (@alferdez) June 26, 2024
FONTES: CORREIO BRAZILIENSE/PLATAFORMA X/ SBT NEWS E RN176