ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 12/12/2020 07:19
CADERNO DAS DIVISÕES
Vem aí a Geração Nova Revolução Humana
“[…] Se deseja saber quais resultados serão manifestados no futuro, observe as causas do presente.”1
A célebre frase acima foi redigida pelo buda Nichiren Daishonin, no ano de 1272, em seu escrito intitulado Abertura dos Olhos, um dos cinco mais importantes no que se refere à compreensão do budismo praticado e propagado pela Soka Gakkai.
E agora, 748 anos após a escrita desta carta, ainda podemos utilizar tal passagem como ponto de partida para refletir e planejar nosso futuro.
União dos “Shin’ichis Yamamoto”
No dia 27 de setembro de 2020, cerca de 1,3 milhão de discípulos em todo o mundo se reuniram na Convenção Mundial dos Jovens. Nessa ocasião, os membros das Divisões dos Estudantes e dos Jovens se conectaram por meio da rede do juramento seigan rumo ao centenário da Soka Gakkai em 2030.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de desenhos humanos de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Após o inesquecível encontro, recebemos uma preciosa consideração do presidente Ikeda por meio da mensagem “Construam o Século da Nova Revolução Humana”, disponível no jornal Brasil Seikyo, ed. 2.534, de 3 out. 2020. Nela, nosso mestre diz: “Viva a união dos ‘Shin’ichis Yamamoto’ que construirão o ‘século da nova revolução humana!’”.
O que é a Geração da Nova Revolução Humana?
Sabemos que a obra Nova Revolução Humana, à qual Ikeda sensei deu tudo de si para completar a escrita dos trinta volumes, é certamente o guia da vitória do kosen-rufu, bem como da nossa vida.
Por meio dela, aprendemos com as experiências do Mestre e de seus companheiros a como fortalecer nosso “eu”, a fim de vencer quaisquer adversidades, ao mesmo tempo em que propagamos a filosofia de esperança da Lei Mística.
Portanto, finalizados os 25 anos em que o presidente Ikeda se dedicou a nos presentear com essa grandiosa coletânea de incentivos, chegou a hora de pormos todo o aprendizado em prática!
E os protagonistas dessa empreitada serão aqueles que hoje sonham com o futuro: os preciosos membros da Divisão dos Jovens e da Divisão dos Estudantes. A partir de agora, vamos escrever o “volume 31” da Nova Revolução Humana a partir da nossa própria ação e vitória. Prepare papel e caneta!
Rumo a 2030
Com o advento da pandemia, vimos a sociedade se transformar em diversos aspectos, tais como no modo de trabalhar, de estudar, de manter contato com amigos e familiares, de realizar reuniões da Soka Gakkai, entre outros. Paralelo a isso, testemunhamos também muito sofrimento, injustiça e desigualdades que assolaram o mundo todo.
Na Proposta de Paz 2020, o presidente Ikeda compartilha:
Se as pessoas visualizarem o mundo como um lugar cheio de sofrimento, correrão o grande risco de interagir com ele de forma equivocada. Elas podem, por exemplo, buscar apenas a liberdade individual do sofrimento, incapazes e resignadas diante da dura realidade da sociedade ou cair em formas passivas de vida, à espera de que outra pessoa solucione seus problemas. A verdadeira intenção de Shakyamuni não era dizer que o mundo saha é um local em que devemos suportar o sofrimento. Pelo contrário, foi para esclarecer que ele é o próprio cenário no qual podemos tornar realidade o mundo de nossas esperanças e sonhos (a Terra da Luz Tranquila). Esse princípio é ilustrado detalhadamente no capítulo “Torre de Tesouro” (11º) do Sutra do Lótus. Nele, uma enorme torre emitindo a luz da dignidade emerge no mundo saha, lugar onde um grande número de pessoas se reuniu para ouvir as pregações do Buda. Ela é então transformada na Terra da Luz Eternamente Tranquila diante dos olhos de todos.2
Por isso, cabe a cada um dos jovens discípulos dos mestres do budismo realizar a transformação da época atual, caracterizada por aflição e desesperança, visando um futuro em que possamos conduzir a humanidade à felicidade e à paz.
Academia Seigan: chegou a vez dos discípulos!
A ativista ambiental Wangari Maathai afirmou: “O futuro não existe no futuro. Pelo contrário, ele nasce somente por meio de nossas ações no presente, e se desejamos realizar algo no futuro, devemos agir com esse propósito agora”.3
Dessa forma, a Divisão dos Jovens da BSGI já vem idealizando o movimento que construirá o ano de 2030.
A partir de 2021, nós nos tornaremos os ‘Shin’ichis Yamamoto’, tendo como base o estudo da Nova Revolução Humana na Academia Seigan, movimento que acontecerá no Dia do Grupo Horizontal para todos os integrantes da Divisão dos Jovens.
Preparem-se! A matéria de estudo do próximo ano será justamente o volume 30 da Nova Revolução Humana!
Alerta de spoiler! Ikeda sensei confia o futuro do kosen-rufu aos jovens em um de seus incentivos no capítulo “Juramento Seigan” do citado volume:
Possuir um mestre da vida corresponde a ter um modelo para o seu modo de viver. Em particular, não há nada tão maravilhoso quanto o mestre e o discípulo viverem juntos pelo grandioso ideal da paz e da felicidade da humanidade. Essa luta conjunta de unicidade de mestre e discípulo é a linha vital para eternizar o movimento pelo kosen-rufu. Tornar ou não a correnteza do kosen-rufu um caudaloso rio a beneficiar o mundo pelos 10 mil anos dos Últimos Dias da Lei depende inteiramente dos discípulos sucessores. (NRH, v. 30-II, p. 336)
Os objetivos da Academia Seigan são:
- Promover um sólido treinamento aos jovens da Geração Seigan, que estarão na linha de frente da luta pelo kosen-rufu na próxima década e serão os herdeiros da unicidade de mestre e discípulo para todo o futuro.
- Cultivar o ponto primordial dos jovens da Geração Seigan com Ikeda sensei a partir do estudo da Nova Revolução Humana, de modo a perpetuar o espírito de shitei funi.
- Desenvolver os jovens protagonistas da reunião de palestra por meio de conteúdos e dicas para aplicar na organização de base.
Em seu diário, o presidente Ikeda registrou:
O passado é um sonho, e o futuro também. Os sonhos de ontem são inertes e vazios como a Lua, não acendem em nós as chamas da paixão. Os sonhos do amanhã são como o Sol, o sol matinal, fazem despertar em nós auroras e aspirações que nos estremecem de emoção.4
A partir desse novo movimento da Divisão dos Jovens, vamos planejar, orar e agir rumo aos nossos sonhos visando vencer celebrando o 100º aniversário de fundação da Soka Gakkai, em 2030.
Divisão dos Universitários: a atuação dos Jovens Águias em 2021
Após um ano bem desafiador, é chegada a hora do levantar dos jovens águias de grande juramento que assumirão a nova era rumo a 2030.
Com sabedoria e coragem, os universitários atuarão no palco dourado do kosen-rufu com ideias e ações inovadoras na organização de base, imbuídos do sentimento de “onde houver um único universitário, haverá diálogos calorosos que irradiam ilimitada esperança”.
Nosso mestre orienta:
Não é exagero dizer que vocês são a estrela da esperança. Tenho absoluta convicção de que vocês, meus jovens universitários, serão aqueles que se levantarão como a força propulsora da nova era da Soka Gakkai. E, para isso, é necessário que cultivem um profundo intelecto e um amplo conhecimento em diversas áreas.5
A Divisão dos Universitários inicia a jornada do “Ano da Esperança e da Vitória” dedicando-se à atividade alusiva aos 37 anos de fundação da divisão; a ser os embaixadores da Agenda 20-306 da Divisão dos Jovens e a envolver toda a organização no estudo da Proposta de Paz.
Assim, com o espírito de que “venha o que vier”, vamos receber 2021 com renovada disposição de sermos os protagonistas de uma vitória indestrutível, ampliando os laços de solidariedade e justiça por meio da minha prática da fé.
Lembre-se: na edição 2.542, de 5 dez. 2020, do Brasil Seikyo, compartilhamos mais informações sobre a luta da Divisão dos Jovens em 2021. Fique por dentro de tudo!
Notas:
- CEND, v. I, p. 229.
- Terceira Civilização, ed. 621, maio 2020.
- Ibidem.
- Diário da Juventude, p. 36.
- Que Venha o que Vier: Dedico às Mentes Brilhantes do Amanhã, p. 33.
- Disponível em: https://agenda2030dj.wordpress.com/. Acesso em: 9 dez. 2020.