ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 25/09/2021 08:34
INCENTIVO DO LÍDER
Espero que todos estejam bem, desfrutando ótima saúde e disposição!
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração da matéria – Editora Brasil Seikyo – BSGI
No budismo, aprendemos sobre o “bom amigo” (zentishiki, em japonês), aquele que conduz os outros a uma direção positiva e ao caminho correto. Com certeza, já fomos incentivados de forma rigorosa ou pelo olhar carinhoso de algum veterano, atitudes que nos trazem de volta a coragem e a determinação.
Aprendemos também sobre a grandiosidade do Mestre, a correta postura de vida e encontramos um ombro amigo, alguém para nos ouvir sem prejulgamentos. Às vezes, uma simples palavra do veterano nos faz sair do “pequeno mundo” e ampliar nossa visão, aprofundando a compreensão sobre os fatos da vida.
Nasci em um lar de praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin, e vejo quanto foi e é importante ter bons amigos veteranos, desde a época da Divisão dos Estudantes até hoje. Nos momentos mais desafiadores, eles foram fundamentais para que pudesse encarar a situação e comprovar a vitória.
Recordo-me de um momento difícil, quando minha filha foi diagnosticada com uma doença grave. Por mais que eu estivesse me sentindo forte naquele momento, sem dúvida, receber a visita de um veterano da Divisão Sênior foi de vital importância. Lembro-me como se fosse hoje: estava no hospital e a médica havia informado que a Duda poderia ficar com sequelas ou até não vencer a doença. Assim, o apoio que recebi daquele veterano me fortaleceu a enfrentar a situação, a desafiar muito mais daimoku e a ampliar a concepção daquela grandiosa oportunidade de vencer a doença da minha filha. Hoje, a Duda é muito saudável e sem nenhuma sequela.
Em outro momento, atuava como responsável por uma localidade do interior e havia uma viagem programada. A questão é que minha condição financeira naquele momento não era favorável e estava desempregado havia alguns meses, porém determinei que iria sem falta. Recitei daimoku para obter sabedoria e não decepcionar os companheiros que tanto contavam com minha atuação na localidade, mas, na verdade, eu era quem mais precisava estar com eles. Diante dos fatos, consegui o valor para a viagem à cidade, distante aproximadamente 800 quilômetros da minha casa.
Fui com um casal de veteranos e me senti tranquilo para compartilhar minha dificuldade e recebi grandes incentivos. O maior dos desafios pelos quais passei foi na reunião de palestra naquela cidade cujo tema tratava justamente de trabalho. No momento de diálogo, houve uma pergunta sobre o assunto e logo foi direcionado para que eu respondesse, mas estava me sentindo seguro depois de uma conversa que tive com os veteranos durante a viagem. Experiência fundamental para que eu conseguisse transmitir encorajamento aos companheiros que enfrentavam as mesmas circunstâncias que eu e, juntos, determinamos a conquista da vitória dos discípulos de sensei. A comprovação foi grandiosa: no dia seguinte após o retorno, recebi uma ligação para uma entrevista de emprego e logo fui contratado.
Nós, jovens, precisamos ter o espírito de procura em criar uma relação com esses bons veteranos, para ampliar a compreensão sobre os fatos da vida e nos fortalecer no caminho de mestre e discípulo.
Logo estaremos no “posto” de veteranos para as futuras gerações. E, como a Geração da Nova Revolução Humana, devemos manter o fluxo contínuo do kosen-rufu, por meio das nossas vitórias junto com nossos preciosos veteranos e com Ikeda sensei.
Para finalizar, gostaria de relembrar um trecho da mensagem enviada por Ikeda sensei para a Divisão dos Jovens da BSGI, em 2019:
Solicito que os membros da Divisão dos Jovens da BSGI avancem na vanguarda da nova era do kosen-rufu mundial com harmonia e alegria, incentivando uns aos outros, consultando sobre quaisquer assuntos os companheiros e os bons veteranos, que são os melhores “bons amigos”! Desejo que cada um crie uma história dourada da juventude sem arrependimentos!1
Sendo assim, não há vida mais feliz do que aquela que possui um grandioso mestre e é rodeada de sinceros bons amigos e veteranos.
Rodrigo dos Santos Ramos
Coordenador da Divisão Masculina de Jovens de coordenadoria
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 2.474, 6 jul. 2019.