Globo muda alta cúpula e Roberto Irineu Marinho é substituído após 18 anos

ROTANEWS176 E POR EM OFF 28/04/2021 17h38                                                                                                                  Por Danilo Reenlsober

João Roberto Marinho assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo

Reprodução/Foto-RN176 José Roberto Marinho, Roberto Irineu Marinho e João Roberto Marinho (Reprodução)

A Rede Globo anunciou nesta quarta-feira (28) uma mudança na alta cúpula da emissora. Roberto Irineu Marinho deixou o cargo de presidente do Conselho de Administração da empresa após 18 anos. O posto foi ocupado pelo irmão, João Roberto Marinho. A mudança foi aprovada pelo Conselho por unanimidade.

Roberto Irineu ocupava a presidência desde agosto de 2003, quando Roberto Marinho morreu. Ele agora passa a ocupar a vice-presidência do órgão, do qual faz parte ainda o seu irmão mais novo, José Roberto Marinho, também como vice-presidente.

Roberto Irineu assumirá a vice-presidência e manterá suas atribuições de membro do Conselho, apoiando seus irmãos e os outros conselheiros nas tomadas de decisão“, explicou Jorge Nóbrega, presidente do Grupo Globo.

Além dos filhos de Roberto Marinho e de Nóbrega, a alta cúpula da emissora também é formada por Paulo Marinho, Roberto Marinho Neto e Alberto Pecegueiro.

Em nota, Nóbrega afirmou que, nos últimos 20 anos, Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho empreenderam “um grande esforço” na construção de um modelo de governança que busca alcançar as melhores práticas corporativas do mercado.

Na presidência do órgão, Jorão Roberto vai acumular funções no comando do Conselho Editorial, responsável por discutir e propor orientações em questões de direcionamento, e do Comitê Institucional, que propõe linhas de atuação para as relações institucionais do Grupo Globo.

Os três irmãos se afastaram da gestão da empresa em 1998 e formaram um Comitê de Gestão para que pudessem exercer uma liderança compartilhada da empresa. Em 2011, assumiram as funções no Conselho de Administração, criado naquele ano.