Globo, SBT e Record TV divulgam fake news e vídeos falsos da tragédia de Brumadinho

ROTANEWS176 E POR OCANAL 27/01/2019  10:01                                                                                                Iago Santos

Reprodução/Foto-RN176 Globo, SBT e Record TV divulgam fake news e vídeos falsos da tragédia de Brumadinho. (Foto/Colagem: O Canal)

Na tentativa de realizar uma cobertura ampla sobre a tragédia de Brumadinho (MG), as emissoras Globo, SBT e Record TV acabaram caindo em fake news e enganando o telespectador. O desastre aconteceu na tarde de sexta-feira, 25, e desde então os principais canais do Brasil se mobilizaram para levar informações inéditas e precisas ao telespectador.

A tentativa, no entanto, acabou não dando tão certo. No começo da manhã deste sábado, 26, durante a exibição do Fala Brasil Especial apresentado por Lidiane Shayuri, Patrícia Costa e intervenções de Reinaldo Gottino, a Record TV acabou exibindo um vídeo fake relacionando a tragédia ocorrida em Minas Gerais.

Nas imagens exibidas pela emissora dos bispos, era possível ver vacas sendo arrastadas e uma verdadeira enxurrada de lama em uma área que tinha diversas árvores. O vídeo, no entanto, não era da barragem de Brumadinho. Após perceber o equívoco, a jornalista Lidiane Shayuri pediu desculpas ao telespectador e explicou do assunto que se tratava aquela filmagem.

No começo da tarde, a edição especial do Jornal Hoje com mais de três horas de duração também exibiu falsas imagens relacionadas ao desastre de Minas Gerais. Apresentado por Maria Júlia Coutinho, o telejornal levou ao ar uma gravação de 2015, no rompimento da barragem de Bento Rodrigues. O momento foi buscado por um internauta do Twitter.

Ver imagem no Twitter

BRTV@brtvplay

Respondendo a @brtvplay

O vídeo exibido pela @RedeGlobo agora a pouco no #JH é de 2016 em Bento Rodrigues!

10

15:17 – 26 de jan de 2019

22 pessoas estão falando sobre isso

No ar, Maria Júlia ainda narrou o evento, como se o acontecido fosse em Brumadinho. “Essa pessoa conseguiu fugir e se abrigar em um morro, todos que estavam com eles também se salvaram, felizmente, e do alto eles flagraram a lama varrendo tudo o que tinha pela frente”, disse a jornalista.

Apesar do ato falho, nem a Globo e nem Maria Júlia Coutinho corrigiram a informação durante o Jornal Hoje e deixaram como se fosse realmente verdadeira.

Mais tarde, no fim da noite, foi a vez do SBT repetir o erro das concorrentes e exibir uma outra gravação fake que foi relacionada a Brumadinho. Durante o principal telejornal da casa, comandado por Daniel Adjuto e Carolina Aguaidas, a emissora exibiu imagens que seriam do rompimento da barragem localizada em Minas Gerais.

Entretanto, assim como aconteceu na Globo e Record TV, o vídeo exibido pelo SBT não era de Brumadinho e muito menos do Brasil. Tratava-se de uma filmagem de 2017, de um país do sudeste asiático chamado Laos. “Era hora do almoço quando a barragem um da mina córrego de feijão, da mineradora Vale, se rompeu”, dizia a narração.

Ver imagem no Twitter

tulio@tulio

 

Jornalismo SBT

32

19:52 – 26 de jan de 2019

23 pessoas estão falando sobre isso

No final do telejornal, a emissora percebeu a desinformação e se retratou com o informativo ainda no ar. “No início do jornal nós exibimos por equívoco uma imagem que não se refere ao rompimento da barragem de Brumadinho. O ‘SBT Brasil’ se desculpa pelo erro”, disse