GP do Canadá: Verstappen supera Norris com estratégia e vence

ROTANEWS176 09/06/2024 16h53                                                                                                                                Por Montreal, Canadá

Tricampeão chegou a perder segunda posição na corrida deste domingo para o rival da McLaren, mas o antecipou nos pit stops e efetivou vitória com bom ritmo; prova teve cinco abandonos e vai e vem da chuva.

 

A ordem dos fatores pode mudar, mas o resultado na F1 em 2024, nem sempre. Max Verstappen voltou a vencer após a derrota para a Ferrari em Mônaco e garantiu o triunfo no GP do Canadá deste domingo, após largar em segundo lugar. O tricampeão neutralizou a concorrência de Lando Norris, da McLaren, além de superar o pole position George Russell, da Mercedes – que chegou em terceiro.

Reprodução/Foto-RN176 Max Verstappen celebra vitória no GP do Canadá da F1 em 2024 — Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

 

A primeira intervenção do safety car, causada na volta 25 por Logan Sargeant, definiu o destino da corrida: foi aí que Verstappen saltou para a liderança, antecipando o então líder Norris na ida aos boxes. O tricampeão chegou a ser ultrapassado pelo rival no início da prova; na metade final da disputa, também teve que superá-lo na pista uma segunda vez, depois do novo round de pit stops.

Pole position, Russell tentou segurar Verstappen, mas não teve ritmo para impedir o avanço da McLaren: ele quase perdeu a última vaga do pódio para Oscar Piastri, porém, pilotou nas voltas finais com a faca nos dentes – com direito a uma briga intensa com o colega da Mercedes, Lewis Hamilton. O jovem de 26 anos conquistou o primeiro pódio do time alemão em 2024.

Reprodução/Foto-RN176 Max Verstappen celebra vitória no GP do Canadá da F1 em 2024 — Foto: Bryn Lennon – Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Com a vitória, Verstappen vai a 194 pontos e segue liderando o campeonato de pilotos. Mas o abandono de Leclerc abriu o jogo na briga pela vice-liderança: Norris, terceiro, está a sete pontos do ferrarista. No Mundial de equipes, a RBR segue absoluta, indo de 276 a 301 pontos.

Resultado

  1. Max Verstappen (RBR)
  2. Lando Norris (McLaren) +3s879
  3. George Russell (Mercedes) +4s317
  4. Lewis Hamilton (Mercedes) +4s915
  5. Oscar Piastri (McLaren) +10s199
  6. Fernando Alonso (Aston Martin) +17s510
  7. Lance Stroll (Aston Martin) +23s625
  8. Daniel Ricciardo (RB) +28s672
  9. Pierre Gasly (Alpine) – +30s021
  10. Esteban Ocon (Alpine) +30s313
  11. Nico Hulkenberg (Haas) +30s824
  12. Kevin Magnussen (Haas) +31s253
  13. Valtteri Bottas (Sauber) +40s487
  14. Yuki Tsunoda (RB) +52s694
  15. Guanyu Zhou (RB) – 1 volta.
    Carlos Sainz (Ferrari) – ABANDONOU
    Alexander Albon (Williams) – ABANDONOU
    Sergio Pérez (RBR) – ABANDONOU
    Charles Leclerc (Ferrari) – ABANDONOU
    Logan Sargeant (Williams) – ABANDONOU.

Resultado final do GP do Canadá de F1 2024 — Foto: F1

A F1 retorna daqui a duas semanas com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024. Veja calendário completo.

O dia esteve longe de ser bom para a Williams e a Ferrari: as duas saíram zeradas da corrida porque Sargeant e Alex Albon bateram, assim como Carlos Sainz, da escuderia italiana. Outra baixa para a 16 vezes campeã de construtores da F1 foi Charles Leclerc, que abandonou com uma falha no motor. Sergio Pérez também desfalcou a RBR após bater, já na parte final da prova.

A largada

Russell conseguiu manter-se à frente de Verstappen e defendeu sua pole position; logo atrás, Daniel Ricciardo foi ultrapassado por Fernando Alonso e Lewis Hamilton, caindo do quinto para o sétimo lugar e permitindo aos veteranos ascender na prova. Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, que partiram do pit lane após modificações em seus carros, ficaram com as duas últimas posições.

Reprodução/Foto-RN176 Largada do GP do Canadá da F1 em 2024 — Foto: Clive Rose/Getty Images

A Haas mandou Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg para a pista com pneus de chuva forte contra os intermediários do resto do grid: com isso, foram de 14º a sétimo e de 17º a 11º já na abertura da segunda volta, seguindo a evolução até ocuparem o quarto e oitavo lugares – embora, com o fim momentâneo da chuva, tenham sido obrigados a trocar pneus e voltaram às últimas posições.

Russell na frente – das voltas 1 a 22

Ele não chegou a abrir mais que 3s sobre Verstappen, que chegou a reduzir sua desvantagem para menos de 1s mas errou e saiu da pista, no 16º giro. A sorte de George, porém, durou até o uso do DRS ser autorizado: ele foi ultrapassado por Norris, que se aproveitou de um deslize do então líder na pista molhada e havia passado Verstappen duas voltas antes.

Reprodução/Foto-RN176 George Russell à frente de Max Verstappen e Lando Norris no GP do Canadá da F1 em 2024 — Foto: Chris Graythen/Getty Images

Norris lidera até safety car – voltas 22 a 27

O piloto da McLaren até abriu uma promissora vantagem sobre Verstappen de 11s, até a volta 25. Mas aí, Sargeant rodou pela terceira vez e acionou o safety car. Norris não quis visitar os boxes e o fez só na volta 27, mas Verstappen, Russell e Piastri colocaram novos pneus intermediários antes dele. Com isso, a prova recomeçou na volta 30 de 70 tendo agora o tricampeão da RBR como líder.

Verstappen assume – voltas 27 a 70

Sob a liderança de Verstappen, Norris escapou da pista ainda um pouco úmida na volta 42 e perdeu a última vaga no pódio para o colega de equipe, Piastri. Ele voltou para a pista muito perto de Russell, que ao desacelerar para evitar um contato, perdeu 1s para o holandês da RBR.

Reprodução/Foto-RN176 Max Verstappen mantém liderança mesmo sob safety car, no GP do Canadá da F1 em 2024 — Foto: Clive Rose/Getty Images

Depois que Pierre Gasly abriu a janela de pit stops para os pneus de pista seca (slicks) na volta 42, os três primeiros colocados resistiam com pneus intermediários. Verstappen e Russell, porém, cederam no 46º giro, o que trouxe Norris de volta à liderança. A posição, entretanto, foi provisória, já que Lando visitou os boxes duas voltas depois e foi ultrapassado por Verstappen no retorno à pista.

O safety car voltou à pista na volta 54 quando Alexander Albon bateu perto da curva 1. Pouco antes, Leclerc havia desistido devido a problemas no motor desde o início da disputa; seu colega da Ferrari, Carlos Sainz, rodou e abandonou, e Sergio Pérez quebrou a asa traseira após colidir por trás. A corrida recomeçou na volta 59, com a liderança inalterada.

Briga pela última vaga no pódio

Piastri, que ultrapassou Russell antes do segundo safety car da corrida, voltou a ser ameaçado pelo rival na volta 63, com os dois chegando a um leve contato e o britânico, saindo da pista – o que favoreceu a ultrapassagem de Hamilton.

O heptacampeão também passou Piastri e assumiu o terceiro lugar a quatro voltas para a bandeirada; o que ele não contava, porém, era com o ataque do colega de equipe Russell, no penúltimo giro.

Vai e vem de chuva atrapalhou

 A pista molhada no começo da corrida foi responsável por alguns incidentes: antes de abandonar por bater pela terceira vez, Logan Sargeant caiu para último depois de, na volta sete, escapar da pista e quase colidir na curva 6. O piloto da Williams ainda teve outro episódio semelhante tempos depois.

Reprodução/Foto-RN176 Sergio Pérez quase bateu em Esteban Ocon no GP do Canadá da F1 em 2024 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Em seguida, foi a vez de Lewis Hamilton; ao retornar para o traçado, ele surgiu colado na traseira de Fernando Alonso, que impediu o pior. No giro seguinte, Pérez estava em 15º quando acabou espremido e tocou no carro de Pierre Gasly. A dupla não sofreu grandes consequências com o contato.

A pista foi secando no decorrer da corrida, mas ainda causou alguns deslizes para os líderes Verstappen e Russell, impactando a briga pela liderança – além, é claro, do safety car na volta 25. Choveu mais depois da relargada no 30º giro – mas com a expectativa da Ferrari de durar duas voltas.

Estratégia à lá 2022

 O plano da Ferrari para o GP do Canadá fez lembrar da temporada 2022, quando a equipe perdeu mais de 150 pontos por erros de estratégia. Motivada pela previsão otimista do tempo, a escuderia colocou pneus duros no carro de Leclerc durante o safety car, o que se provou um erro. Depois de tomar uma volta do líder, Charles voltou aos intermediários na 32ª volta e não saiu do último lugar.

Ele, que largou em 11º, chegou a entrar na zona de pontuação na volta de abertura. Mas um problema de motor sacrificou suas chances: o monegasco foi notificado na quarta volta e começou a perder meio segundo em relação aos rivais nas retas.

Leclerc ainda discutiu com seu engenheiro, que tentava motivá-lo enquanto ele perguntava sobre a perda de potência. Com sua saída da corrida, além da de Sainz, a Ferrari voltou a sofrer um abandono duplo pela primeira vez desde o GP do Azerbaijão de 2022.

FONTE: DA REDAÇÃO GE