Grande bem

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  10/04/2021 09:59

EDITORIAL

Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI

 Você já conhece nosso jornal há décadas ou esta é a primeira edição que vai ler. Chama-se Brasil Seikyo, denominação oferecida pelo presidente da Soka Gakkai Internacional, Dr. Daisaku Ikeda. Nós nos sentimos imensamente honrados de ter o mesmo nome do Seikyo Shimbun, jornal da Soka Gakkai, no Japão — veículo que é a nascente deste e das mais de noventa publicações-irmãs ao redor do mundo.

Em abril de 1951, quando fora fundado, eram impressas 5 mil cópias do periódico da Soka Gakkai, três vezes por mês. Essa caminhada de sete décadas foi de muita dedicação, período em que o Seikyo Shimbun avançou para se tornar um jornal diário, e hoje se consolida como o terceiro maior jornal do Japão, tendo sua versão on-line acessada em 206 países.

Quase dez anos após a sua primeira edição, quando ainda era uma publicação semanal de oito páginas, Ikeda sensei explicou ao jovem editor-chefe da época o propósito daquele jornal:

— O Seikyo Shimbun é um periódico da Soka Gakkai, mas penso que é, ao mesmo tempo, um jornal para as pessoas.

— Um jornal para as pessoas?

— Sim, um jornal para a humanidade. Em geral, os jornais estão repletos de notícias tristes e sombrias e isso é natural, pois reflete a situação da sociedade. Não existe nenhum jornal na atualidade que siga uma linha editorial preocupada em possibilitar aos leitores encontrar esperança e alegria nessa sociedade. Nenhum deles ensina como desafiar e superar os sofrimentos da vida e é justamente desse tipo de jornal que a sociedade mais precisa nesse momento. O único que está fazendo esse trabalho é o Seikyo
Shimbun. Nesse aspecto, o Seikyo Shimbun é, sim, um jornal para a humanidade, um jornal do humanismo.1

Nesta edição, Brasil Seikyo homenageia os setenta anos do Seikyo Shimbun, e reafirma seu compromisso de continuar a se empenhar, “em meio a notícias tristes e sombrias”, e levar esperança para todas as pessoas.

Desejamos que você, leitor, encha-se de coragem com a leitura do BS e partilhe conosco deste mesmo ideal, certo de que “suas poderosas orações, que despertam e ativam as funções protetoras do universo, e seu diálogo corajoso com a determinação de não deixar ninguém para trás possam transformar até mesmo o grande mal ou desastres em grande bem”, como afirma Ikeda sensei no Encontro com o Mestre deste jornal.

Ótima leitura!

Nota:

  1. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 1, p. 198, 2018.