ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 02/05/2020 10:00
INCENTIVO DO LIDER
É imensurável a gratidão por podermos celebrar esta data tão especial, 3 de maio, comemorando os sessenta anos da posse de Ikeda sensei com ele e com a Sra. Kaneko! Neste momento em que o mundo está enfrentando uma pandemia, renovamos o eterno juramento seigan de shitei funi junto com o mestre.
Também num dia 3 de maio (em 1952) aconteceu a cerimônia de casamento de Ikeda sensei e da Sra. Kaneko; e, ainda, nessa mesma data (em 1988), sensei definiu o “Dia das Mães da Soka Gakkai”.
E neste ano (2020), estamos vivendo um novo tempo, novos desafios, novas descobertas e o “Ano-Novo da Soka Gakkai” adquire um significado ainda maior. Além de ser um período de muitas reflexões, “Muito mais daimoku”, hoje é o dia da gloriosa partida dos discípulos, pondo em ação tudo o que aprenderam com o mestre da vida. Que oportunidade!
No livro A Sabedoria do Sutra do Lótus, volume 1, o presidente Ikeda diz:
O Sutra do Lótus trata do drama que é a luta pela justiça sempre contra a maldade. Possui um calor humano que conforta os exaustos, uma pulsante coragem que afasta o medo e um coro de alegria em atingir a absoluta felicidade pelo passado, presente e futuro. Ele é o alto voo da liberdade com brilhante luz, flores, florestas, música, pintura e vívidas histórias. Oferece uma ilimitada lição de psicologia, mostra as funções do caloroso coração humano e lições sobre a vida, a felicidade e a paz. Delineia as regras básicas para a boa saúde e nos desperta para a verdade universal de que uma mudança em nosso coração ou em nossa atitude pode transformar tudo. Não é nem o ressecado deserto do individualismo nem a prisão do totalitarismo e possui o poder de manifestar a terra pura da benevolência na qual as pessoas se complementam e encorajam umas às outras. (p. 24)
Que extraordinária esta explanação de Ikeda sensei sobre o Sutra do Lótus, não é mesmo? O buda Nichiren Daishonin tornou este ensinamento acessível a todos nós e a Soka Gakkai vem propagando-o por meio da relação de mestre e discípulo.
Agora é o momento de nós nos levantarmos com toda a gratidão e compartilhar a grandiosa sabedoria desta maravilhosa prática da fé, permitindo que mais e mais pessoas reconheçam a si mesmas e aos outros como budas, busquem a própria revolução humana, transformem o coração e se revitalizem. A disposição de “levantar-se só” abre um novo caminho e dá início a uma nova história. Vamos, juntos, avançar e fortalecer a nossa rede de humanismo, respeitando nossas diferenças, permitindo que todos cresçam e se desenvolvam como grandes “va- lores humanos”.
3 de maio de 2020 — Meu levantar-se só. Viva o eterno 3 de maio!
Muito obrigada, sensei!
Meiry Hirano
Coordenadora da Divisão Feminina da BSGI