Gratidão ao Mestre, a base do avanço ininterrupto

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/02/2023 10:05                                                                        CADERNO ESPECIAL DA REDAÇÃO 

30 anos da quarta visita do presidente Ikeda ao Brasil. Parte 3 | São Paulo |1º a 8 de março de 1993.

 

Reprodução/Foto-RN176 Ikeda sensei direciona incentivos aos membros da BSGI durante sua visita ao Auditório Presidente Ikeda [atual Auditório da Paz] (São Paulo, 3 mar. 1993). Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press

No início de março de 1993, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, recebia o reconhecimento das autoridades e da sociedade brasileira com a outorga de homenagens como a “Medalha Bandeirantes” e a “Ordem do Pinheiro” no grau Grã-Cruz, respectivamente, concedidas pelos governos estaduais de São Paulo e do Paraná, e o título de cidadão honorário de Londrina, PR, entre outras distinções. Além de visitar o Museu de Arte de São Paulo (Masp), Ikeda sensei incentivou os membros da BSGI no Auditório Presidente Ikeda (atual Auditório da Paz, do Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda) e apreciou uma bela exposição sobre suas quatro visitas ao país e o desenvolvimento da BSGI nesse período.

A quarta visita encerrou-se com a partida do presidente Ikeda para os Estados Unidos no dia 8 de março. Os dias vividos ao lado do Mestre no Brasil foram momentos intensos que ficaram gravados eternamente no coração dos membros brasileiros e germinaram como uma nova organização projetando-se para o futuro.

A partir de então, a BSGI se desenvolveu a passos largos. Nesse sentido, por exemplo, inaugurou uma grande quantidade de centros culturais, sedes regionais e outras instalações pelo Brasil. Promoveu diversos eventos na sociedade, como exposições sobre meio ambiente, sustentabilidade, direitos humanos, valorização da vida e desenhos infantis. Incentivou ações pela educação como palestras, cursos e projetos. O Colégio Soka, fundado posteriormente em São Paulo, aplica os ideais educacionais do professor Tsunesaburo Makiguchi, primeiro presidente da Soka Gakkai.

As iniciativas do Instituto Soka Amazônia vêm chamando a atenção da sociedade tanto amazonense quanto brasileira com ações concretas de preservação e uso sustentável dos recursos da floresta, com ênfase na educação ambiental.

Os grupos e departamentos da BSGI têm se desenvolvido incessantemen­te, criando sucessivas ondas de pessoas valorosas que contribuem efetivamente para o bem-estar social. E, principalmente, as organizações de base da BSGI se espalharam por todo o território nacional, constituindo-se em núcleos vivos que divulgam os valores humanísticos do Budismo de Nichiren Daishonin em prol da paz e da prosperidade da comunidade, transformando positivamente a vida das pessoas.

Agora, vislumbra-se um novo momento, com a perspectiva dos integrantes da Juventude Soka do Brasil, com total apoio dos veteranos, perpetuarem os nobres valores budistas e construírem bases sólidas para o movimento pelo kosen-rufu por todo o futuro, conforme o presidente Ikeda expressa: “Nada me faz mais feliz que ver os brasileiros atuando com ânimo e alegria, e vivendo com vigor e coragem”.1

No topo: Ikeda sensei direciona incentivos aos membros da BSGI durante sua visita ao Auditório Presidente Ikeda [atual Auditório da Paz] (São Paulo, 3 mar. 1993)

Nota:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.168, 23 fev. 2013, p. A12.

Foto: Seikyo Press