Ambientalistas flagram grupo de seis orcas caçando raias no Sul da Ilhabela
ROTANEWS176 E POR PLANETA 22/07/2019 19:00
Reprodução/Foto-RN176 Orca avistada na Ilhabela é o membro da família dos golfinhos de maior porte e é um superpredador versátil, que inclui na sua dieta presas como peixes, moluscos, aves, tartarugas, focas, tubarões e animais de tamanho maior quando caçam em grupo Foto: Projeto Baleia à Vista / Julio Cardoso
Uma ação conjunta entre organizações de preservação ambiental conseguiu flagrar um grupo de seis orcas próximo à praia de Borrifos, no Sul da Ilhabela (SP), no último fim de semana.
As orcas estavam caçando raias-manteiga (Gymnura altavela). Apesar de ser chamada de baleia, a orca (Orcinus orca) é, na verdade, membro da família dos golfinhos.
No ano passado muitas orcas foram vistas na Ilhabela na mesma época do ano. Segundo o portal Ilhabela.com, pesquisadores estimam que cerca de 60 a 70 orcas foram vistas no canal de São Sebastião entre junho e agosto de 2018.
Reprodução/Foto-RN176 Orca avistada na Ilhabela / Foto: Projeto Baleia à Vista / Julio Cardoso
Uma das explicações possíveis para que tantos animais tenham sido flagrados por lá é o fato das orcas usarem o litoral norte como rota para chegar em Abrolhos, na Baía, onde se reproduzem.
A ação que flagrou as orcas foi promovida pelas organizações Viva Baleias, Golfinhos e Cia, Projeto Baleia a Vista e a agência Mar e Vida EcoTrip.