ROTANEWS176 E POR PARABOLICA 14/11/2021 18h42 Por Luís Gustavo Ramiro
Largando do 10º lugar, Lewis Hamilton passa todos à sua frente, incluindo dura batalha com Verstappen, e vence GP de São Paulo da F1
Reprodução/Foto-RN176 Lewis Hamilton conduz seu Mercedes número 44 por Interlagos Foto: Mercedes / Twitter
Interlagos presenciou uma das grandes atuações da carreira de Lewis Hamilton. Após largar do 10º lugar, o inglês da Mercedes foi implacável, passou todos os carros à sua frente e venceu o Grande Prêmio de São Paulo.
Na corrida sprint de sábado (12), ele já havia largado do 20º lugar e chegado em 5º. Agora, na corrida principal, largou em 10º e terminou em 1º. A corrida foi marcada por uma batalha memorável com Max Verstappen pelo primeiro lugar. Foram várias tentativas até que Hamilton pudesse concluir a ultrapassagem.
Hamilton correspondeu o grande apoio que recebeu do público brasileiro. Não só durante a prova, quando deu show, mas também após a corrida. Na volta de retorno aos boxes, o piloto repetiu a atitude clássica de Senna e ergueu uma bandiera brasileira para fora de seu cockpit. Como não poderia deixar de ser, o que se viu foi muita gente indo às lágrimas nas arquibancadas.
Com o resultado, o piloto da Mercedes encurta a distância para Max Verstappen no campeonato de 21 para 14 pontos, restando três provas para o fim da temporada.
Confira a descrição completa do já histórico GP de São Paulo de 2021:
Reprodução/Foto-RN176 Verstappen passa Bottas na largada Foto: Red Bull / Twitter
Por ser um fim de semana sprint, não havia a obrigação de se largar com os pneus do Q2. Com escolha livre, todos optaram por começar com os médios. Exceto Yuki Tsunoda, 15º no grid, que largou de macios. Kimi Raikkonen largava dos boxes.
Dando o troco na largada da sprint, Verstappen foi para cima de Bottas e pulou para a ponta. E levou Perez junto. Dupla da Red Bull na frente, com o finlandês em 3º. Em uma primeira volta agitada, Norris sofreu um toque de Sainz, que causou um furo em seu pneu e o obrigou a parar para troca-los.
Hamilton ganhou quatro posições na primeira volta. Logo em seguida, deixou as Ferraris de Leclerc e Sainz para trás e já era o 4º. Bottas, logo à sua frente, via a distância para as Red Bull aumentar. Na volta 4, já era de 3s5. Como não poderia deixar de ser, a Mercedes fez a troca, e Hamilton já era o 3º na volta 5. “Obrigado, Valtteri”, dizia Hamilton no rádio.
Mais atrás, Yuki Tsunoda foi estabanado em tentativa de ultrapassagem em Lance Stroll. Com o toque, Tsunoda perdeu o bico de seu carro. O japonês viria a ser penalizado em 10 segundos pelo toque. Na volta 7, safety car acionado para limpeza da pista. Com isso, a distância das Red Bulls para Hamilton sumia.
Relargada na volta 9, Verstappen demorou o máximo possível para acelerar a fim de evitar que Hamilton pegasse vácuo. Deu certo, pois as posições dos líderes foram mantidas. Um incidente na parte de trás do pelotão, entre Mick Schumacher e Kimi, deixou mais detritos na pista. Novamente bandeira amarela, dessa vez com safety car virtual.
Reprodução/Foto-RN176 Hamilton à frente de Bottas e Sainz na relargada Foto: Mercedes / Twitter
A bandeira verde foi apresentada na volta 14, quando Verstappen tinha 1s3 sobre Perez, que, por sua vez, vinha 0s9 à frente de Hamilton. O piloto da Mercedes pressionava Perez, que pedia pelo rádio que Verstappen diminuísse o ritmo para que lhe dar uso do DRS, o que não aconteceu.
Na volta 18, Hamilton foi por fora no S do Senna e fez belíssima manobra em Perez. Mas, na Reta Oposta, foi a vez de Perez abrir a asa e dar o troco, também por fora. Na volta seguinte, Hamilton foi por fora novamente no S, mas conseguiu se defender, consolidando-se no 2º lugar. E que briga espetacular! As arquibancas de Interlagos vieram abaixo!
Verstappen, logo à frente, aproveitava para apertar o ritmo e abrir vantagem. Na volta 20, já era 3s8. Os dois começaram a reclaram de desgaste de pneus, e a distância entre eles foi mantida por algumas voltas. O primeiro do top 10 a parar foi Pierre Gasly, na volta 25, quando trocou os médios pelos duros.
Hamilton puxou a fila dos pit stops entre a dupla que disputa o título, na 26, quando também colocou compostos duros. Sainz entrou na mesma volta, mas pôs novo jogo de médios. Verstappen não perdeu tempo e parou já no giro seguinte. As posições foram mantidas, mas Hamilton encurtou a distância para menos de 2 segundos. Hamilton fez duas voltas mais rápidas seguidas e chegou em Verstappen.
Na volta 26, uma peça do carro de Lance Stroll se soltou a reta dos boxes, provocando novo safety car virtual. Bottas aproveitou a brecha para parar nos boxes, ganhando a terceira posição de Perez. Menos de um minuto depois, corrida liberada novamente.
Hamilton colou com ação, dando a entender que passaria Verstappen como fez com todos os outros na sprint e anteriormente na corrida. Mas Verstappen também tinha sua cartas na manga: acelerou, fez a volta mais rápida e respirou, abrindo 1s2. Bottas, com pneus mais novos, logo tomou para si a volta mais rápida.
Na volta 38, uma curiosa disputa de gerações. Os veteranos e multicampeões Sebastian Vettel e Fernando Alonso 34 e 40 anos, respectivamente, deixaram para trás ao mesmo tempo Yuki Tsunoda, 21. Na volta seguinte, Alonso passou Vettel para ser 10º.
A Red Bul se antecipou a um rádio da Mercedes em que Hamilton reclamou dos pneus, surpreendeu e parou Verstappen na volta 40, trocando os pneus duros por um novo jogo do mesmo tipo. Ao sair do pit lane, acabou atrapalhado pela Williams de Nicholas Latifi. A Mercedes chamou Bottas na mesma volta, mesmo que os pneus estivessem novos. Perez fez o mesmo.
Reprodução/Foto-RN176 Valtteri Bottas em Interlagos Foto: Mercedes / Twitter
Hamilton teve pista livre para andar. Mas a Mercedes o chamou para os boxes apenas 3 voltas depois de Verstappen, para calçar também os duros. Com isso, ambos ficavam novamente na mesma estratégia. Hamilton reclamou no rádio. Bottas expressou a mesma opinião, de que a equipe poderia ter errado.
Sem tempo a perder, o heptacampeão resolveu decidir ele mesmo. Fez a volta mais rápida e foi para o ataque no 48º giro. Na Curva do Lago, Hamilton tentou por fora, Verstappen espalhou (de propósito?) e os dois contornaram a curva pela área de escape, vários metros além da zebra. Nas arquibancadas, a energia era indescritível. Parecia um gol em final de Copa do Mundo.
Mais atrás, Stroll e Ricciardo abandonavam com problemas em seus carros.
A direção de prova optou por não investigar o incidente entre os líderes. O duelo teria que se resolver na pista. Hamilton conseguiu entrar novamente na zona de abertura de DRS e tentou outro ataque na volta 58. Mais uma vez na Reta Oposta, Hamilton deu o bote. Verstappen ziguezagueou, fechando a porta. A manobra rendeu uma bandeira de advertência ao holandês.
Na 59, de novo na Reta Oposta. Dessa vez, Hamilton conseguiu tomar a ponta antes da freada, cruzou à frente de Verstappen e bloqueou o lado de dentro. Ultrapassagem consumada. Novamente, arquibancadas explodindo.
Enquanto Hamilton abria vantagem sobre Verstappen, Toto Wolff entrou no rádio de Bottas e disse “vai pega-lo”. Àquela altura, faltavam 10 voltas para que se completassem as 71. Mas não foi possível. As posições de pódio se mantiveram até o fim da prova.
Reprodução/Foto-RN176 Resultados do GP de São Paulo Foto: F1 / Divulgação
Hamilton cruzou a linha mais de 10 segundos à frente de Verstappen. Bottas foi o 3º. Perez, o 4º, Parou para colocar pneus macios novos e tomar para si a melhor volta no último giro, tirando 1 ponto que seria de Hamilton.
Após a bandeirada, dada pela ginasta Rebeca Andrade, Hamilton ergueu uma bandeira brasileira e levou o público a uma mistura de êxtase e emoção. No pódio, o inglês se enrolou em outra bandeira brasileira, selando de vez seu relacionamento de enorme proximidade com nosso país.
A próxima etapa da Fórmula 1 será já no próximo fim de semana, no Catar. As atividades de pista estão programadas para os dias 19, 20, 21 de novembro.