ROTANEWS176 E UOL19/11/2016 23h48
HELICÓPTERO MILITAR
Reprodução/Foto-RN176 Imagens de câmera da Cet-Rio mostra o helicóptero caído perto da Cidade de Deus
Quatro policiais militares morreram na queda de um helicóptero da Polícia Militar, na região da Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro, no início da noite deste sábado (19). Segundo informações do Posto de Policiamento Comunitário da Cidade de Deus, a aeronave caiu durante uma troca de tiros com criminosos. Ainda não há informações sobre o motivo da queda.
O helicóptero da PM dava apoio a uma operação policial realizada na região para tentar por fim a um confronto entre criminosos. As informações preliminares suspeitam que a aeronave tenha tido uma pane. As causas serão investigadas.
As vítimas foram identificadas como o major Rogério Melo Costa, o capitão William de Freitas Short, o subtenente Camilo Barbosa Carvalho e o sargento Rogério Felix Rainha.
Não há informações sobre suspeitos presos. A cúpula de Segurança Pública do Rio estava reunida na noite de sábado.
“A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro lamenta o falecimento de seus policiais militares e o Comando da Corporação está dedicado a prestar todo apoio às famílias desses policiais”, disse a instituição, em nota.
Marcelo Carnaval/Agência O Globo
Reprodução/Foto-RN176 Peritos analisam peças de helicóptero da PM que caiu no Rio de Janeiro
A Linha Amarela e av. Ayrton Senna, que cortam a região, ficaram totalmente interditadas por mais de uma hora, nos dois sentidos, por causa do acidente. O helicóptero caiu em um local próximo às vias.
Desde a sexta-feira (18) foram registrados intensos confrontos entre criminosos da favela Cidade de Deus. Na manhã deste sábado, eles voltaram a se enfrentar e traficantes bloquearam a avenida Edgard Werneck, que é a principal da Cidade de Deus, onde fica a base da UPP, com pneus e lixeiras incendiados. Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) trocaram tiros com os criminosos.
Nas redes sociais, moradores relataram o dia de tiroteios. “A bala tá comendo na CDD. Só escuto os cara da Bope [Batalhão de Operações Policiais Especiais] gritando: ‘Sai da rua morador'”, escreveu um rapaz, uma hora antes de o helicóptero cair. Um traficante postou uma foto, com um fuzil. “Nada mudou. Nós ‘tá’ na pista”, escreveu.
A Linha Amarela foi fechada por duas vezes para o tráfego, ao longo do dia. À noite, voltou a ser fechada novamente, após a queda do helicóptero. Moradores filmaram a movimentação de traficantes sobre um viaduto próximo ao helicóptero. Nas imagens, saía fumaça da aeronave e outros policiais já a cercavam (assista ao vídeo no topo da página).
Marcelo Carnaval/Agência O Globo
Reprodução/Foto-RN176 Policiais patrulham região onde caiu helicóptero da PM no Rio de Janeiro
Em 2009, dois policiais morreram e três ficaram feridos após um helicóptero da Polícia Militar realizar um pouso forçado no Morro dos Macacos. A aeronave, parcialmente blindada, havia sido atingida por tiros durante uma operação policial. Além dos tripulantes mortos, um capitão da PM foi baleado na perna e outros dois policiais tiveram queimaduras leves. (Com Agência Estado; com a colaboração de Alfredo Mergulhão, do Rio)