ROTANEWS176 11/05/2024 10:10 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
De Santa Catarina, integrantes do Distrito Palhoça avançam com estímulo para criar a futura geração Soka da localidade
Reprodução/Foto-RN176 Cenas do projeto “Criação de Valores”, estimulando a futura geração – Foto: Colaboração local
Palhoça é uma das cidades turísticas da região metropolitana da Grande Florianópolis, situada na parte norte do estado de Santa Catarina. As dez lindas praias que fazem parte do município, somadas à abundante diversidade de fauna e flora da Mata Atlântica que cobre 70% da cidade, atraem o interesse de turistas no mundo inteiro. A praia Guarda do Embaú, por exemplo, figura como a 9ª Reserva Mundial de Surfe (RMS) e a primeira praia do Brasil a receber esse selo.
Em meio a esse exemplo de pioneirismo, encontramos ali uma organização de base da BSGI, o Distrito Palhoça. Formado pelas Comunidades Praias de Palhoça e outra de nome idêntico ao do município, unindo cinco blocos ao todo, os membros vêm irradiando o calor do sol do humanismo, com disposição e jovialidade nesse estado sulista.
Com o direcionamento de promover atividades para fortalecer a base, os líderes do distrito desenvolvem estratégias para conseguir se adaptar à realidade de cada membro, em dedicada luta conjunta. Dessa forma, iniciaram um movimento para realizar as reuniões de palestra duas vezes ao mês, uma no formato presencial e outra on-line, em nível de bloco e de comunidade, alternando-se a cada mês.
Onda de jovens valores
Ao seguir nesse mesmo ritmo de avanço e objetivando lapidar o valor inestimável dos participantes da Divisão do Jovens, especialmente os recém-convertidos, surge o projeto “Criação de Valores”. A proposta é criar uma sólida força de jovens humanistas, fundamentada na união de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin), e desenvolver o potencial de cada um.
Reprodução/Foto-RN176 Cenas do projeto “Criação de Valores”, estimulando a futura geração – Foto: Colaboração local
O vice-responsável pela Divisão Masculina de Jovens (DMJ) de RM, Luan Kenzo Shimosato, que também assume a coordenação do Distrito Palhoça, esclarece que são realizados encontros em que os jovens estudam temas das orientações que constam no Guia Prático do Budismo — Questões Básicas sobre a Prática da Fé, de autoria do presidente Ikeda. De forma criativa e integrada, e todos contribuem significativamente para um grande diálogo.
Com essa iniciativa, os grupos horizontais conquistaram novos membros que se desenvolveram e atuaram na inauguração da Sede Regional Continente, no último 16 de março, data importante para a Soka Gakkai. Além disso, com a força do projeto, “Os membros do distrito vizinho também começaram a participar e a expectativa é expandir a atividade em nível de RM, criando muito mais jovens valorosos”, ressalta Luan.
União de forças
Essa iniciativa dos encontros de estudo só foi possível pelo sincero desejo das demais divisões em proteger a juventude Soka, oferecendo apoio com incentivos, caronas, lanches e, principalmente, muito daimoku. No movimento dos cem jovens por distrito, o Palhoça foi o primeiro distrito da RM e segundo no estado de Santa Catarina a fechar.
Karla Alessandra, responsável pela DF do Bloco Caminho Novo, enfatiza: “Como mãe de um jovem e de um estudante, quero deixar como herança os ensinamentos do meu mestre e lapidar os herdeiros da nossa localidade para que cresçam como grandes valores na vida, fazendo a diferença na sociedade levando o nome de Ikeda sensei”.
Partindo desse sentimento de plantar as sementes do futuro, os integrantes do Bloco Caminho Novo também vêm se envolvendo em atividades inspiradoras. São promovidos encontros semanais nos quais recitam daimoku e realizam um estudo cujo material de referência são os volumes da Nova Revolução Humana, escrita pelo presidente Ikeda. Esse estudo, conforme reforçam as lideranças locais, encorajam e orientam sobre a postura correta do discípulo, inspirando-se nos relatos de vida do jovem Shini’chi Yamamoto.
Outra ferramenta de apoio bastante utilizada na localidade é o Guia para a Vitória, suplemento do Brasil Seikyo, estudado nas reuniões de palestra e nas visitas, incentivando os participantes num caloroso diálogo.
Assim como o município de Palhoça é referência em turismo e lazer da região catarinense, os membros da família Soka local avançam na determinação, oração e ação para expandir a rede de humanismo do Budismo Nichiren em toda essa área. Com o estímulo e aprimoramento dos jovens e membros da Divisão dos Estudantes (DE), as lideranças esperam cumprir o legado deixado por Ikeda sensei, construindo o futuro como genuínos discípulos, em prol da felicidade de todos.
No topo: Cenas do projeto “Criação de Valores”, estimulando a futura geração
Fotos: Colaboração local
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO