ROTANEWS176 25/12/2023 16:20 Por Ricardo Meier
Aeronaves fazem parte do primeiro lote de um total de 42 caças que serão enviados à Força Aérea ucraniana
Reprodução/Foto-RN176 F-16 holandês (GU)
O governo holandês afirmou na sexta-feira (22) que planeja enviar o primeiro lote de 18 caças Lockheed Martin F-16 para a Ucrânia em breve.
Em postagem na rede social X (ex-Twitter), o primeiro-ministro interino Mark Rutte afirmou que “Hoje informei o Presidente Zelenskiy da decisão do nosso governo de preparar 18 caças F-16 iniciais para entrega à Ucrânia.”
A Holanda pretende repassar à Força Aérea da Ucrânia um total de 42 caças F-16 que estão em processo de desativação à medida que o país recebe caças de 5ª geração F-35 Lightning II.
O governo holandês, no entanto, não estimou um prazo para o envio do primeiro lote.
Pilotos e pessoal de manutenção da Força Aérea da Ucrânia estão passando por treinamento nos Estados Unidos e na Romênia a fim de colocarem os F-16 em condições operacionais.
Em novembro, a Holanda enviou cinco caças F-16 para o centro de treinamento aberto na Romênia.
Além da Holanda, também a Dinamarca planeja enviar 19 caças F-16 para a Ucrânia, que atualmente depende de antigas aeronaves de combate russas como o MiG-29 e o Sukhoi Su-27.
Reprodução/Foto-RN176 Sukhoi Su-34 (Vitaly V. Kuzmin/Creative Commons)
Três aviões de ataque Su-24 supostamente abatidos
Também na sexta-feira, o governo do presidente Volodymyr Zelenskiy afirmou ter derrubado três caças bombardeiros Sukhoi Su-34 da Rússia.
O episódio teria ocorrido na região sul do país e não foi admitido pelo governo russo, embora blogueiros pró-Vladimir Putin tenham relatado as perdas.
Estima-se que os três aviões tenham sido atingidos por mísseis Patriot, fornecidos pelos Estados Unidos.
FONTE: AIRWAY