ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 12/06/2021 07:53
INCENTIVO DO LÍDER
Espero que você e sua família estejam desfrutando excelente saúde e disposição.
Reprodução/Foto-RN176 Foto de ilustração – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Quero compartilhar um episódio extremamente valioso em minha vida. Tínhamos um líder das cinco divisões aqui na localidade que sempre se empenhou em incentivar os jovens e se dedicava arduamente a expandir a organização. Ele sempre propunha importantes ideia e com forte senso de missão com o nosso estado, o Rio Grande do Sul.
Naquela época, os demais companheiros da Sub. e eu passávamos por grandes dificuldades, desde questões de saúde, profissionais, financeiras, de relacionamento, dentre outras situações que habitam o coração dos jovens. Em uma atuação desenvolvida em torno daquele líder por dois anos, nós nos empenhamos muito em desenvolver a nossa localidade, período em que traçamos grandes objetivos. E um deles era ter pelo menos um membro em cada cidade do nosso estado, o qual é formado por 497 municípios.
Buscar corresponder ao Mestre sempre foi a marca registrada daquele grande veterano. Ele sempre falava de Ikeda sensei e nós sentíamos a profunda ligação dele com o Mestre, com o qual vivenciou significativos momentos. Era fantástico para nós, jovens da Sub., a oportunidade de empreender uma luta pelo kosen-rufu ao lado desse amigo.
Recordo-me de que era maio de 2019 e tínhamos uma agenda no interior do estado para dialogar com os líderes locais e rever alguns objetivos, pois a organização precisava de direcionamento. Aquele veterano foi um grande incentivador para realizarmos essa atividade.
Durante toda a viagem, o veterano ofereceu expressivas sugestões para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, e sempre dizendo que contava com os jovens. Naquela data, renovamos nossos objetivos, reunidos na hora do jantar no hotel onde estávamos hospedados.
Ele e eu ficamos no mesmo andar do hotel. Nós subimos juntos e, quando me dirigia para o meu quarto, ele me chamou para conversar um pouco mais. Lembro-me como se fosse agora: ele tirou os sapatos e depois abriu um refrigerante, oferecendo-me. No diálogo, reforçou que contava com os jovens do Rio Grande do Sul para realizar um grande avanço na organização, com a concretização do shakubuku e o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Respondi com um sonoro Hai! [“sim!”]. Mas, infelizmente, após cinco dias, ele faleceu. Foi um grande susto. Na hora, não entendi, mas, com muito daimoku, compreendi a missão daquele grande veterano e amigo.
Uma orientação de Ikeda sensei que me fez assimilar o momento que estávamos vivendo na época diz o seguinte: “Para que os membros da Gakkai possam praticar alegremente a fé e se tornar felizes, é importante uma rede de pessoas que estendam as mãos e incentivem a todos, sem exceção. Os veteranos são o pivô dessa rede”.1
Não há dúvida de que aquele veterano foi esse pivô da nossa organização enquanto dedicou sua nobre vida ao kosen-rufu. Sou eternamente grato por ter lutado ao lado dele e ter aprendido muito como jovem.
Marlon Barros Bento
Vice-coordenador da Divisão Masculina de Jovens de coordenadoria
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 2.319, 16 abr. 2016.