Humanismo e esperança

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/11/2022   14:15                                                                        NOTÍCIA DA REDAÇÃO   

No Paraná, palestra sobre cultura de paz enaltece ideais e ações do presidente Ikeda

 

Reprodução/Foto-RN176 Foto do aspecto geral do evento da Alacs, realizado em Irati, PR Foto: Reprodução Youtube / ALACS

O 16o Encontro das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná, realizado entre os dias 18 e 20 de novembro, na cidade de Irati, PR, contou com o painel “Como Criar uma Cultura de Paz: Daisaku Ikeda e seus Esforços para a Paz Mundial”, que divulgou o empenho do presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI) pelo bem da humanidade. O evento, transmitido pela internet, foi promovido pela Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs).

O Prof. Antonio José de Araújo, membro da BSGI e da Alacs, deu início ao painel discorrendo sobre a vida e as ações do presidente Ikeda. Em seguida, foram apresentados depoimentos em vídeo do Prof. Cleyson de Moraes Melo, coordenador da Cátedra Daisaku Ikeda do Centro Universitário de Valença (Unifaa), e do compositor e pianista Amaral Vieira.

O Prof. Cleyson afirmou: “O ponto mais crucial apontado pelo Dr. Ikeda é construir laços de solidariedade a partir da consciência obtida por nós de forma tão profunda e intensa durante as crises, especialmente a da pandemia”.

Já o Prof. Amaral Vieira discorreu sobre o seu encontro com Ikeda sensei e citou a ideologia da revolução humana: “Ela possibilita à pessoa sair de uma condição de passividade e se tornar proativa, superando suas dificuldades e limitações em prol dos outros. O único valor da felicidade é que ela seja compartilhada com os demais”.

No topo: Aspecto geral do evento da Alacs, realizado em Irati, PR

Foto: Reprodução Youtube / ALACS