Humanismo em expansão

ROTANEWS176 E POR  JORNAL BRASIL SEIKYO 08/10/2022 10:44                                                                                                                                                                                                                                                            NOTÍCIA DA REDAÇÃO

Distrito Tocantins Norte em ritmo aquecido de encontros e visitas de incentivos

 

Reprodução/Foto-RN176 Entrega do BS físico Foto: Colaboração local / GETTY IMAGES

Tocantins é o mais novo dos 26 estados do Brasil, criado em 1988. Está localizado na Região Norte, exatamente no centro geográfico do país, condição que lhe possibilita fazer limites com estados do Nordeste, do Centro-Oeste e do próprio Norte. Mais da metade do território do Tocantins (50,25%) é composto por áreas de preservação, unidades de conservação e bacias hídricas, onde se incluem santuários naturais como a Ilha do Bananal (a maior ilha fluvial do mundo) e os parques estaduais do Cantão, do Jalapão, do Lajeado e o Monumento Nacional das Árvores Fossilizadas, entre outros. No Cantão, três importantes ecossistemas chegam a se encontrar: o amazônico, o pantaneiro e o cerrado. A região tem cerca de 1,6 milhão de habitantes.

Nesse local de altas temperaturas, aquece também a movimentação das organizações de base da BSGI, as quais vamos conhecer um pouco nesta edição. O Distrito Tocantis Norte tem três comunidades, uma de mesmo nome, a outra denominada Palmas, nome da capital do Estado, e a Palmas Norte.

Reprodução/Foto-RN176 Comunidade Tocantins Norte Foto: Colaboração local / GETTY IMAGES

A Comunidade Tocantins Norte abrange dois blocos, representantes de seus respectivos municípios: Paraíso e Araguaína, distante cerca de 400 quilômetros um do outro. Desde o começo da pandemia, em 2020, o desafio de vencer as limitações da tecnologia foram grandes, mas os líderes locais se fixaram na realização de encontro uma vez na semana e no Dia do Daimoku, unindo as famílias. A data escolhida foi sexta-feira, a melhor para os membros. Vieram as adaptações e, com criatividade, as segundas-feiras vão sendo marcadas pela estudo do escrito Abertura dos Olhos. Tudo é feito em consenso, ficando as quintas-feiras reservadas para reuniões gerais (planejamento, programação da reunião de palestra).

Aos poucos, o formato híbrido ganha espaço, mas, por enquanto, as atividades virtuais atendem à demanda local. O Bloco Paraíso, por exemplo, acolhe membros de cidades vizinhas como Vila Santa Aninha e Chapada de Areia, ambas a 20 quilômetros de Paraí-so. “Procu-ramos atender às necessidades de cada família, que se sentem valorizadas e contam com nossos incentivos, trazendo a cada dia novos amigos”, ressalta Andrea Aparecida Nakao, responsável pela Divisão Feminina (DF) da Comunidade Tocantins Norte.

Reprodução/Foto-RN176 Comunidade Palmas Norte Foto: Colaboração local / GETTY IMAGES

Nas outras duas comunidades, Palmas, integrada pelos Blocos Palmas Brasil e 706 Sul, e Palmas Norte, com o Bloco Palmas Norte e o Bloco JK, incentivo também para encontros recheados de estudo e incentivos mútuos, “gerando uma força muito grande para enfrentar o momento difícil que o mundo viveu”, reforça Valdelícia Mendes de Sousa, responsável pela DF da Comunidade Palmas Norte e vice-responsável pela DF do distrito.

Essas duas comunidades ficam mais centradas na capital. E após a liberação da volta das atividades presenciais, experenciam a alegria do reencontro, respeitando as medidas de proteção e de segurança de cada membro. “São atividades de muito calor humano, com planejamento antecipado, convite eletrônico, e a ligação de confirmação na participação do encontro”, esclarece Valdelícia, feliz também com o retorno dos periódicos físicos, que oportuniza revigorante encontro com os membros.

Reprodução/Foto-RN176 Comunidade Palmas Foto: Colaboração local / GETTY IMAGES

Para Rita Maria Mendes de Sousa, responsável pela Divisão Feminina do distrito, “Estamos avançando em perfeita união, a cada dia, e com reuniões que vêm atraindo mais convidados”. Um deles, Wagner Fagundes Oliveira de Toledo, da Comunidade Palmas Norte, reflete: “No budismo tenho encontrado um conceito que tem me trazido ao exercício da minha espiritualidade, meu reencontro com o universo. Vejo uma forma de ser espiritualmente livre ao encontro da iluminação”. E Kerley Fernandes Duarte de Oliveira, convidada que vem participando na Comunidade Tocantins Norte, reforça ter encontrado no Budismo Nichiren “Respostas sobre questões nortea-doras como o processo de autoconhecimento e a de aprender a construir causas que não resultem em efeitos nocivos. Aprendi que meus objetivos só serão alcançados mediante meu esforço”.

O Distrito Tocantins, integrante da Área Tocantins, Sub. Centro-Oeste, segue firme no apoio aos blocos. Pela Divisão Feminina, o fortalecimento de laços de amizade e o incentivo mútuo têm dado resultado expressivo, fruto da parceria com o grupo Zenshin da DF. “Estão sendo maravilhosos nossos encontros de coração a coração. Estamos conseguindo contagiar a todas”, comemora Rita.

Reprodução/Foto-RN176 Visita virtual – Fotos: Colaboração local / GETTY IMAGES

Em união de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin), as lideranças locais se empenham para selar as vitórias do ano 2022. Agora, com a volta das atividades presenciais, estudam os escritos de Nichiren Daishonin e as orientações de Ikeda sensei publicados nos periódicos da Editora Brasil Seikyo para fortalecer a prática da fé de todos. E para expandir cada vez mais os laços de amizade com membros e convidados, “E juntos trilharmos a estrada do humanismo. Cada dia um pouco, avançar e vencer”, resumem os líderes.

No topo: Entrega do BS físico

Fotos: Colaboração local / GETTY IMAGES