ID Buzz | Kombi elétrica esgota estoque antes mesmo de chegar às lojas

ROTANEWS176 E POR CANALTECH 19/08/2022 15hh27                                                                                          Por Paulo Amaral

Segundo executivo da Volkswagen, Noruega e Alemanha foram os países com mais pedidos na pré-venda da versão renovada de um dos maiores ícones da marca

Reprodução/Foto-RN176 Divulgação/Volkswagen Foto: Canaltech

Confirmada como uma das atrações da próximo edição do Rock in Rio, em setembro, mas ainda sem data para ser lançada oficialmente no Brasil, a “Kombi elétrica” ID.Buzz é sucesso absoluto em vendas na Europa — e isso antes mesmo de chegar às lojas.

Segundo o pessoal do Automotive News Europe, mais de 10.000 unidades já foram vendidas e os estoques estão esgotados meses antes de as entregas terem início. A Noruega é responsável por mais de 30% desse sucesso, e pré-reservou 3.400 unidades da ID.Buzz.

Reprodução/Foto-RN176 Divulgação/Volkswagen Foto: Canaltech

Logo na sequência vem a Alemanha, terra natal da Kombi elétrica, com 2.500 pedidos (um quarto do total já produzido), a Holanda, com 1.100 pré-reservas, e a Bélgica, com 1.000 pedidos da nova ID.Buzz. A informação foi passada de forma oficial, em um e-mail, aos funcionários da planta de Hannover, responsável pela produção na região, por Lars Krause, um dos principais executivos de vendas da Volkswagen.

“10.000 pedidos sem que o carro realmente estivesse na concessionária, muito menos um cliente o dirigindo”, escreveu Krause. “Isso é simplesmente impressionante, e as pré-vendas sequer começaram na França e no Reino Unido”, acrescentou o executivo, que projetou o início das entregas da primeira “fornada” da Kombi elétrica para o próximo mês de outubro.

Previsão é de mais 5.000 até dezembro

Reprodução/Foto-RN176 Divulgação/Volkswagen Foto: Canaltech

 As projeções da Volkswagen indicam que serão produzidas um total de 15.000 ID.Buzz até dezembro de 2022. Isso significa que dois terços da produção total já estão comprometidos, e que quem quiser garantir uma unidade da Kombi elétrica antes da virada do ano terá que se apressar.

Para 2023, no entanto, a previsão é bem mais otimista. A ideia da Volkswagen é produzir 60.000 ID.Buzz no período e, assim, conseguir atender bem a demanda pela renovada versão de um dos ícones históricos da marca. Segundo Lars Krause, o sucesso de vendas na Europa também deve se repetir nos Estados Unidos, região em que as entregas só deverão começar a acontecer em 2024.

Reprodução/Foto-RN176 Divulgação/Volkswagen Foto: Canaltech

Os preços da ID Buzz começam em 54.430 euros (US$ 57.220) na Alemanha para a versão Cargo, e partem de 64.581 euros (US$ 67.891) para a variante de cinco lugares. Ambas possuem motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm de torque, com autonomia de 423 km no modelo padrão e 425 km na variante de trabalho.