ROTANEWS176 25/01/2025 08:30 MENSAGEM DO PRESIDENTE HARADA Por Presidente Harada
Do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, para as comemorações do 50º aniversário de fundação da Soka Gakkai Internacional.
Reprodução/Foto-RN176 Foto do céu de ilustração da matéria
Estimados companheiros da BSGI,
Minhas mais sinceras felicitações pelo 50º aniversário de fundação da Soka Gakkai Internacional (SGI)! Hoje, aproveitando a oportunidade deste encontro em que renovamos nosso juramento e assinalamos uma nova partida, agradeço a todos pelos esforços dedicados que nos permitiram celebrar este marco significativo junto com nossos companheiros de todo o mundo.
Nichiren Daishonin, o primeiro a propagar o Nam-myoho-renge-kyo para o mundo inteiro como o coração do Sutra do Lótus e o olho de todos os Budas, clamou aos seus discípulos: “Formem suas fileiras e me sigam”.1 No mundo de hoje, onde a confusão e a crise se aprofundam, quem se levantou, assim como afirma essa passagem, foi a Soka Gakkai, e a SGI.
Refletindo sobre a posse de Ikeda sensei como presidente da SGI em Guam, em 26 de janeiro de 1975, não posso deixar de sentir, uma vez mais, o profundo significado que ela tem na história do kosen-rufu mundial.
Um ano antes, em janeiro de 1974, em meio à escalada da corrida às armas nucleares da Guerra Fria, Ikeda sensei viajou para Hong Kong para participar de muitos eventos, incluindo uma conferência de representantes de diversos países da Ásia. Em março, visitou a América do Norte e vários países da América Latina. Depois disso, desenvolveu uma diplomacia de paz histórica com a China e a União Soviética antiga.
As visitas que realizou ao exterior totalizaram 102 dias durante esse ano. Mesmo enquanto esteve no Japão, continuou a dialogar com membros estrangeiros e personalidades da Europa, África, Oceania, Oriente Médio e outras regiões. Então, intensificando seus esforços, no início de 1975, ele viajou para os Estados Unidos. Visitou a sede das Nações Unidas, em pleno inverno de Nova York, e depois Washington, DC, com flocos de neve brancos flutuando no céu, e Chicago, que registrou uma temperatura de 10 oC abaixo de zero. Por fim, regressou ao clima mais quente de Los Angeles, antes de prosseguir para o Havaí, terra do verão eterno.
A certa altura da viagem, não pude deixar de expressar-lhe minha comoção ao observar seus esforços corajosos e vigorosos, a forma como dedicava cada milésimo de energia para promover o avanço do kosen-rufu. Ele me respondeu, expondo seu coração: “Eu me esforço unicamente em prol de Toda sensei, em prol dos membros”. E continuou: “Quanta força possui um ser humano? Quando uma pessoa mantém uma visão correta da vida, quão poderosa ela verdadeiramente pode ser? Isso é o que estou tentando estabelecer”.
Foi com essa forte determinação e grande aspiração de alcançar a revolução humana e mudar o destino de toda a humanidade que Ikeda sensei assumiu a presidência da SGI. Ele se empenhou sem poupar a vida para difundir os ensinamentos do Budismo Nichiren, abrindo e estabelecendo um caminho sem precedentes para o kosen-rufu mundial, que agora abrange uma solidariedade de membros em 192 países e territórios.
Daishonin escreve: “A planta de arroz floresce e produz grãos, mas sua essência permanece na terra. Por essa razão, o talo pode voltar a florescer e a produzir grãos”.2 Para cumprir sua dívida de gratidão com o mestre, que é como a terra, os discípulos abraçam a missão de criar um fluxo eterno do kosen-rufu, assegurando a perpetuação da Lei. Essa determinação, baseada na gratidão, faz emergir a força infinita que existe em nós.
Agora é o exato momento de cada um de nós corresponder às expectativas de Ikeda sensei. Vamos recitar sincero daimoku, com base no juramento seigan de mestre e discípulo e continuar a “semear as sementes da paz da Lei Mística” em cada uma de nossas comunidades, nossos distritos, em nossas comunidades locais e na sociedade!
Rumo ao 65º aniversário da posse de Ikeda sensei como terceiro presidente da Soka Gakkai, em 3 de maio, e da sua primeira viagem ao exterior, em 2 de outubro, bem como ao centenário da Soka Gakkai em 2030, avancemos majestosa e alegremente, iluminando o mundo com os raios revigorantes do sol da paz!
Estou orando sinceramente pela boa saúde, sucesso e felicidade abundante dos senhores e de seus familiares.
Em comemoração do 50º aniversário de fundação da SGI
26 de janeiro de 2025
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 23, 2017.
- Ibidem, p. 173.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO