Imensuráveis benefícios

ROTANEWS176 E BRASIL SEIKYO 02/12/17 15:30

 Elevar o estado de vida

O objetivo primordial da prática da fè é atingir o estado de buda, o autoconhecimento que permite à pessoa revelar sua verdadeira natureza como ser humano e sua missão na presente existência.

Na parte superior do Gohonzon em cada lado da principal inscrição “Nam-myoho-renge-kyo – Nichiren”. Encontram-se os nomes Shakyamuni e Muitos Tesouros (Taho), que correspondem à nossa própria capacidade de revelar esse estado de vida superior.

O buda Muitos Tesouros que apareceu na Cerimônia no Ar, sentado na Torre de Tesouro, para atestar a veracidade dos ensinamentos expostos por Shakyamuni no Sutra do Lótus e para dar início a essa cerimônia. De acordo com o capitulo “Torre de Tesouro” desse sutra, Muitos Tesouros vive no Mundo da Pureza dos Tesouros, no leste

A “torre adornada com os sete tipos de pedras preciosas” é a grande e nobre forma original de nossa vida. A Torre de Tesouro que aqueles na assembleia veem erguer-se no ar deve ser a entidade de sua própria vida. Eles certamente viam um ser inabalável, solene e imponente – eis por que é chamada de espelho cristalino”.

Em suma, a grandiosidade do budismo surge comprovação em todos aspectos, na conquista de benefícios, na revolução humana e na profunda convicção de que a existência humana é a oportunidade de revelar a verdadeira missão de vida que todos possuem. Por isso são denominados bodisatvas da terra.

      A missão dos bodisatvas da terra

 Bodisatvas da terra são indivíduos que escolhem viver nesta mundo saha, na era impura conhecida como Últimos Dias da Lei, para compartilhar com os que sofrem a luz da esperança. Eles vão ao encontro das pessoas e, sem jamais perder a convicção, persistem com benevolência e coragem até cada uma perceber que na vida delas existe uma poderosa energia vital.

A Soka Gakkai revive esse prática de bodisatva na era moderna com a prática do Budismo de Nichiren Daishonin.

Tsunesaburo Makiguchi, fundador e primeiro presidente da Soka Gakkai, observou: “Devemos distinguir claramente entre crentes e praticantes. Embora não existe buda egocêntrico , unicamente preocupado em acumular benefícios pessoais e que não se dedica ao bem-estar dos demais. Não podemos atingir o estado de buda sem realizamos a pratica de bodisatva” (Treceira Civilização, ed. 478, 1º Jun. 2008, p. 52)