Impulsionar a criação de sucessores

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  31/03/2022 19:00

NOTÍCIAS / REDAÇÃO

Comunidade Taguá, em São Paulo, promove 1º Encontro da Divisão dos Jovens

Reprodução/Foto-RN176A reunião virtual da Comunidade Taguá contou a participação de membros e convidados da Divisão dos Jovens e representantes de outras divisões – Editora Brasil Seikyo – BSGI

O bairro da Liberdade, na capital paulista, é muito conhecido pela influência da cultura oriental em sua arquitetura, nos produtos do comércio, na culinária dos restaurantes e nos costumes de seus moradores. Ali foi realizada a reunião de fundação do Distrito Brasil, em 20 de outubro de 1960, durante a primeira visita do presidente Ikeda ao país, dando origem à BSGI. Atualmente, na Liberdade, encontram-se a sede central da BSGI, o Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda e outras importantes edificações da organização.

A Comunidade Taguá, pertencente à RM Liberdade (CCLP), situa-se no coração do bairro e seus integrantes têm se dedicado, entre outras iniciativas, ao incentivo e à criação de jovens valorosos. Há meses, vieram se empenhando nos preparativos e, finalmente, no dia 24 de março, realizaram seu 1o Encontro da Divisão dos Jovens.

A atividade, feita em formato virtual, contou com a participação de 21 pessoas, a maioria composta por membros e convidados da Divisão dos Jovens (DJ).

Roberto Shimoda, responsável pela DMJ de RM, e Carla Anzai, responsável pela DFJ de regional, relataram suas experiências e incentivaram todos a comprovar também os benefícios da prática budista na vida.

Reprodução/Foto-RN176 Artes confeccionadas para as atividades da comunidade por convidados e integrantes da Divisão dos Jovens – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Uma característica marcante da comunidade é a participação ativa dos convidados nos preparativos das atividades. E desta vez não foi diferente. A jovem Andressa Unger Lino, que confeccionou um vídeo sobre uma das matérias da reunião com ilustrações próprias, comenta: “Sou tímida e falar em público sempre é um problema para mim. Com o vídeo, consegui me expressar. Fiz mais de vinte desenhos e levei bastante tempo para prepará-los. Mas fiquei feliz com o resultado e também aprendi sobre o budismo fazendo isso. Adorei o encontro!”. A matéria se baseou no escrito de Nichiren Daishonin, Carta para Niike, que fala sobre a importância da continuidade na prática budista.

A apresentação de uma pesquisa com incentivos de Ikeda sensei para os jovens contidos no romance Nova Revolução Humana (NHR) foi feita por Carmen Corrêa, responsável pela DF do Bloco Siqueira Campos. Ela enfatiza: “Estudamos a NRH publicada constantemente e com ela aprendemos o espírito de realizar o kosen-rufu no local em que estamos”.

Outro ponto alto do evento foi o diálogo, quando todos se conheceram melhor e dividiram experiências, ideias e sugestões.

Paulo Vítor Colares Santos tornou-se membro da DMJ há poucos meses, participa ativamente das reuniões e expressa que se sentiu muito feliz com o encontro: “Foi muito interessante saber como as pes­soas transformam sua vida praticando o budismo, sem esperar somente que outros resolvam suas questões”.

Reprodução/Foto-RN176 Artes confeccionadas para as atividades da comunidade por convidados e integrantes da Divisão dos Jovens – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Já Mariana Corrêa, responsável pela DF do Bloco Taguá, revelou sua grande alegria pela oportunidade de apoiar os jovens: “Na comunidade, temos convidados que estão apresentando o budismo aos seus amigos. O formato on-line das atividades permite que recebamos pessoas de outros estados e até de alguns países. Um ponto fundamental é que todas as ações são planejadas em conjunto, ouvindo-se a opinião de todos”.

No final, os participantes sugeriram nomes para o grupo presente na reunião e escolheram Grupo Fênix. E objetivaram realizar mais encontros, como aquele, bimestralmente, incentivando a criação de jovens de grande valor cada vez mais.


No topo:
A reunião virtual da Comunidade Taguá contou a participação de membros e convidados da Divisão dos Jovens e representantes de outras divisões