ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 15/07/2023 14:20 NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Em São José dos Campos, Distrito Paraíso centra forças no estudo do budismo.
Reprodução/Foto-RN176 Unidos mais que nunca, participantes do Distrito Paraíso avançam para concretizar os objetivos do segundo semestre – Foto:Colaboração local
São José dos Campos é o principal município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba no estado de São Paulo. É nessa região que está o Distrito Paraíso, formado pelas Comunidades Oriente e Morumbi, cada uma com dois blocos. Seus integrantes vivem os desafios de muitas organizações de base da BSGI: a restruturação dos níveis de bloco, por conta do período desafiador da pandemia. Mesmo voltando às atividades presenciais, ainda há membros que não conseguiram participar. A consideração é da responsável pela Divisão Feminina (DF) do Distrito, Izabel Fujiwara, que reforça a iniciativa das lideranças de visitar e visitar, buscando chegar ao coração de todos.
As programações vêm sendo realizadas por comunidade, e a principal delas é a reunião de palestra mensal. Há ainda o daimoku semanal, o encontro da rede da felicidade e muito estudo, ressalta a vice-responsável pela DF do distrito, Polyana Medeiros Hayashi.
A Comunidade Oriente tem como principal característica o grande número de veteranos. Ali estão Pedro Laurindo, vice-responsável pela comunidade, e a esposa Miriam Auxiliadora Saldanha Laurindo, vice-responsável pela DF da comunidade. Põem em prática o direcionamento encontrado na Nova Revolução Humana (NRH), de autoria de Ikeda sensei:
Para criar o impulso para o progresso e crescimento, é necessária uma mudança de atitude. Nada mudará se dermos desculpas para a estagnação como “A época está complicada” ou “Não há pessoas capazes suficientes”.1
Dessa forma, realizam desde janeiro, semanalmente, um daimoku de líderes, objetivando a criação de pessoas de grande valor e de jovens sucessores. E uma vez por mês, antecedendo a reunião de palestra, oram juntos para o total sucesso da atividade, encontro este aberto à participação dos membros. “Todos os esforços que estamos dedicando para a nossa transformação individual, bem como para o desenvolvimento da nossa comunidade, estão surtindo efeitos”, vibram os líderes da comunidade, exemplificando os resultados no aumento do número de membros na participação do Kofu (contribuição voluntária), assim como no comparecimento nas reuniões de palestra e nas assinaturas dos periódicos.
Na outra comunidade, Morumbi, onde a característica predominante é a presença de membros jovens, os líderes de distrito assumiram o apoio direto. “Até o fim do ano, pessoas valorosas surgirão infalivelmente. Teremos o exame de budismo em setembro e este tem sido nosso maior foco. É o ano do triunfo, vamos marcar o triunfo de nossa localidade”, determinam as lideranças. O Distrito Paraíso integra a RM São José dos Campos Sul.
No topo: unidos mais que nunca, participantes do Distrito Paraíso avançam para concretizar os objetivos do segundo semestre
Foto: Colaboração local
Nota:
- IKEDA, Daisaku. Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 26, p. 122, 2021.