Inabalável juramento

ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO  21/03/2020 10:55

Aprender com a Nova Revolução Humana volume 9

ESPECIAL

Hiromasa Ikeda

Vice-presidente da SGI

No primeiro capítulo do volume 9, intitulado “Nova Era”, da Nova Revolução Humana, está registrada a decisão de Shin’ichi em iniciar a obra Revolução Humana, em abril de 1964, na sétima cerimônia em memória de Josei Toda. O último capítulo, “Expectativa do Povo”, descreve a cena de quando ele começa efetivamente a redação do romance em Okinawa, no dia 2 de dezembro de 1964.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

Em “Expectativa do Povo”, Shin’ichi relembra os quatro marcos determinantes que o levaram a documentar a vida do seu mestre.

O primeiro ocorreu três meses após ingressar na Soka Gakkai, quando, profundamente inspirado por ter encontrado Josei Toda, a quem descreve como “um grande líder”, decide deixar para a posteridade um registro sobre a vida de seu estimado mestre. No decorrer dos anos, conforme foi se empenhando de corpo e alma a lutar ao lado de Toda sensei, essa ardente decisão se transformou num inabalável juramento.

O segundo traz a lembrança de Toda sensei mostrando-lhe um manuscrito do seu romance, Revolução Humana, publicado em série no Seikyo Shimbun sob o pseudônimo Myo Goku.

O terceiro fato marca a visita a Hokkaido, terra natal de Josei Toda, e, o último, uma viagem a Karuizawa, província de Nagano, com Toda sensei em agosto de 1957, apenas oito meses antes de ele falecer.

Esses quatro acontecimentos se deram entre 1947 e 1957, abrangendo o período dos 19 aos 29 anos da vida de Daisaku Ikeda. No decorrer desse intervalo de tempo, ele estudou sob os auspícios de Josei Toda e avançou pelo verdadeiro caminho de mestre e discípulo. E acatou suas orientações e instruções profundas e abrangentes como diretrizes douradas e eternas não meramente para o momento presente, mas para a época após a morte do seu mestre. Desse modo, estava determinado a registrar as grandiosas realizações de Toda sensei, incluindo todas as orientações que recebera dele, por meio do romance Revolução Humana.

Shin’ichi estava plenamente ciente dos árduos desafios na tarefa de publicar a série. No entanto, sentia-se repleto de alegria e senso de missão por ser responsável por registrar fielmente a verdade sobre a vida e o pensamento de Toda sensei.

Exatamente por esse juramento inabalável, hoje, nós também podemos estudar e avançar pelo caminho Soka de mestre e discípulo.

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

A forte oração origina a sabedoria

Muitas cenas do capítulo “Jovens Herdeiros” se sobrepõem às minhas próprias recordações de quando eu tinha a idade dos integrantes da Divisão dos Estudantes (DE) Futuro. Na época, havia um número crescente de membros da segunda geração da Soka Gakkai, entre eles eu, e uma das principais questões consistia em como ensinar os fundamentos da fé e da prática à geração mais nova.

Um relatório sobre os jovens [publicado pelo governo japonês em 1964] observou que a criminalidade juvenil estava se elevando anualmente e que esse aumento era ainda mais expressivo na faixa etária mais jovem.

Nesse contexto social, Shin’ichi reconhece claramente a importância de promover o desenvolvimento dos jovens e considera ser missão da Soka Gakkai demonstrar um exemplo positivo na sociedade. Com esse intuito, estabelece a DE-Esperança e a DE-Herdeiro. Toma várias providências para treinar e incentivar os preciosos jovens que arcarão com a responsabilidade pelo futuro, declarando:

Se não plantarmos as sementes agora, não teremos árvores no futuro. Plantar a semente no momento em que precisamos das árvores já será tarde demais. Por isso, é preciso tomar as providências na hora certa. Além disso, o momento mais importante em que devemos focar toda a nossa atenção é o período do plantio. Devemos verificar as condições do solo, colocar fertilizantes, regar as sementes e cuidar para que recebam os raios de sol adequadamente a fim de que germinem e estendam suas raízes. Nesse sentido, devemos concentrar nossos esforços até com certo exagero em relação aos herdeiros nos próximos três ou quatro anos. Caso contrário, teremos um fracasso no futuro do kosen-rufu. (p. 79)

Um líder da Divisão dos Jovens comenta: “Estou impressionado com suas sugestões. Como o senhor consegue ter tantas ideias?” Shin’ichi responde:

O segredo é muito simples. Tudo depende da seriedade. No meu caso, estou pensando firmemente no século 21. Quando chegar esse tempo, quem se encarregará do kosen-rufu e da paz do mundo? Quem transmitirá o verdadeiro espírito da Gakkai? A única forma é delegar essas tarefas para os atuais estudantes da DE-Herdeiro e DE-Esperança. Para isso, precisamos desenvolvê-los como pessoas de grande valor e líderes do futuro. Então, o que devemos fazer? Se ficarmos de braços cruzados, as pessoas não crescerão. O importante é estimulá-las com toda a nossa criatividade. E essa criatividade surge da forte oração com o desejo de crescimento de todos. Quando oramos dessa forma, pensamos com seriedade em como incentivá-los, em como oferecer esperança, em como transmitir coragem. A determinação com que oramos estimula nossa sabedoria e faz surgir várias ideias. Podemos dizer que o senso de responsabilidade é a intensidade dessa determinação. (p. 86)

Esse trecho reflete a atitude fundamental necessária, não apenas para os líderes da Divisão dos Estudantes, mas para todos os líderes da Soka Gakkai.

Numa reunião, Shin’ichi emite um apelo aos membros da DE-Esperança, expressando-se de maneira concreta e de fácil compreensão ao mesmo tempo:

Para tanto, é necessário que agora se dediquem com firmeza na recitação do daimoku e nos estudos em primeiro lugar. Além disso, jamais causem preocupação ou desilusão a seus pais. Aperfeiçoem o caráter, esforcem-se para tirar melhores notas na escola e procurem manter uma boa saúde. Criem também uma sólida base para a revolução humana. (p. 96)

Com o olhar firmemente voltado para o futuro, Shin’ichi dedica-se a estimular continuamente os jovens sucessores. Por mais que a época possa mudar, gravemos em nosso coração que somente por meio desse incentivo sincero e pleno conseguiremos transmitir a fé à geração mais jovem.

Expansão vertical e horizontal

O volume 9 narra vários eventos que ocorreram no início da “era essencial” do desenvolvimento da Soka Gakkai, como a criação dos grupos hoje conhecidos como a Divisão dos Estudantes Futuro, para gerar uma nova correnteza no movimento pelo kosen-rufu rumo ao século 21.

No final do capítulo “Jovens Herdeiros”, presidente Ikeda escreve:

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da Editora Brasil Seikyo – BSGI

Com a fundação das DE-Herdeiro, DE-Esperança e DE-Futuro como fontes de seres humanos de valor em prol do futuro, o presidente Yamamoto criou a correnteza de herdeiros dos ideais da Soka Gakkai em direção ao horizonte do século 21. Shin’ichi também diz o seguinte a um líder central sobre o seu compromisso de treinar a Divisão dos Estudantes Futuro: “Você entenderá o que estou fazendo agora daqui a trinta ou quarenta anos”.

O volume 9 foi editado em japonês em 11 de fevereiro de 2001, marco do 101º aniversário de nascimento do presidente Josei Toda; e também o primeiro volume da Nova Revolução Humana foi publicado como livro no século 21. Naquela época, estávamos nos empenhando vigorosamente no avanço do kosen-rufu, ampliando a “rede de paz e de humanidade”. Estudar esse volume, em especial o capítulo “Expectativa do Povo”, permitiu-nos ratificar a compreensão sobre a missão, como praticantes budistas, de construir uma sociedade melhor.

Além disso, no dia 3 de maio de 2001, a Soka Gakkai lançou a segunda série de “Sete Sinos”1 e iniciou o avanço rumo ao seu 100º aniversário em 2030.

No capítulo “Esplendor”, Shin’ichi esclarece:

A rede do kosen-rufu deve se expandir tanto no sentido horizontal como vertical. A expansão horizontal é a propagação da compreensão sobre o budismo de amigo para amigo. A vertical é a transmissão da fé de pai para filho, de uma geração para a outra. Quero que vocês entendam que kosen-rufu se propaga em dois sentidos: horizontal e vertical. O sentido horizontal é o laço de compreensão do budismo que ampliamos entre nossos amigos, e o vertical é a transmissão do budismo de pais para filhos, para netos e para as sucessivas gerações. Por mais que o kosen-rufu se amplie no sentido horizontal, essa correnteza não fluirá no futuro se a prática da fé for interrompida por uma única geração. A transmissão da prática da fé de geração a geração é o caminho para eternizar o movimento do kosen-rufu, assim como o ponto fundamental para a prosperidade familiar e a de seus descendentes. A base disso é a “prática da fé para criar a harmonia familiar”. (p. 147)

Conforme avançarmos rumo ao centenário de fundação da Soka Gakkai, tanto a expansão vertical da disseminação da compreensão sobre a Soka Gakkai entre nossos amigos e em nossa comunidade como a expansão da transmissão da fé às gerações mais novas se tornarão cada vez mais importantes.

Adiante, Shin’ichi ressalta:

O século 20 está sendo chamado de século de guerras e de revoluções, mas, ao mesmo tempo, será certamente o século do descortinar da revolução humana. Por essa razão, tenho a convicção de que o século 20 ficará registrado na história como prelúdio do esplendor da vida. E vocês são os heróis do kosen-rufu. (p. 176)

Cabe a cada um de nós, sem exceção, tornar o século 21 um resplandecente século da vida. Com a ardente alegria de possuirmos uma missão tão profunda, desafiemos a nós mesmos na realização da nossa revolução humana, ampliando nossa rede de paz e de humanismo.

Principais trechos

Não há outra forma a não ser a sincera disposição de nos aproximar das pessoas tomando a iniciativa de conversar com franqueza. Devemos ser bons amigos de todos. Nunca devemos ser arrogantes, prepotentes e autoritários. Outro ponto é ter sempre o sentimento de agir pelo bem-estar das pessoas. Esse sentimento surge de nossa oração. Quando agimos com esse sentimento, as pessoas abrem o coração e tornam-se simpáticas conosco.  (Nova Era, p. 56)

A crença numa correta religião cultiva nas crianças um rico coração e a base do modo de vida como seres humanos. Por essa razão é importante que elas pratiquem uma religião desde a infância. (Jovens Herdeiros, p. 76)

Uma pessoa consciente da missão é forte. Quando toma essa consciência, sua capacidade se desenvolve rapidamente. (Jovens Herdeiros, p. 99)

A transmissão da prática da fé de geração a geração é o caminho para eternizar o movimento pelo kosen-rufu, assim com o ponto fundamental para a prosperidade familiar e a de seus descendentes. A base disso é a “prática da fé para criar a harmonia familiar”. (Esplendor, p. 147)

Toda a dificuldade enfrentada para o bem do budismo se transformará em grande boa sorte e benefícios para a nossa própria vida. Por isso, por mais penosa que seja,  pensem da seguinte forma: “Estou criando agora as causas para os benefícios e a boa sorte em minha vida”. (Esplendor, p. 150)

O verdadeiro político não busca manipular o povo para alcançar interesses próprios; é aquele que trabalha e devota a vida, prestando serviços para o bem da população. (Expectativa do Povo, p. 239)

Resumo do conteúdo

Nova Era

Em maio de 1964, Shin’ichi visita a Austrália seguindo o itinerário de uma viagem ao exterior, assinalando o primeiro passo na “era essencial” da Soka Gakkai.

Jovens Herdeiros

Priorizando o desenvolvimento dos jovens da organização, a quem ele denomina de “jovens fênix”, Shin’ichi estabelece a DE-Herdeiro e a DE-Esperança e a DE-Futuro.

Esplendor

Shin’ichi faz sua primeira viagem ao Leste Europeu, observando com os próprios olhos as contradições impostas por sistemas totalitaristas que acarretam a opressão do povo.

Expectativa do Povo

Cria-se o Partido Komei. Shin’ichi começa a escrever o romance em série Revolução Humana em Okinawa.

Nota:

  1. “Sete Sinos”: A primeira série de “Sete Sinos” consistiu em sete períodos consecutivos de sete anos no desenvolvimento da Soka Gakkai, desde a fundação em 1930 até 1979. Em 3 de maio de 1958, pouco depois da morte do presidente Josei Toda (em 2 de abril), o presidente Ikeda, então coordenador da Secretaria da Divisão dos Jovens da Soka Gakkai, apresentou essa ideia e anunciou metas para os sete períodos subsequentes de sete anos. No dia 3 de maio de 1966, ele mencionou uma nova série de “Sete Sinos”, visualizada por ele para o século 21. Posteriormente, explicou-a de forma mais detalhada, afirmando que ela se iniciaria em 3 de maio de 2001 e prosseguiria até 2050.

Fonte:

Traduzido do Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai, edição de 25 de junho de 2019.

Continuar lendo a seção “Especial” da edição 2508.

Força das mulheres Soka