Incentivo gera energia

ROTANEWS176 13/09/2024 13:10                                                                                                                                  GRUPO CORAÇÃO DO REI LEÃO                                                                                                                              Por Colaboração

 

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria –  Getty Images.

Caros amigos e companheiros do Grupo Coração do Rei Leão da amada BSGI! Desejamos que estejam todos desfrutando muita saúde.

Agradecemos, de coração, o esforço e a dedicação na criação dos nossos preciosos estudantes. Em meio ao intenso ritmo diário, empenham-se, incentivando e zelando pelos nossos preciosos tesouros!

Em um incentivo, Ikeda sensei diz:

Hoje, o fato de o grande castelo de “valores humanos” brilhar imponentemente em todos os locais do mundo é devido ao empenho dos nobres e respeitáveis pais, mães e veteranos da localidade que dedicaram a vida para incentivar as pessoas ao seu redor.1

Estamos vivendo uma época na qual o grande desafio é saber como transmitir para a próxima geração a essência da prática da fé e a importância do movimento humanístico promovido pela Soka Gakkai. Muitas vezes, acreditamos que a forma como aprendemos seja o único caminho para ensinar.

Contudo, precisamos expandir nossa capacidade para compreender a realidade atual dos jovens e estudantes e conseguir criar uma relação de confiança com eles. Eis o grande desafio para cultivar os “valores humanos” da nova era. Para isso, a base que fundamenta o processo dessa relação encontramos nas preciosas orientações do nosso mestre, nas quais ele destaca quatro pontos fundamentais para desenvolver “genuínos discípulos”:

Há quatro pontos que considero fundamentais no desenvolvimento de pessoas de valor.

Em primeiro: A orientação. Orar pela felicidade do amigo e explicar sobre a justiça exposta no budismo com forte convicção.

Em segundo lugar: A educação. Ser o exemplo com sua ação e atuar em união.

Em terceiro: O treinamento. Extrair a coragem inerente ao amigo e ensiná-lo a agir.

E em quarto: A proteção e a defesa. Independentemente do resultado, louvar os esforços da pessoa e protegê-la a todo custo.

Desenvolver um valoroso ser humano destemido equivale a desenvolver mil pessoas. Tenham orgulho disso.2

Em outro incentivo, Ikeda sensei compartilha a luta de uma integrante da Divisão Feminina (DF) do Distrito Fukuoka que, mesmo em meio à batalha contra a doença, é exemplo de sincera atuação com os estudantes:

Um distrito em Fukuoka é conhecido pela sua tradição em criar membros da Divisão dos Estudantes (DE) que surgiu graças à sincera oração e dedicação de uma integrante da DF. Mãe de dois filhos, ela lutou contra o câncer ainda jovem. Mesmo após o médico tê-la desenganado, dizendo que ela não teria muito tempo de vida, recusou-se a aceitar a circunstância. Pelo contrário, visualizou o futuro e, com uma fé ainda mais resoluta, dedicou todas as suas forças para apoiar a DE no tempo de vida que lhe restava com a determinação de criar verdadeiros sucessores a partir da sua localidade.

Às vésperas das reuniões mensais dos estudantes de sua organização, ela entregava lembretes escritos à mão para cada valoroso membro da DE. Ouvia atentamente até as menores preocupações e problemas desses estudantes e foi acendendo chamas de esperança em sua jovem vida. Ela suportou bravamente a dilacerante dor do tratamento de quimioterapia. Quando seus cabelos caíram, passou a usar chapéus ou perucas graciosos e continuou a aquecer o coração dos estudantes com seu sorriso repleto de ternura.

Certa vez, disse firmemente: “Viverei e sobreviverei a qualquer custo para cumprir minha missão que é transmitir às preciosas crianças e às pessoas com quem tenho amizade a grandiosidade da fé na Lei Mística e da unicidade de mestre e discípulo”. Fiel a essa decisão até o último momento de sua vida, faleceu serenamente após devotar-se inteiramente ao cumprimento de sua missão.

Que mulher extraordinária! Quão nobre heroína da fé ela foi. Seu juramento e sua sinceridade inspiraram e ergueram inúmeras pessoas. As ondas da criação de “valores humanos” que se iniciaram por meio dessa única e corajosa mulher resultaram num majestoso e caudaloso rio de pessoas capazes. Ela foi um verdadeiro exemplo da afirmação de Daishonin: “Diz um provérbio popular que ‘um é mãe de dez mil’”.3,4

Com base nesse exemplo, vamos juntos gerar energia compartilhando muitos incentivos nas visitas e nos encontros com nossos estudantes, criando profundos laços de amizade e de confiança!

Eterna gratidão!

Grupo Coração do Rei Leão da BSGI

No topo: Getty Images.

Notas:

  1. Brasil Seikyo, ed. 2.407, 17 fev. 2018, p. A2.
  2. Ibidem.
  3. Cf. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 135, 2020.
  4. Brasil Seikyo, ed. 2.154, 3 nov. 2012, p. B2

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO