ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 20/04/2023 16:00 INCENTIVO DO LÍDER Por Ricardo Shin-iti Miyamoto
Reprodução/Foto-RN176 Estátua de bronze de um menino correndo para entregar jornais – presente de Ikeda sensei ao Seikyo Shimbun, em 1973. Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – Foto: Seikyo Press
No dia 3 de maio de 2023, celebraremos o glorioso 58º aniversário do Brasil Seikyo. Gostaria de expressar minha mais profunda gratidão aos nossos membros, leitores, Mensageiros da Esperança e toda a rede da felicidade formada pelos membros que apoiam diariamente a expansão do movimento pelo kosen-rufu do Brasil, tendo como base o Brasil Seikyo.
Em 1965, nascia o boletim Nova Era, primeiro periódico em português da BSGI, com apenas quatro páginas e de periodicidade mensal. A partir de então, foram muitas as transformações ocorridas ao longo de quase seis décadas para proporcionar aos leitores os incentivos do Dr. Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI). Podemos também afirmar que o Brasil Seikyo testemunhou o grande desenvolvimento do kosen-rufu do país ao longo de sua história.
Particularmente, tive meu primeiro contato com o jornal Brasil Seikyo e a revista Terceira Civilização ainda na infância. Meus pais, por mais difícil que fosse a situação, jamais deixaram de assinar e de ler os periódicos. Lembro-me de folhear essas duas publicações e me interessar por algumas fotos e uma antiga sessão de charges e quadrinhos que eram veiculados na época.
Além disso, como integrante da Divisão dos Jovens, fui entregador de periódicos durante muitos anos. E foi nesta época dourada que aprendi o verdadeiro espírito de luta com os preciosos companheiros. Nós nos reuníamos todos os sábados na residência do casal de líderes de distrito. Recitávamos daimoku e estudávamos a edição daquela semana. Como era bom receber o jornal “quentinho”, até parecia que a tinta ainda estava fresca, e ler as mais recentes orientações e incentivos do Mestre, além dos demais conteúdos, como relatos e notícias. Na época, também fazíamos a leitura conjunta da Nova Revolução Humana, de autoria do presidente Ikeda, que era publicada em série no BS. Havia momentos em que a narrativa terminava justamente no trecho em que não sabíamos qual seria a conclusão. “Ao ouvir aquele relato da situação dos membros, Shin’ichi disse as seguintes palavras…” e, pronto, era o fim. Não víamos a hora de chegar a edição seguinte para saber o final da história. Que boa lembrança!
Toda semana, após o daimoku, estudo e diálogo, a líder da Divisão Feminina do distrito preparava um delicioso café para todos. Depois de saboreá-lo, saíamos para entregar os jornais radiantes de alegria. Como nenhum dos jovens tinha carro, nosso trajeto demorava horas até a última entrega. Ao chegar à residência dos membros, muitos nos aguardavam ansiosamente. Como tínhamos estudado a edição daquela semana, ao fazermos a entrega, já antecipávamos aos membros algumas partes do periódico. “O relato de experiência está maravilhoso”, “Ikeda sensei está incentivando da seguinte forma” e assim a entrega se tornava um diálogo com os amigos e companheiros de fé. Por andarmos semanalmente no distrito e visitarmos membro a membro, tínhamos o orgulho de saber a situação de todos os integrantes do distrito, sem exceção.
Havia um casal de veteranos que sempre nos aguardava aos sábados de manhã em sua residência. A esposa preparava uma mesa farta de café e sempre nos convidava a entrar e dialogar. Como éramos jovens, acredito que ela se preocupava com a nossa condição financeira e com carinho nos oferecia uma verdadeira refeição. Havia também uma líder de bloco que nos aguardava e pedia para que dialogássemos com seu filho. O jovem quase não dava atenção, mas, aos poucos, foi se abrindo e, numa atividade comemorativa, ele levou orgulhosamente seu convidado. Anos mais tarde, esse convidado se tornou excelente líder e hoje atua diligentemente na organização. Esses fatos, apesar de terem sido desafiadores na época, se tornaram boas e eternas recordações nos dias atuais na vida daqueles que os presenciaram.
Na mensagem enviada aos Mensageiros da Esperança e aos coordenadores de periódicos da BSGI, Ikeda sensei diz:
Nichiren Daishonin está observando a tudo. Em seus escritos consta: “Todos esses atos virtuosos trarão benefícios e fincarão raízes do bem em sua vida”.1 Nenhum dos esforços dedicados em prol do kosen-rufu são desperdiçados. Assim é a nossa prática da fé. Portanto, não há razão para que a “virtude invisível” de expandir e sustentar o Seikyo não se manifeste na forma de “recompensa visível”.2
Agora, além dos periódicos físicos, temos a imensa boa sorte de acessar a qualquer momento e em qualquer lugar os incentivos de Ikeda sensei por meio do aplicativo BS+, do site da Editora Brasil Seikyo (EBS) e da Extranet da BSGI. E também os conteúdos disponíveis nas redes sociais. Num único clique, podemos ler, assistir e ouvir uma mensagem que nosso mestre acabou de escrever para nos incentivar. A época mudou. Nosso grande desafio será manter acesa a chama do incentivo em nosso coração.
Portanto, com muita alegria e criatividade, vamos juntos nos empenhar para estimular nossos membros, amigos e familiares com os maravilhosos incentivos do presidente Ikeda publicados pelos nossos periódicos. Sejamos a voz, os braços, as pernas que executam esse lindo e maravilhoso trabalho do nosso mestre.
Forte abraço!
Ricardo Shin-iti Miyamoto
Diretor-presidente da Editora Brasil Seikyo e vice-coordenador da Divisão Sênior da BSGI
No topo: Estátua de bronze de um menino correndo para entregar jornais – presente de Ikeda sensei ao Seikyo Shimbun, em 1973. Obra do renomado escultor japonês Ikuhisa Koganemaru, intitulada Herói sem Coroa. Na base consta “Mensageiro do Kosen-rufu”, nome dado pelo presidente Ikeda à escultura de 1,3 metro de altura que homenageia as dedicadas pessoas que incansavelmente entregam as publicações da organizaçãoNotas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 4, 2020.
- Brasil Seikyo, ed. 2.544, 19 dez. 2020, p. 3.
Foto: Seikyo Press