ROTANEWS176 E POR ISTOÉ 23/07/21 09h30 Por Fernando Laviere
Doentes com diabetes terão, em breve, a opção de tomar apenas uma injeção do hormônio por semana
Reprodução/Foto-RN176 COMODIDADE Tecnologia garante precisão e melhora a qualidade de vida dos pacientes (Crédito: Istock photo )
Há boas notícias para os cerca de 13 milhões de brasileiros que que sofrem com diabetes no Brasil. O tratamento da doença, que envolve diversas injeções de insulina diárias para viver, pode se tornar mais confortável em pouco tempo. Isso é o que está sendo apontado por um estudo internacional, em fase 3, do qual o Brasil faz parte, que apresentou resultados promissores: a aplicação de apenas uma dose de insulina semanalmente. A pesquisa envolve milhares de pessoas em várias partes do mundo e, segundo o endocrinologista André Viana, que está à frente do ensaio clínico no País, a tecnologia permite que o medicamento seja aplicado sob medida, com a liberação gradual do hormônio no organismo. “Isso é uma revolução”, afirma.
Reprodução/Foto-RN176 ALÍVIO Eva de Matos festeja novidade (Crédito:Eduardo Matysiak)
A professora Eva de Matos, 52, uma das participantes do estudo, descobriu a doença há 14 anos durante uma aula. “Passei mal e tive medo de morrer”, conta. Ela toma quatro injeções diárias de insulina e gasta mais de R$ 1.000 mensais com a terapia. “Vou ter mais qualidade de vida tomando uma dose por semana”, acredita. Mas Viana esclarece que ainda não é possível determinar o preço da insulina de aplicação semanal. Por enquanto, definiu-se que o remédio será aplicado por uma seringa com o formato de caneta.
Outro avanço científico que vai garantir uma insulinoterapia mais cômoda é o aperfeiçoamento da bomba de infusão do hormônio. A nova solução, que deve chegar no mercado ainda este ano, permite o monitoramento contínuo da glicose e a automatização da aplicação. Segundo Viana, o novo sistema necessita de informações sobre o tipo de alimentação do paciente. “Haverá a aplicação de insulina compatível com alimento ingerido”. Tudo indica que, em breve, a vida dos diabéticos deve ficar mais simples e prática.