COMPORTAMENTO
Presidente italiano fez discurso relembrando o fim da “ditadura”
ROTANEWS176 E POR ANSA 25/04/2019 09:33
Reprodução/Foto-RN176 Adolf Hitler (à esquerda) e Benito Mussolini (à direita). Responsáveis respectivamente pelos regimes totalitarismo, Nazismo ( Alemanha) e Fascismo ( Itália
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, recordou nesta quinta-feira (25) quando o país conquistou a “liberdade depois da ditadura” durante ato pelo dia das celebrações dos 74º Aniversário do Dia da Libertação, data em que a Itália foi libertada do regime nazifascista. “Celebrar o dia 25 de abril significa celebrar o retorno da Itália à liberdade e à democracia, depois de 20 anos de ditadura, privação das liberdades fundamentais, opressão e perseguição”, afirmou o mandatário durante discurso na Piazza del Popolo, na cidade de Vittorio Veneto, no norte da Itália.
Segundo Mattarella, a data recorda “o fim de uma guerra injusta, tragicamente travada ao lado de [Adolf] Hitler, uma guerra desencadeada para afirmar a tirania, vontade de dominar, superioridade racial, extermínio”. “Muitos italianos, mulheres e homens, jovens e idosos, militares e estudantes, de várias origens sociais, culturais, religiosas e políticas, desenvolveram a consciência de que a redenção nacional passaria por uma firme e feroz revolta, acima de tudo moral, contra o nazifascismo”, acrescentou. O líder italiano explicou que justamente por isso nasceu, também no país, o movimento Resistência. “Resistência ao barbarismo, à desumanização, à violência: um fenômeno de âmbito internacional que unida homens e mulheres de toda a Europa de diferentes formas”. Ele relembrou que no período fascista “não se podia ter um pensamento autônomo, bastava acreditar. Acreditar, de maneira acrítica e absoluta, nos slogans do regime, em suas mentiras, sua propaganda difusa”. “Era necessário obedecer, mesmo que fossem ordens sem sentido ou cruéis”, recordou Mattarella, ressaltando que “a obsessão do inimigo, sempre e em toda parte, é ter a crença tola de que tudo poderia ser resolvido com o uso da violência”.
Reprodução/Foto-RN176 Itália celebra os 74 anos da Libertação do nazifascismo Foto: EPA / Ansa – Brasil
Mais cedo, Mattarella iniciou as comemorações depositando flores no Altar da Pátria, em Roma, e no Túmulo do Soldado Desconhecido, que reúne os restos mortais de militares que morreram em combate e não tiveram a identificação realizada.
A cerimônia também contou com a presença do primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, da ministra da Defesa, Elisabetta Trenta, além da prefeita de Roma, Virginia Raggi, e do governador da região do Lazio, Nicola Zingaretti.
Em homenagem às 335 vítimas do massacre nazista de 24 de março de 1944, o premier italiano foi até o monumento Fossas Ardeatinas, junto de Trenta e Raggi. “Embora este seja um lugar de dor, hoje é um dia de festa”, afirmou. A data costuma ser marcada por manifestações de partidos políticos, grupo antifascistas, partisans e da comunidade judaica para celebrar a libertação da Itália do nazifascismo.
Hoje são esperadas milhares de pessoas na passeata organizada pela Associação Nacional dos Partisans Italianos (Anpi), em Roma. A manifestação pacífica ocorrerá entre o largo Benedetto Bompiani e a Piazza Ostiense, enquanto outro ato acontecerá na piazza delle Camelie até a villa Gordiani. Em Milão, serão realizadas comemorações em vários pontos da cidade, incluindo na piazza Duomo. “Celebramos a libertação da Itália do nazifascismo. Nossa democracia é baseada na liberdade, direitos e antifascismo: nunca devemos esquecê-la. Devemos nos opor a qualquer tentativa de apagar nossa história e todas as formas de violência e discriminação”, escreveu Raggi, no Facebook.
Awesome! Its genuinely awesome piece of writing, I have got
much clear idea concerning from this post.
Quality articles is the main to invite the visitors to visit the web page,
that’s what this web page is providing.
I like the helpful information you provide in your articles.
I’ll bookmark your weblog and check again here frequently.
I’m quite certain I will learn many new stuff right here!
Best of luck for the next!
Your method of describing the whole thing in this
paragraph is truly pleasant, every one can effortlessly understand it, Thanks a lot.
Have you ever considered about adding a little bit more than just
your articles? I mean, what you say is important and everything.
But imagine if you added some great graphics or videos to give
your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and videos,
this site could certainly be one of the greatest in its
niche. Fantastic blog!
Its such as you read my mind! You seem to understand so much approximately this, like you wrote the e
book in it or something. I believe that you could do with a few percent to drive the message house a little bit, however instead of that, that is excellent blog.
A fantastic read. I will certainly be back.
When someone writes an post he/she keeps the image of a user
in his/her brain that how a user can understand it.
So that’s why this piece of writing is perfect.
Thanks!
Hello there I am so thrilled I found your website,
I really found you by accident, while I was researching on Aol for something else, Anyways I am here now and would just like to say kudos for a
tremendous post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to read it all at
the minute but I have saved it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back
to read a great deal more, Please do keep up the awesome b.
I have been surfing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
It’s pretty worth enough for me. In my view, if all webmasters
and bloggers made good content as you did, the internet will be much more useful than ever before.