ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 23/05/2020 13h15
EDITORIAL
Tantas coisas mudaram nos últimos três meses, e uma das mais impactantes foram as regras de interação social. No mundo pré-pandemia, quando encontrávamos um colega, o habitual era, no mínimo, estender-lhe a mão para um cumprimento. Nos encontros da nossa família Soka então, era natural as pessoas trocarem calorosas saudações. Leia sobre o sentimento de Ikeda sensei ao cumprimentar os membros no Encontro com o Mestre desta edição. Segundo a Organização Mundial da Saúde, contato físico não é mais recomendado.
Um estudo americano classificou as sociedades em “abertas” e “fechadas”, analisando as relações sociais de cada país. Para nós que vivemos em um país classificado como “aberto”, isto é, com alta mobilidade para criar relações, praticar o isolamento social pode ser um grande desafio. Mas o psicólogo pernambucano Taciano Milfont, diretor do Centre for Applied Cross-Cultural Research da Universidade Victoria de Wellington, na Nova Zelândia, bem lembrou: “(…) Nós somos uma espécie social. Temos agora muitas possibilidades de contato on-line”1.
Para os blocos e as comunidades da BSGI, existe a distância física, mas não a distância social dos companheiros. Todos estão pondo em prática a afirmação de Ikeda sensei contida no poema Brasil, Seja Monarca do Mundo!: “Por mais distantes que estejamos nunca estamos separados, mais próximo está nosso coração”. Veja um dos exemplos deste nobre movimento das organizações pelo Brasil nessa edição.
Segundo o psicólogo Milfont, “A pandemia também traz um ‘dilema social’, um conceito da psicologia para as situações em que o interesse individual está em conflito com a comunidade. ‘É o impasse entre priorizar o foco egoísta ou se adaptar a uma perspectiva mais altruísta, pensando nos outros. Implica escolhas entre estocar itens do mercado ou não, liberar funcionários ou não, ficar isolado ou não. Isso diz muito sobre quem somos como sociedade’”.2 Leia sobre o tema “saúde social” na matéria especial dessa edição deste BS.
Ótima leitura!
Notas:
- https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52042839.
- Ibidem.