ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 07/04/2022 18:34
ESPECIAL / REDAÇÃO
Divisão dos Estudantes (DE) da BSGI celebra 31 anos de fundação com os olhos voltados para o futuro
Reprodução/Foto-RN176 Tesouros do futuro: membros da Divisão dos Estudantes na 9a Academia dos Sucessores Ikeda 2030 (São José dos Campos, fev. 2018) – Editora Brasil Seikyo – BSGI
No início dos anos 1990, o Brasil enfrentava grandes desafios em áreas como a economia e a situação social. Nesse cenário, em 20 de abril de 1991, foi fundado o Grupo Herdeiro da BSGI, com os níveis dos estudantes primários, ginasiais e colegiais. A data é considerada a fundação da Divisão dos Estudantes, embora, desde 1976, adotasse a denominação de Grupo 2001.
Com a fundação do Grupo Herdeiro, foi apresentado o lema eterno: “Em primeiro lugar, vamos nos dedicar aos estudos, cuidar da saúde e zelar pelos pais”. Assim como uma semente, que cuidamos carinhosamente, começa a germinar e a crescer, com o transcorrer do tempo, o Grupo Herdeiro ganha nova denominação e passa a ser chamado de Divisão dos Estudantes, oficializada como a quinta divisão da BSGI, em dezembro de 1999.
“Ecoem os sinos da partida”
Provavelmente, você já cantarolou os versos:
Ecoem os sinos da partida
Sou corredor líder
No caminho da vida
Primavera da nova era
Sou brasileiro
Cidadão do mundo
Levo agora o bastão da paz
No grandioso
Palco do humanismo
Canto a sinfonia da vitória
Criando o triunfo
De uma nova história
Em outubro de 1999, na Convenção Cultural dos Jovens (Convenção da Chuva), foi oficializada a canção Jovem Herdeiro, com a apresentação dos primários. Essa música refletia toda a esperança e ação dos jovens sucessores por uma sociedade de paz e de esperança.
Objetivando o novo século, o ano de 2000 foi marcado pelo avanço da Divisão dos Estudantes e, em 1º de janeiro desse ano, as nomenclaturas dos níveis foram alteradas para Divisão dos Estudantes Futuro, Esperança e Herdeiro.
Reprodução/Foto-RN176 Reunião de fundação do Grupo Herdeiro (20 abr. 1991) – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Certa vez, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, orientou os jovens:
Espero que os jovens assumam a plena responsabilidade, empenhem-se arduamente e reflitam sobre como tratar os desafios que os confrontam, pensem e empreendam ações e façam do próximo século um de grande progresso.1
Passaporte para a felicidade absoluta
Assumindo a responsabilidade, líderes e aqueles que apoiavam os estudantes criaram uma grande onda de desenvolvimento por toda a BSGI. Em comemoração dos dez anos de fundação da divisão, em 2001, os participantes foram convidados a embarcar no voo “Boeing 0305-2050” (3 de maio de 2050), com os objetivos: jamais se afastar da Gakkai, tendo sempre as palavras do presidente Ikeda no coração; ter boa saúde; e ser um bom companheiro que preza a vida das pessoas. Essa atividade reconfirmou o juramento da Divisão dos Estudantes e o grande desenvolvimento, tanto para a organização como para a sociedade
Na Nova Revolução Humana, volume 9, capítulo “Jovens Herdeiros”, o presidente Ikeda compartilha o seguinte pensamento com um líder dos jovens:
Se ficarmos de braços cruzados, as pessoas não crescerão. O importante é estimulá-las com toda nossa criatividade. E essa criatividade surge da forte oração com o desejo de crescimento de todos. Quando oramos dessa forma, pensamos com seriedade em como incentivá-los, em como oferecer esperança, em como transmitir coragem. A determinação com que oramos estimula nossa sabedoria e faz surgir várias ideias. Podemos dizer que o senso de responsabilidade é a intensidade dessa determinação.2
Esse senso de responsabilidade direcionou os estudantes e, nos anos seguintes, diversas atividades foram promovidas, tais como Mostra Cultural da DE — Meu Brasil, Esperança do Mundo!, convenções, reuniões de líderes, gincanas, workshops, Dia da Família Dez, Movimento Cívico Estudantil e atividades mensais realizadas nas organizações de base. Em 2005, a DE recebeu a denominação de “Geração Monarca 2010”, incentivando cada estudante a cultivar o espírito de mestre e discípulo no coração, desenvolvendo-se como um grande valor humano e tornando-se um grandioso “filho do rei leão”.
Árvore da esperança
Você sabia que no Centro Cultural Campestre (CCCamp) da BSGI, em Itapevi, SP, existe uma árvore da Divisão dos Estudantes? Em comemoração do Dia do Herdeiro da Soka Gakkai, em 17 de maio de 2008, foi plantada a árvore do “Miraibu da Soka Gakkai”, que representa o compromisso de atuar junto com o Mestre, de proteger o Mestre e de vencer pelo Mestre.
Reprodução/Foto-RN176 Presidente Ikeda e sua esposa, Kaneko, conversam com estudante no Centro de Treinamento de Nagano, no Japão (ago. 1979). Dr. Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Procurando e se aproximando sempre do coração de Ikeda sensei, a Divisão dos Estudantes comemora seus 31 anos de fundação visualizando o novo século de vitória, em que cada integrante seja, de fato, campeão e sucessor Ikeda, pois, “Se é da DE, tem que vencer, porque sou sucessor Ikeda 2030”.
Passos da vitória
Cronologia da Divisão dos Estudantes
1976
Fundação do Grupo 2001, precursor da Divisão dos Estudantes.
1984
O Grupo 2001 se apresenta para Ikeda sensei no festival de 1984, entoando a canção Superfantástico, do grupo infantil A Turma do Balão Mágico.
1990
É formado o Grupo Superfantástico, composto pelos jovens, outrora crianças no Grupo 2001, renovando a decisão de comprovar na vida os princípios budistas e a relação de mestre e discípulo.
1991
Fundação do Grupo Herdeiro, composto pelos níveis primários, ginasiais e colegiais, em 20 de abril.
1999
No dia 12 de dezembro, visualizando uma nova era da BSGI, é estabelecida oficialmente a Divisão dos Estudantes como a quinta divisão da organização.
2001
No dia 1º de janeiro, mudam as nomenclaturas dos níveis da DE, para melhor promover a luta na divisão, passando a se chamar Futuro, Esperança e Herdeiro.
2005
Os estudantes receberam a denominação de “Geração Monarca 2010”.
2008
Em comemoração do Dia do Herdeiro da Soka Gakkai, o presidente Ikeda solicitou o plantio de árvores comemorativas em seis países em homenagem à DE. No Brasil, um ipê-roxo foi plantado no Centro Cultural Campestre (CCCamp), em Itapevi (SP), e nomeado “Miraibu da Soka Gakkai”.
2010
Em 3 de maio, a Divisão dos Estudantes recebeu do presidente Ikeda a designação de “Grupo Sucessores Ikeda 2030”.
2011
Na primeira Academia dos Sucessores Ikeda 2030, foram apresentados a nova canção, Sucessores Ikeda 2030 e o mascote Dai.
No topo: Tesouros do futuro: membros da Divisão dos Estudantes na 9a Academia dos Sucessores Ikeda 2030 (São José dos Campos, fev. 2018)
Notas:
- Brasil Seikyo, ed. 1.535, 11 dez. 1999, p. A2.
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 9, p. 86, 2013.