ROTANEWS176 E POR IG 13/11/2022 12:46
Empresa diz que profissional foi demitida
Reprodução/Foto-RN176 Mulher foi vítima de falsa acusação – Reprodução/Twitter
Uma mulher negra foi acusada injustamente de furto por uma funcionária de uma unidade da Renner , no Shopping Madureira, no Rio de Janeiro, no último sábado (12). Clientes filmaram a cena e compartilharam a indignação da vítima nas redes sociais. A acusadora foi demitida pela empresa.
A Renner chamou o episódio de “inaceitável” e revelou que a funcionária que fez a acusação “não faz mais parte do quadro de colaboradores da companhia”. A empresa ainda falou que não tolera qualquer tipo de discriminação e se colocou à disposição da vítima
Em imagens que viralizaram nas redes sociais mostram a mulher acusada no provador. Outra cliente, que estava experimentando roupas em uma cabine próxima, resolveu fazer a filmagem. No vídeo, a vítima revelou que a funcionária exigiu que sua bolsa fosse aberta e pediu que fosse devolvido uma peça supostamente furtada.
Pessoas que estavam na loja garantem que presenciaram a abordagem e testemunharam a favor da vítima. Uma das clientes relatou que o tratamento dado para a mulher negra foi em função da sua cor da pele.
RN176 A mulher que era segurança da loja Renner fez acusação foi demitida
A Polícia Militar foi acionada para averiguar a ocorrência. Um dos policiais que atendeu o caso acabou sendo filmado conversando com a cliente. Ele a chama para um espaço reservado, garante que os direitos dela serão preservados, mas que não faria “circo para ninguém”. A fala indignou as pessoas presentes.
A PMERJ revelou que todos os envolvidos foram levados para a delegacia. A Polícia Civil ainda não se manifestou sobre o caso.
Confira a nota da Renner abaixo:
O episódio ocorrido no Madureira Shopping é inaceitável. A abordagem realizada foi totalmente inadequada e não está alinhada aos valores da Lojas Renner, por isso a colaboradora responsável já não faz mais parte do quadro de colaboradores da companhia. Nos sensibilizamos, lamentamos profundamente o ocorrido e daremos apoio à cliente, nos colocando à sua disposição.
A empresa não tolera racismo ou qualquer tipo de preconceito e discriminação. Reforçamos que temos uma política de Direitos Humanos, além de um Código de Conduta e um programa de diversidade que buscam promover a inclusão, o que passa pela sensibilização e capacitação constante das nossas equipes.
Continuaremos empenhados em avançar na conscientização de nossos times e no aprimoramento de nossos processos, reforçando os treinamentos e com atuação imediata na loja em questão, com o objetivo de garantir que o respeito e a equidade sejam aplicados em todas as nossas relações.
RN176; Veja ao vídeo que uma cliente fez. Quando a moça estava sendo acusada de ter pego as roupas, e segurança da loja, pedia que ela entregasse tudo que estava em sua bolsa. Faça o seu comentário da acusação e a abordagem da segurança da loja Renner?
RENNER DE MADUREIRA RACISTA!!!!
Gente, minha prima estava no provador da renner quando de repente entrou uma funcionária coagindo ela EMPURRANDO ela na parede mandando ela tirar tudo que ela “pegou”, ela assustada abriu a bolsa perguntando ser do casaco q ela est+ #rennerracista pic.twitter.com/hifB1KG7UJ— J (@ju_cst) November 12, 2022