ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 17/10/2020 18:07
ENCONTRO COM O MESTRE
“Um juramento é fonte de esperança e de inspiração”. No Encontro com o Mestre desta edição, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, apresenta sua visão sobre o verdadeiro juramento, assim como discorre sobre a sua expectativa pela luta e pelo desenvolvimento da Divisão dos Jovens da organização.
- DAISAKU IKEDA
A vindoura Convenção Mundial dos Jovens [ocorrida no dia 27 de setembro de 2020] realizada on-line, ligando jovens de todas as partes do mundo num grande encontro de bodisatvas da terra, assim como na “assembleia no Sagrado Pico da Águia”.1
O que nos une e nos aproxima dos outros, por mais distantes que estejamos física ou geograficamente? A amplidão da nossa mente ou do nosso pensamento, a qual abarca todo o universo, o mecanismo mais profundo da própria vida, que possui um potencial ilimitado.
Reprodução/Foto-RN176 Dr. Daisaku Ikeda e sua esposa Sra. Kaneko Ikeda, ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista e atualmente é o Mestre e Terceiro Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI
Nada é mais forte ou mais nobre que o desejo ardente de encorajar outra pessoa, que o diálogo sincero buscando se comunicar verdadeiramente com alguém. Quando desejamos a felicidade dos outros e evocamos em nossa vida a sabedoria da Lei Mística, que opera de acordo com circunstâncias mutáveis, nós infalivelmente encontramos uma maneira de nos conectar com a vida deles.
Nosso desafio consiste em passar o bastão do nosso juramento pelo kosen-rufu através das eras, gerações e fronteiras, e criar o arco-íris da esperança no céu que se estende sobre o nosso planeta azul.
Aplaudo e louvo verdadeiramente os jovens, que se levantaram para arcar com a responsabilidade pelo século 21, por esse grande desafio que estão realizando [com a Convenção Mundial dos Jovens] — um experimento para demonstrar a prova real dos benefícios do Budismo Nichiren. Exibindo com orgulho ao mundo o espírito de jamais ser derrotado, eles estão efetuando causas maravilhosas para a celebração triunfal do centenário da Soka Gakkai (em 2030).
***
O ano de 1960, período em que comecei minhas viagens pelo kosen-rufu mundial, também assinalou o 700º aniversário da apresentação do tratado de admoestação de Nichiren Daishonin Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra às autoridades. E representou ainda o início da jornada de mestre e discípulo para estabelecer o ensinamento para a paz do mundo inteiro.
A partir de então, mantive diálogos para unir a família global com o intuito de assegurar “a paz e segurança nos quatro quadrantes da terra”,2 transpondo barreiras de cultura, etnia e religião, e construir pontes de confiança inabalável ligando as pessoas de coração a coração.
Lembro-me dos meus diálogos com uma daquelas pessoas, meu amigo Aurelio Peccei (1908–1984), cofundador da renomada organização mundial Clube de Roma.
O Dr. Peccei foi pioneiro em identificar as ameaças impostas ao meio ambiente, mas permaneceu otimista em relação ao futuro, pois identificava nos seres humanos um potencial abundante. Em nosso diálogo, disse que acreditava ser extremamente necessária uma revolução humana capaz de trazer à tona nosso potencial inerente para se obter um progresso positivo para a sociedade humana.3
Fiquei imensamente feliz ao ler uma entrevista com a Dra. Mamphela Ramphele, atual copresidente do Clube de Roma e célebre ativista social sul-africana, publicada no Seikyo Shimbun recentemente (em 17 de setembro). Nela, a Dra. Mamphela externou sua convicção de que a revolução humana constitui o fator fundamental para superar a crise que aflige nosso mundo hoje e moldar uma nova civilização humana. A Dra. Ramphele, assim como o Dr. Peccei antes dela, deposita grande esperança nos jovens. Estou certo de que ambos se sentiriam muito satisfeitos em saber que jovens Soka do mundo inteiro estão trabalhando com muitas outras organizações em parceria com as Nações Unidas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nossos jovens são realmente “pilares da paz”, os “olhos da educação” e uma “grande nau da cultura”.
***
A nova canção dos jovens da Soka Gakkai do mundo Eterna Jornada com Sensei!, lançada recentemente (no fim de agosto), contém os versos:
Vamos juntos voar pelo céu, com o mestre avançar
Lutarei enquanto viver, nunca vou desistir
Avançar e vencer com sensei.4
Há uma parábola no Sutra do Lótus que salienta a importância de seguir em frente.5 Um grupo de viajantes numa longa e arriscada jornada é tomado pelo desânimo e está prestes a desistir e voltar. O líder da caravana então emprega sua sabedoria, apontando um destino ao alcance deles (a cidade imaginária), proporcionando-lhes alegria e descanso. Assim que eles recuperam suas energias, o líder os chama: “Agora vocês precisam seguir adiante”.6 Ele os exorta a colocar o pé na estrada novamente e a avançar rumo ao seu verdadeiro destino, a terra do tesouro (o estado de buda).
Com base nessa parábola, o buda Nichiren Daishonin afirma que, contanto que seus discípulos se mantenham unidos a ele, alcançarão a terra do tesouro.7
Não há alegria maior do que avançar ao lado dos jovens “que podem herdar o espírito do Sutra do Lótus”.8
***
Para coincidir com minha primeira visita ao Centro de Treinamento de Mie, na região japonesa de Chubu, em outubro de 1985, os membros da Divisão dos Jovens (DJ) construíram uma pequena estrutura no terreno do local de aprimoramento que eles apelidaram de “Academia dos Jovens”, onde realizei sessões de estudo. Como demonstração de apreço, eu os presenteei com várias caligrafias, incluindo uma com a palavra “Caminho” (Michi) e outra com as palavras “Montanha Mestre e Discípulo” (Shitei-zan).
Na ocasião, também inscrevi uma caligrafia com a palavra “Juramento” (Chikai), que gostaria agora de oferecer aos membros da Divisão dos Jovens e da Divisão dos Estudantes do mundo todo que se levantaram como um único corpo.
Um juramento nos provê asas. Ao selarmos um juramento, iniciamos o voo mais glorioso e honroso da juventude.
Um juramento cria um caminho. Ao firmarmos um juramento juntos, uma esplêndida rede humana se descortina.
Um juramento é fonte de esperança e de inspiração. Quando lutamos para cumprir nosso juramento, o magnífico sol interior ilumina o futuro.
Meus amados discípulos, unidos a mim em espírito, oro com plena confiança que cada um de vocês, sem exceção, viverá com um juramento inabalável e alcançará a suprema felicidade e honra. Não tenho a menor dúvida de que os brados triunfantes de vitória ressoarão na vida de todos os que participam da jornada Soka de mestre e discípulo, unidos na luta conjunta em prol do kosen-rufu.
Notas:
- OTT, p. 135. Essa passagem dos escritos do grande mestre Tiantai, citada por Nichiren Daishonin em Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente, afirma que a assembleia no Pico da Águia, na qual Shakyamuni prega o Sutra do Lótus, é eterna e nunca se encerra.
- CEND, v. I, p. 24.
- IKEDA, Daisaku; PECCEI, Aurelio. Before It Is Too Late: A Dialogue [Antes que Seja Tarde Demais]. GAGE, Richard L. Londres: I. B. Tauris, 2009. p. 123.
- A letra em inglês não é uma tradução direta e, portanto, difere levemente da versão japonesa.
- Parábola da cidade imaginária e a terra do tesouro: Uma das parábolas do Sutra do Lótus. Ela é citada no capítulo “Parábola da Cidade Imaginária” (7º).
- LSOC, cap. 7, p. 180.
- Cf. OTT, p. 78.
- Cf. CEND, v. II, p. 99.
Fonte:
Conteúdo composto por trechos do ensaio “Irradie a Luz da Revolução Humana”, de autoria do Dr. Daisaku Ikeda, publicado no jornal Seikyo Shimbun, no dia 22 de setembro de 2020.