Juramento seigan

   ROTANEWS176 E POR BRASIL SEIKYO 14/07/2018 21:40

                       O Budismo da SGI como Religião Mundial

       Desde a juventude o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, incentiva pessoas com base na filosofia humanística da Soka Gakkai como religião mundial. Envia-lhes também orientações que como bússola da vida. Esta é uma nova série que traz temas de estudo do budismo, com orientações do presidente Ikeda e escrito de Nichiren Daishonin relacionados ao conteúdo.

Reprodução/Foto-RN176 Presidente Ikeda dedica seus esforços no incentivo as crianças e aos jovens e confia a eles o futuro da humanidade

        Sinopse

        A Soka Gakkai definiu 1977 como “Ano do Estudo do Budismo” e deu início ao seu avanço conforme a proposição de Shin’ichi Yamamoto [nome do presidente da SGI, Dr. Daisaku  Ikeda, na obra Nova Revolução Humana], que acreditava que “para a Soka Gakkai dar um grande salto à frente na instauração de uma nova fase nos esforços em prol do kosen-rufu, todos os membros deveriam, mais que nunca, gravar as cartas do buda Nichiren Daishonin no coração” (BS, ed. 2.247,11out. 2014, p. C2).

A explanação do escrito O verdadeiro Aspecto do Todos os Fenômenos feito pelo presidente Yamamoto foi publicada a partir da edição do Ano Novo do jornal Seikyo Shimbun (em quatro partes). Ele comenta sobre a “verdadeira natureza dos bodisatvas da terra” citando esse escrito.

Trecho do romance Nova Revolução Humana

        v.24 capitulo “Proteção Plena” (BS, eds. 2,247 e 2,248)

Shin’ichi possuía a firme convicção, tão inexpugnável como o Monte Fuji, de que a Soka Gakkai sempre seguiu o caminho da fé diretamente ligada ao buda Nichiren Daishonin. Então, ele se aprofundou na verdadeira natureza dos bodisatvas da terra: “A característica essencial de um bodisatva é o seu juramento. O juramento dos bodisatvas da terra é propagar o Sutra do Lótus. Por isso, é importante orar fervorosamente para cumprir nosso compromisso de conduzir todos à nossa volta para a felicidade. No sentido estrito, o daimoku recitado sem esse juramento não é o dakmoku dos bodisatvas da terra” (BS, ed. 2.248, 18 out. 2014, p. C2).

O juramento do bodisativa transborda de energia vital, permitindo que a pessoa triunfe sobre as funções demoníacas.

Shin’ichi desejava que cada um dos membros conquistasse benefícios grandiosos. Queria que ultrapassassem todos os tipos de sofrimento e se tornassem felizes. O desejo de tornassem felizes. O desejo de concretizar o kosen-rufu é a chave para que as orações sejam atendidas.

Todos temos vários problemas e sofrimentos. Nossa dedicação ao kosen-rufu é vital para suplantá-los. Por exemplo, se alguém que sofre com uma doença firmar o juramento de superar essa enfermidade para ganhar vigor e energia vital para atuar livremente em prol do kosen-rufu e demonstrar o poder da prática às pessoas, esse compromisso produzirá uma força imensa para vencer a doença.

“Quando oramos com seriedade, pautado pelo juramento de realizar o kosen-rufu, a condição de vida tanto dos bodisatvas da terra como de Daishonin se manifesta, isto é, nosso estado de buda inato. Esta é a revolução do nosso estado de vida que possibilita a mudança drástica do nosso carma”

Obviamente, recitar daimoku resulta em benefícios, mas quando oramos para eliminar a doença imbuídos de profundo senso de missão, experimentamos a transformação fundamental dentro da nossa vida com o poderoso impulso desencadeado por esse juramento para mudar o carma. Quando oramos com seriedade, pautados pelo juramento de realizar o kosen-rufu, a condição de vida tanto dos bodisatvas da terra como de Daishonin (nosso estado de buda inato) se manifesta. Esta é a revolução do nosso estado de vida que possibilita a mudança drástica do nosso carma.

Além disso, quando oramos e nos empenhamos para divulgar o budismo e ter êxito nos esforços pelo kosen-rufu, já estamos manifestando a condição de vida dos bodisatvas da terra. Praticando dessa forma, cada um será capaz de solucionar seus problemas pessoais.

  Com base no escrito

Em O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos consta: “Não obstante o que aconteça, empenhe-se na fé, torne-se um devoto do Sutra do Lótus e continue sendo meu discípulo pelo resto de sua vida. Se tiver a mesma mente que Nichiren, o senhor deve ser um bodisatva da terra, não há dúvida de que tem sido um discípulo do buda Shakyamuni desde o remoto passado. O sutra afirma: ‘Desde o longínquo passado, tenho ensinado e convertido esta multidão’” (CEND, v. I,p. 404).

Nichiren Daishonin ensina aos discípulos que se dedicam em prol do kosen-rufu com o mesmo sentimento que ele são bodisatvas da terra, aqueles que surgiram no capítulo “Emergindo da Terra do Sutra do Lótus, sendo incontáveis os que Shakyamuni convocou do grande solo para confiar-lhes a propagação após a sua morte.

Nesse instante, ao visualizarem a grande quantidade de bodisatvas da terra, os demais bodisatvas perguntam quando e onde eles se converteram. E como resposta, Shakamuni proferiu as palavras: “desde o longínquo passado, tenho ensinado e convertido essa multidão” (LSOC, p. 261; CEND, v. I p. 404). Significa que Sahakyamuni veio ensinando e convertendo os bodisatvas da terra desde o “remoto passado” (kuon).

Por esse trecho do sutra, Nichiren Daishonin esclareceu que o elo entre mestre e discípulo foi firmado no remoto passado. Ele clama a seus discípulos que sobrevivam pelo kosen-rufu com “a mesma mente que Nichiren” (CEND, v. I, p. 404)

      Aprofundar a compreensão

Vamos discorrer sobre a expressão “juramento seigan”, que correponde à “verdadeira natureza dos bodisatvas da terra”.

       Seigan é o juramento imbuído do profundo desejo pela concretização da felicidade de todas as pessoas.

O desejo de Shakyamuni, fundador do budismo, de tornar todos “Iguais a mim, sem qualquer distinção entre nós” (Hokkekyo, p. 130; LSOC, p. 70) consta do capitulo”Meios Apropriados” (Hoben) do Sutra do Lótus.

O juramento seigan do Buda é tornar todas as pessoas iguais a ele (Shakyamuni) sem a mínima distinção.

No capítulo “Os Poderes Sobrenaturais” do Sutra do Lótus, em resposta a Shakyamuni que incentivou a propagação [do Sutra do Lótus] após a sua morte, o líder dos bodisatvas da terra, Práticas Superiores, realizou o seigan de seguir ensinando e propagando a Lei vital da iluminação. Sahakyamuni, estão, confiou-lhe a propagação na era maléfica após a sua morte.

Nichiren Daishonin, que surgiu no período kamakura nos Últimos Dias da Lei, revelou e propagou a grande Lei do Nam-myoho-renge-kyo como meio para todos se tornarem budas.

Como Daishonin afirmou: “Desde que nasci até hoje, não conheci um único momento de tranquilidade; meu único pensamento tem sido propagar o daimoku do Sutra do Lótus” (CEND, v. II, p. 231).

Em outro escrito consta: “Grande desejo é a propagação do Sutra do Lótus” (GZ, p. 736; OTT, p. 82).

Viver pelo kosen-rufu e salvar as pessoas mergulhadas no sofrimento – este é o supremo desejo do próprio Nichiren Daishonin.