ROTANEWS176 22/02/2025 11:20 JUVENTUDE SOKA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Desenho pessoas de Ilustração da matéria – Getty Images
Qual sentimento você manifesta ao ouvir ou ler a palavra “esperança”? Pela ótica do Budismo Nichiren e dos incentivos de Ikeda sensei, a esperança renova nossa energia vital. Ter e manifestar esperança é acreditar em nossos objetivos e concretizá-los, independentemente de qualquer questão atual.
O presidente Ikeda, em um diálogo com os membros da Divisão dos Jovens do Brasil (na época, em 1999), disse: “Uma expressão brasileira que guardo com muito carinho é ‘A esperança é a última que morre’. Significa que ‘a esperança sobreviverá até o fim’. O Brasil é realmente a nação da esperança, o país do novo século”.1
Leia histórias de localidades da BSGI, nas quais a Juventude Soka, com entusiasmo e esperança, rompe os limites, promovendo atividades com a “cara” e o dinamismo dos jovens. Não menos importante, o significado da palavra kibo, que consta no título desta matéria, é “esperança”.
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 1.518, 7 ago. 1999, p. A3.
RM Vale do Itajaí, CRE Sul
Reprodução/Foto-RN176 Com a união de toda a organização, Juventude Soka da RM Vale do Itajaí reconfirma objetivo da vitória absoluta – Fotos: Colaboração local
Alçando voo em 2025, a Juventude Soka da RM Vale do Itajaí promoveu um encontro na sede regional e com transmissão para as localidades mais distantes que compreendem a RM. Com foco em ampliar o movimento pelo kosen-rufu na região e levar alegria e esperança para as pessoas, os novos líderes da Juventude Soka da RM objetivaram, em 2025, fortalecer os jovens com atividades como a atuação na Semana da Juventude Soka e a realização de estudos e palestras para a saúde física e mental, que estimulem sua participação mais ativa nas reuniões com união, alegria e leveza.
Sara Letícia Tonolli, vice-responsável pela RM, afirma: “Meu desejo é que todos os jovens da RM Vale do Itajaí continuem avançando e se aprimorando, e que sejam felizes e se tornem modelo para o mundo”.
Reprodução/Foto-RN176 Durante a atividade, foi realizada a concessão de Gohonzon para um jovem – Fotos: Colaboração local
Já Anderson Raupp, responsável pela RM, externou sua decisão: “Tenho imensa gratidão e certeza de que, em 2025, alçaremos voos ainda mais altos. Juntos, tornaremos a RM mais feliz e com resultados concretos”.
RM Curitiba Leste, CRE Paraná
“O movimento da Juventude Soka deve ser permeado pelo espírito de mestre e discípulo.” Com isso em mente, os jovens da RM Curitiba Leste realizaram um encontro leve e descontraído, mas com profundo significado.
Reprodução/Foto-RN176 RM Jaçanã, CNSP – Fotos: Colaboração local
Para não esquecer os objetivos, a melhor maneira é registrá-los por escrito. Foi exatamente o que os jovens fizeram na atividade ao preencherem uma cartela com pontos da Liga Monarca (assinatura dos periódicos, participação no Kofu e concretização de shakubuku). Os responsáveis pela Juventude Soka da RM, Luis Henrique Oliveira dos Santos e Thais Watanabe, manifestaram a decisão da localidade e da Juventude Soka: “Nosso objetivo é construir o novo modelo da Juventude Soka da RM Curitiba Leste em união harmoniosa de ‘diferentes em corpo, unos em mente’, tendo Ikeda sensei como referência, manifestando o mesmo coração que o dele com base no daimoku e hasteando bem alto a bandeira do shakubuku”.
Reprodução/Foto-RN176 RM Jaçanã, CNSP – Fotos: Colaboração local
“Inspirar e incentivar os jovens a viverem o dia a dia de forma mais leve e consciente” foi tema do encontro da Juventude Soka da RM Jaçanã. Abordando diversas questões da atualidade, foi realizado o estudo do escrito Carta de Ano Novo, de Nichiren Daishonin, trazendo perspectivas a serem utilizadas no dia a dia, com nova consciência e contribuindo para uma mudança efetiva, sem “cair no automático” e mantendo a determinação de conquistar os objetivos ao longo do ano, com o espírito de sempre avançar a partir do momento presente. A decisão dos líderes da Juventude Soka é a de “abraçar os jovens da localidade para serem protagonistas na sociedade”.
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO