Kofu — sinônimo de gratidão, oportunidade e transformação

ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO  22/05/2021 08:01

MATÉRIA DA DIVISÃO SÊNIOR

Caros pilares de ouro da BSGI! Desejamos que todos estejam bem, se cuidando e protegendo seus familiares e amigos. Nesse mês, falaremos sobre a importante atividade do Departamento de Contribuintes (Kofu), justamente nesta época tão desafiadora.

Reprodução/Foto-RN176 Divisão Sênior da BSGI – Editora Brasil Seikyo – BSGI

Se observarmos a situação econômica da população em geral, podemos constatar que todos estão se reinventando e desafiando as adversidades surpreendentes da saúde e da economia global. E quando as dificuldades se tornam um tsunami, percebemos que nossos pensamentos ficam confusos. “A convicção é tudo”, assim dizia o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda.

Afirmamos, mais uma vez, sempre existe a bifurcação: o caminho para vencer e o atalho para lugar algum. Companheiros, somos livres para escolher o caminho da vitória. E isso ocorre neste momento, agora, e não de forma sequencial e linear. O passado, o presente e o futuro definem-se neste momento. Se quiser vencer, deve decidir — agora — que vai vencer, pois esse ponto constitui o potencial da vitória no futuro.

A convicção é a certeza da transformação. Esta é a causa inicial da mudança. Galgar pequenas vitórias, persistindo a cada dia com um esforço contínuo, em que todas as situações, boas ou ruins, serão sempre uma oportunidade. Assim será a história de todos na participação do Kofu — nessa contribuição espontânea e tão necessária.

No capítulo “Triunfo”, volume 4, da Nova Revolução Humana, consta:1

O Departamento de Contribuintes foi criado no dia 3 de julho de 1951. Desde então, o crescimento de participantes foi promovido de forma gradativa e firme, tornando- se mais tarde uma grande força no sustento de todas as atividades da Gakkai. Os membros desse departamento sentiam-se felizes, orgulhosos e com profunda gratidão porque foram escolhidos e por ter a honra de servir ao kosen-rufu com suas contribuições. Josei Toda ficou muito satisfeito em ver esse nobre espírito daqueles companheiros. A contribuição na Soka Gakkai difere das coletadas costumeiramente na sociedade, pois a iniciativa de participar está fundamentada na prática da fé, na sincera e fervorosa fé — dessa forma os louvores de Nichiren Daishonin e os benefícios dessa dedicação são imensuráveis.

“Prezar cada pessoa”, “Não deixar ninguém para trás” — quem não ouviu ou leu esses incentivos do presidente Ikeda. Visualizamos nas reuniões e visitas virtuais a vida soberana de cada um, não importando onde esteja fisicamente, geramos e praticamos a importância do valor lógico e físico.

O valor físico é quando estamos construindo um prédio de sede regional ou centro cultural. Comparativamente, quando vamos construir nossa casa, compramos os materiais necessários. Contudo, o maior valor que se tem dentro de uma casa é o seu valor familiar, a dignidade como se vive, o respeito mútuo existente, a tolerância entre todos, pois sem esse conteúdo fica impossível habitar sob o mesmo teto.

Portanto, o valor lógico, que é esse conjunto (dignidade, respeito), torna-se imprescindível porque se percebe que não estamos apenas construindo um prédio, mas salvando as pessoas que perderam o rumo, a força, a dignidade e estão buscando valorar a vida e aumentar a esperança e a coragem.

Quando compreendermos a finalidade, ou seja, o valor lógico, que existe dentro da atividade do Kofu com uma visão diferente e profunda, o valor físico se eleva, tornando-se um grande castelo do kosen-rufu.

No Gosho O Oferecimento de um Manto sem Forro2 encontramos a seguinte passagem:

Como o manto que a senhora ofereceu foi para os budas dos 69.384 ideogramas que compõem o Sutra do Lótus, ele se multiplicou para 69.384 mantos. E como cada um desses 69.384 budas é formado por 69.384 ideogramas do sutra, é como se a senhora tivesse oferecido essa mesma quantidade de mantos a cada um desses budas.

Em outro trecho, Nichiren Daishonin cita:

Esteja firmemente convicta de que os benefícios dessa ação se estenderão aos seus pais, aos seus avós, e muito mais ainda, a incontáveis seres vivos, sem falar de seu marido, a quem a senhora tanto ama.3

Com base nesse escrito, quando usarmos esta vida tão preciosa e desafiarmos, dedicando-nos um pouco a mais pelo kosen-rufu, este será nosso maior oferecimento e acumularemos benefícios imensuráveis.

A revolução humana apenas começa quando fazemos “um pouco a mais”. Imagine se desafiássemos “muito a mais”.

Grande abraço a todos e muito obrigado.

Divisão Sênior da BSGI

Notas:

  1. IKEDA, Daisaku. Triunfo. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 4, p. 101, 2018.
  2. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin, v. I, p. 557, 2014.
  3. Ibidem.