Kosen-rufu começa com uma única pessoa

ROTANEWS176 28/09/2024 07:10                                                                                                                        ENCONTRO COM O MESTRE                                                                                                                                      Por Dr. Daisaku Ikeda

 

 Atuar de forma concreta para mudar positivamente a sociedade a partir da própria revolução humana. Esse tema permeia os tópicos a seguir, selecionados de incentivos do presidente Ikeda.

 

Reprodução/Foto-RN176 Associados ouvindo orientações em torno do Dr. Daisaku Ikeda. Dr. Daisaku Ikeda, ele foi pacifista, filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI, era Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press

O Budismo Nichiren existe para ajudar cada um a se tornar feliz e a atingir o estado de buda. A única maneira de demonstrar a grandiosidade e a validade dos ensinamentos de Daishonin reside na transformação interior daqueles que os abraçam.

Meu mestre, Josei Toda, expressou: “Um dos fundamentos do budismo consiste em não causar dano a ninguém e em ajudar as pessoas a se libertarem do sofrimento. Outro é levar felicidade a todas as pessoas. Esse é o âmago da compaixão do Buda”.1 Quando esses propósitos essenciais são esquecidos, o budismo perde seu propósito e substância. (…)

Toda sensei possuía o profundo discernimento de que “elevar o caráter” é o fator essencial para solucionar os problemas que a humanidade enfrenta. Sua visão se estendia ao nosso mundo atual.

Enquanto o caráter coletivo da humanidade permanecer numa condição baixa e continuar sendo governado pelos instintos animalescos dos seis caminhos [os seis mais baixos dos dez mundos],2 qualquer política ou plano poderá ser conduzido para a direção errada.

O desejo sincero de meu mestre era erradicar a miséria e o sofrimento do mundo. O meio para isso, acreditava ele, consistia em ajudar todos a manifestar o estado de buda e revelar seu mais elevado humanismo. Essa é nossa missão como membros da Soka Gakkai, dizia ele.

Continuemos nos baseando na convicção de Toda sensei e, fortalecendo solidamente nossos alicerces, avancemos juntos rumo ao objetivo fundamental de conduzir a humanidade à iluminação.

IKEDA, Daisaku. Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 3: Kosen-rufu e Paz Mundial. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2024. p. 34-35.

 * * *

Enquanto guerras e desastres naturais afligirem o país, as pessoas não conseguirão obter a felicidade. Não se trata apenas de se esforçar pela própria felicidade. A verdadeira felicidade só pode ser obtida quando oramos por uma sociedade pacífica e próspera para todos e nos dedicamos para tornar isto uma realidade.

Além disso, ao adotarmos essa maneira de viver, conseguimos nos libertar da concha do nosso eu menor e conquistar uma vida genuinamente gratificante e realizada.

Josei Toda disse aos membros da Divisão dos Jovens: “Reflitam sobre como transformar a sociedade e o que precisam fazer para construir uma sociedade ideal! Desejo que baseiem suas ações numa perspectiva mais ampla”.

Gostaria que vocês, jovens, liderassem a jornada da construção de uma sociedade ideal. Espero que se empenhem ativamente na sociedade e deem o máximo de si para ajudar os outros e contribuir para a sua comunidade. Essa é a essência do Budismo Nichiren.

O ser humano é a base da sociedade e das nações, e suas ações são moldadas por ideias, filosofias e religiões.

A situação de uma sociedade depende em larga escala dos princípios e objetivos que norteiam a vida das pessoas. Por isso, é vital que cada indivíduo possua uma sólida filosofia de vida. Nosso movimento em prol do kosen-rufu representa, portanto, um esforço para concretizar o ideal de “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra”.

Ibidem, p. 36-37.

     * * *

Promover o kosen-rufu não se refere meramente a disseminar conceitos e terminologias budistas. Significa cada um de nós entrar em ação, não importando em que lugar do mundo estejamos, e lutar bravamente para transformar o nosso carma por meio da prática do Budismo Nichiren. Consiste em despertar para a nossa nobre missão como bodisatvas da terra3 e espalhar compreensão, confiança e alegria à nossa volta.

kosen-rufu mundial só poderá ser concretizado mediante a ação de incentivar e desenvolver pessoas que tenham a coragem de se levantar e agir por iniciativa própria.

Ibidem, p. 51.

 * * *

O movimento da SGI representa, de fato, um esforço inédito para promover o desenvolvimento e o aprimoramento dos seres humanos com base na filosofia e no espírito de suprema compaixão do Budismo Nichiren. Não é só a organização que importa, cultivar verdadeiros seres humanos é primordial.

O progresso da propagação da Lei Mística para o mundo todo depende do nosso êxito em desenvolver pessoas que assumam a liderança desse esforço. Gostaria de declarar expressamente que cada um de vocês é um nobre pioneiro do nosso movimento.

Devotamo-nos a um empreendimento de escala realmente grandiosa, que se estenderá além dos mais de 10 mil anos dos Últimos Dias da Lei. Consiste em um trabalho monumental para ampliar vastamente o caminho da paz e da felicidade para a humanidade, com base no princípio supremo da Lei Mística.

Muitos no mundo atual ainda não têm conhecimento desse extraordinário ensinamento. Dinheiro algum pode comprá-lo. Trata-se da única e suprema Lei do Universo. Somente quando nos basearmos nessa Lei poderá ocorrer o verdadeiro alvorecer da humanidade. Não há esforço mais sublime, não há um modo de vida mais significativo.

No curso dessa longa jornada, é natural que nos defrontemos com obstáculos e dificuldades de vez em quando. Se tivermos adversidades a superar, poderemos crescer e sentir a emocionante alegria de vencê-las. E quando nos empenhamos com coragem, fé e pureza de coração, todas as dificuldades se convertem em fonte de benefício e boa sorte e se transformam num trampolim para a construção de um futuro ainda mais auspicioso.

Ibidem, p. 52-53.

* * *

Distinções como raça e etnia não são a verdadeira essência de nossa humanidade. São ilusórias, como uma miragem. Em última análise, não servem como “lar compartilhado” ou terreno comum para todos os indivíduos. Atribuir ênfase exagerada a essas definições de identidade pode exacerbar nossas diferenças e atuar como causa de oposição e conflito. O que precisamos fazer é modificar a maneira como vemos nossa existência como seres humanos. Quando isso mudar, tudo mudará.

Juntos, transcendamos as fronteiras da identidade étnica e nacional. Devemos perceber que não somos incapazes nem meros amontoados de matéria física ou escravos de nossos genes. Necessitamos despertar para o fato de que somos muito mais, que possuímos um enorme e ilimitado potencial dentro de nós.

Os seres humanos são unos com o Universo, e o poder que cada um possui é igual a todo o poder do Universo — esta é a mensagem do Sutra do Lótus.

Ibidem, p. 57-58.

* * *

Sem ação, não se pode construir nada; não se consegue alcançar sucesso algum nem a felicidade. Isto se aplica a todos os aspectos da vida e da sociedade. Crítica destituída de ação não passa de lamentação. A lamentação destrói a nossa fé e faz com que nos desviemos do caminho da felicidade.

Todas as vidas se mantêm em movimento. O Universo e a Terra estão em movimento. O mesmo acontece com as plantas, os animais e todos os seres vivos. Viver é permanecer ativo, estar engajado em algo, e uma excelente vida é resultado de boas ações. Uma vida maravilhosa é edificada por meio de ações corretas constantes, dia após dia. Por isso, aqueles que continuam a se esforçar e sempre seguem em frente não obstante as circunstâncias são vitoriosos.

Participar das reuniões em prol do kosen-rufu com o ardente espírito de procura de aprender algo novo, manter diálogos calorosos com familiares e vizinhos, almejando tornarem-se felizes juntos — a verdadeira essência do budismo se mantém viva mediante esforços diários dessa natureza, que também irradiam o brilho do benefício da Lei Mística.

Ibidem, p. 81-82.

    * * *

Prezar cada pessoa é a essência da filosofia centrada no ser humano — ou humanismo — do Sutra do Lótus; é o espírito do Buda. O objetivo fundamental do Sutra do Lótus de habilitar todos a atingir a iluminação também se inicia com o ato de prezar cada pessoa e só pode ser concretizado ao aplicarmos tal conduta em todos os aspectos da nossa vida e empreendimentos.

É fácil falar de modo abstrato em amar ao próximo ou em amar a humanidade, mas pode ser um grande desafio sentir amor ou compaixão por pessoas reais. Um personagem de um romance do escritor Dostoiévski tece a seguinte observação: “Quanto mais amo a humanidade em geral, menos amo as pessoas em particular como indivíduos”.4 E um personagem de outro de seus romances afirma: “No amor abstrato à humanidade, não se ama praticamente ninguém a não ser a si mesmo”.5 Concentrando o foco em seres humanos reais, a Soka Gakkai se dedica a ajudar cada pessoa a obter a felicidade absoluta. É um nobre legado que brilhará intensamente na história da humanidade.

Ibidem, p. 94.

    * * *

A extensão de vida de uma pessoa é limitada. No entanto, se o espírito fundamental de se empenhar pelo kosen-rufu for transmitido de mestre para discípulos por sucessivas gerações, em um corpo organizado de praticantes, essa organização exibirá a eterna energia vital de um buda trabalhando continuamente para conduzir todos os seres vivos para a iluminação.

A Soka Gakkai irradia a sublime luz da compaixão, dissipando a escuridão do sofrimento das pessoas e transmitindo coragem e esperança. Pronuncia-se em defesa da verdade e da justiça com o rugido de leão, aniquilando a mentira e a injustiça. Possui convicção inabalável no poder da fé para transformar o carma e gerar felicidade para si e para os outros. (…)

Como discípulos de Nichiren Daishonin da época atual e orgulhosos membros da Soka Gakkai unidos pelo espírito de unicidade de mestre e discípulo, continuemos nos empenhando pelo kosen-rufu até o fim da nossa vida e, de fato, por toda a eternidade.

Ibidem, p. 152-153.

Notas:

  1. TODA, Josei. Toda Josei Zenshu[Obras Completas de Josei Toda] Tóquio: Editora Seikyo Shimbunsha, v. 1, p. 27, 1981.
  2. “Seis caminhos”: Indicam os seis mundos inferiores dos “dez mundos” — mundo do inferno, mundo dos espíritos famintos, mundo dos animais, mundo dos asura, mundo dos seres humanos e mundo dos seres celestiais.
  3. Bodisatvas da terra: Referência à imensa multidão de bodisatvas que emergem da terra, a quem o buda Shakyamuni confia a propagação da Lei Mística, ou essência do Sutra do Lótus, nos Últimos Dias da Lei.
  4. DOSTOIÉVSKI, Fiodor. The Brothers Karamazov[Os irmãos Karamazov]. Tradução: David McDuff. Londres: Editora Penguin Books, 2003. p. 79.
  5. Idem. The Idiot[O idiota]. Tradução: David McDuff. Londres: Editora Penguin Books, 2004. p. 530.


Dicas de leitura

Confira o tema “Kosen-rufu” no Guia para a Vitória que acompanha esta edição do Brasil Seikyo.

Livro Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz — Parte 3:

Kosen-rufu e Paz Mundial. Para mais informações, acesse: https://cile.brasilseikyo.com.br/sabedoria-para-criar-a-felicidade-e-a-paz-vol-3

Foto: Seikyo  Press

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO