Kotekitai, sessenta anos

ROTANEWS176 09/09/2023 14:00                                                                                                                            NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Como jovens de primeira categoria, integrantes da Asas da Paz Kotekitai do Brasil celebram fundação determinando voo ainda maior rumo aos ideais da cultura Soka.

 

Reprodução/Foto-RN176 A Kotekitai do Brasil (Asas da Paz), comemora os seus 60 anos – Foto: Colaboração local

Exemplos de tradição, graça e força — assim são as jovens musicistas da BSGI que buscam, por meio da arte da dança e da música, inspirar e incentivar as pessoas. Reunidas na Asas da Paz Kotekitai do Brasil (APKB), banda feminina criada em 1963, as irmãs Koteki, como se autodenominam, celebraram seis décadas de fundação no dia 19 de agosto último.

Foi um dia inteiro de programações, as quais exaltaram os valores e a missão do grupo APKB ao longo dos anos; e, mais que isso, fortalecendo a base que o impulsionará para os próximos anos.

Do fundador do grupo, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Daisaku Ikeda, veio a mensagem tão aguardada para a Convenção das Vanguardistas da Glória Soka Asas da Paz Kotekitai Brasil (APKB) — Sessenta Anos. Ele ressalta: “Meu desejo é que, com a música dos anjos de coração puro, vocês abram definitivamente o portal da felicidade”. (Leia íntegra abaixo, também disponível no BS+.)

Compromisso assumido

A responsável pela APKB da BSGI, Priscila Goes, salientou o fato de, por meio do treinamento recebido, ser criada a base do fortalecimento da juventude. Disse que, pela postura de Ikeda sensei, “Temos um claro exemplo do que é ser e como nos tornar uma jovem de primeira categoria”. Ponderou que as integrantes do grupo são possuidoras do potencial e dos direcionamentos concedidos pelo presidente Ikeda para tornar a Asas a maior e melhor referência musical do Brasil e do mundo. Para isso, firmou com as participantes de norte a sul do Brasil os seguintes compromissos:

Reprodução/Foto-RN176 Responsável pela APKB da BSGI, Priscila Goes – Foto: Colaboração local

  1. Como uma jovem de primeira categoria, eu vencerei todos os dias na recitação do meu daimoku(o daimokudeve ser a base da nossa vida, e também a nossa grande força).
  2. Como uma jovem de primeira categoria, eu me encontrarei diariamente com o mestre (nem que seja uma única sentença ou frase, vamos nos desafiar a estar em constante contato com as orientações e direcionamentos de Ikeda sensei).
  3. Como uma jovem de primeira categoria, eu me esforçarei para transmitir esperança e coragem ao som da minha melodia a cada uma das pessoas com quem puder me encontrar (mais do que tocar uma música, que possamos entoar os sons que impulsionem a revolução humana e que toquem o coração das pessoas).

Evolução constante

Um dia de falar de história, retratado em mensagens e em vídeo especialmente preparado, nos quais as participantes se surpreenderam com o carinho da Fuji Kotekitai do Japão e com as palavras da primeira responsável pela Kotekitai brasileira (kotekibutyo), Itsuko Morihara, que emocionaram a todas.

Em suas considerações, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, falou da denominação recebida pelo grupo em 2018 e sobre as três diretrizes que Ikeda sensei ofereceu na ocasião. Com o sentimento de que cada integrante superasse os desafios diários, confirmou alguns pontos fundamentais destacados pelo Mestre, tais como incentivo dessa nova jornada que se inicia para todas, em especial sobre o poder da oração, e que nossa capacidade de extrair energia vital se resume à força da nossa fé. “Quando estiver sofrendo, triste ou magoada, simplesmente recite Nam-myoho-renge-kyo de coração aberto. Conforme for recitando, sentirá a coragem brotar dentro de si, enchendo-a da convicção de que triunfará sobre todas as suas preocupações.” Miguel Shiratori destacou trechos da mensagem do presidente Ikeda, encorajando-as a gravá-los no coração, direcionando a elas incentivos para que promovam um movimento grandioso das irmãs Koteki em todo o país.

Uma vez Kotekitai, sempre Kotekitai!

Jovens e veteranas do grupo uniram corações nessa significativa celebração. Em Maringá, na parte da manhã do sábado, 19, cerca de 145 representantes de núcleos da Asas do país foram recebidas com o carinho característico das irmãs Koteki de Maringá e região, um total de 244 integrantes. Das localidades mais distantes, destacam-se Manaus, AM; Caucaia, CE; Sul e Norte-Catarinense. As organizações da CRE Sul se dedicaram com afinco a apoiar em tudo.

Na pré-convenção, as líderes da Juventude Soka da BSGI falaram do orgulho de terem feito parte da Kotekitai no passado, trazendo para a atuação que desenvolvem hoje o precioso treinamento recebido. Camila Akama, da Divisão dos Estudantes (DE); Livia Endo, da Divisão Feminina de Jovens (DFJ); e Monique Tiezzi, coordenadora da Juventude Soka, ofereceram fortes encorajamentos às líderes Koteki. Marcia Ito, coordenadora da Divisão Feminina (DF) da CRE Paraná, veterana do grupo, também relatou sua experiência.

As integrantes das comissões estavam se organizando e preparando tudo desde abril (foram 56 representantes de norte a sul do país, sendo elas líderes da APKB de núcleo, coordenadoria e liderança da BSGI).

Pelo Brasil

Meses de preparativos culminaram no encontro presencial em Maringá, PR, reunindo representantes e outros polos que realizaram atividades com veteranos durante esse período e também no dia da convenção. No total apurado até o fechamento, presencialmente em Maringá estiveram 415 pessoas; e, por transmissão, 6.500 viram o vídeo mais de uma vez. Para que essa grandiosa interação se tornasse realidade, as irmãs Koteki se uniram na recitação do daimoku e nos objetivos de shakubuku desde o início do ano.

Reprodução/Foto-RN176 Petrolina – Foto: Colaboração local

O movimento contagiou também as veteranas da Asas. Em alguns grupos reunidos em aplicativos sociais, o número chegou a setecentos participantes, que a todo momento compartilhavam emoções, e relembraram os vários uniformes e eventos vivenciados.

Ao longo dos anos, a Asas vem fortalecendo sua base e criando autênticos “valores humanos”. Entre as atuais integrantes da Divisão Feminina, é certo encontrar as que um dia passaram pelas fileiras dos “anjos da paz”. Por esse motivo, on-line ou presencialmente, o coro declamando o poema Anjos da Paz se fez ouvir pelo Brasil.

Mensagem do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda

Sinceros parabéns pela convenção comemorativa dos sessenta anos de fundação do meu adorado grupo Asas da Paz Kotekitai do Brasil que tanto confio!

Estou acompanhando e prestando atenção a tudo, orando junto com minha esposa pelo total êxito, sem nenhum acidente, do encontro de hoje.

Em várias localidades do imenso Brasil, nossa Kotekitai transmite esperança e coragem para os preciosos amigos ao som da melodia dos “anjos da paz”. O buda Nichiren Daishonin está, com certeza, observando a árdua e nobre luta de vocês.

Nos escritos sagrados consta que “o mais valioso é o tesouro do coração” e que devemos nos esforçar “para acumular o tesouro do coração”.1

Reprodução/Foto-RN176 Grande ABC – Foto: Colaboração local

Meu desejo é que, com a música dos anjos de coração puro, vocês abram definitivamente o portal da felicidade. E, além disso, com o bailar dos anjos de coração alegre, abram o portal da amizade. Da mesma forma, com a marcha dos anjos de coração forte, abram o portal da paz!

Peço que as irmãs Koteki, de resplandecente boa sorte e sabedoria, bailem alegre e livremente, em sólida união, a juventude de grandiosas vitórias.

Daqui para a frente também, minha esposa e eu enviaremos daimoku com todas as forças, orando pela harmonia, pelos benefícios e pela ilimitada e gloriosa vitória de vocês e de seus familiares.

Em agosto de 2023

Daisaku e Kaneko Ikeda

Nota:
1. Cf. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 112, 2017.

Alçar voo rumo ao futuro

“Foi bastante gratificante participar dos bastidores dessa significativa atividade. Este ano tem sido bastante desafiador, mas estou vencendo. Chegar aqui foi demais, pois nós nos conectamos, vivendo juntas esse precioso momento. Renovei meu juramento de me empenhar ainda mais. Minha decisão é de expandir a Kotekitai do Rio Grande do Sul, inspirando as jovens a fazer parte desse movimento. É realmente um grupo onde transformamos muita coisa, pelo aprendizado, disciplina, organização. Volto ainda mais determinada”. Jeniffer Almeida, do Rio Grande do Sul

“Chegar aqui foi um grande desafio e, ao mesmo tempo, um divisor de águas. Após a pandemia, nós nos reencontramos e determinarmos juntas esse novo levantar. A partir desse momento, voltarmos à nossa localidade e realizarmos o nosso melhor, e que, dentro das grandes dificuldades e limitações, esse dia não fique apenas na emoção. Muito daimoku envolvido. Nossa vida é fluida, os desafios estão aí. Construiu-se hoje um novo sentimento. E, dessa maneira, reconfirmo a decisão de encontrar cada companheira como se fosse o Mestre, desenvolvendo uma luta que consiga abarcar todo o seu coração”. Izis Andrade, de Manaus

Símbolos criativos

Reprodução/Foto-RN176 Desenho de ilustração da matéria – Foto: Colaboração local

A Asas já tem suas novas mascotes, escolhidas em votação on-line. Nomes e estilo definidos para representar a diversidade que existe dentro do grupo.

Lembrança para o Mestre

Como oferecimento ao sensei, alusivo à celebração dos sessenta anos da Asas, foi produzido um pandeiro personalizado com o logo, uma caixa com gravação do nome do presidente Ikeda e o tema da atividade. Além disso, um cordel com versos que contam a história do grupo foi preparado por representantes da Kotekitai em conjunto com um veterano membro da organização e morador da cidade de Fortaleza, CE. E um álbum com imagens dos encontros.

Saiba mais:

Acompanhe as novidades do grupo Asas no Instagram @asasdapaz

Fotos: Colaboração local

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO – BSGI