ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 27/05/2023 15:20
Realizada no Palácio Memorial da Paz Eterna cerimônia em memória das mães.
Reprodução/Foto-RN176 presidente da BSGI, Miguel Shiratori, profere suas palavras durante a cerimônia
Uma solene cerimônia em memória das mães que dedicaram esforços em prol do kosen-rufu. Este foi o significado da atividade realizada no dia 14 de maio no Palácio Memorial da Paz Eterna, em Itapevi, SP, em duas sessões e com transmissão pela internet.
Mãe, joia preciosa
No início da solenidade, houve uma reflexão sobre o papel das mães: existe a mãe do coração, a mãe do kosen-rufu e também a mãe que abraça a todos sem distinção. Representantes da Divisão dos Estudantes gravaram vídeos externando seu sentimento de gratidão e de respeito às mães.
No poema Dedico às Grandes Mães que Vivem com Otimismo, de autoria do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, ele enfatiza:
“A glória deriva do coração de uma mãe. / A glória reluz intensamente no sorriso de uma mãe (…) / A força da persistência, a alegria de viver e a esperança / O nosso sol se eleva”.
Avançar em prol do kosen-rufu pelas três existências
A cerimônia em memória das mães foi realizada com o sentimento de iluminar a vida dos nobres entes queridos e de aprofundar a convicção de todos na Lei Mística, tendo a decisão de avançar em prol do kosen-rufu.
Meiry Hirano, coordenadora da Divisão Feminina da BSGI, manifestou seus agradecimentos e dedicou incentivos aos participantes. Ela compartilhou com todos um trecho do escrito O Sutra da Verdadeira Retribuição:1 “A respeito da dívida de gratidão que temos para com nossos pais, nosso pai pode ser comparado ao céu, e nossa mãe, à terra; e seria muito difícil dizer a qual dos dois devemos mais. No entanto, é particularmente difícil retribuir à imensa compaixão de nossa mãe”.
Na sequência, Meiry frisa: “Neste dia, em que nosso coração pulsa ainda mais com saudade, expresso meus sentimentos aos que perderam um ente querido. Em especial, dedicamos essa cerimônia para expressar às nobres mães nossa eterna gratidão. Realmente, a mãe é uma joia preciosa. Decidimos nos tornar as pessoas mais felizes do mundo”.
Miguel Shiratori, presidente da BSGI, parabenizou a todos os membros da organização que apreciaram a cerimônia, via internet e presencialmente, e salientou a importância da prática do Budismo Nichiren que nos ensina a ultrapassar os sofrimentos. Ele compartilhou um trecho do incentivo de Ikeda sensei que diz: “Os laços de vida a vida cultivados na presente existência não são cortados ou extintos com a morte. Embora sejam invisíveis como as ondas de rádio, esses laços duram eternamente. Com esta profunda convicção, embora a tristeza da perda persista, não haverá sensação de solidão”.2
Finalizando seus incentivos, Shiratori solicitou aos familiares e amigos que sempre se lembrassem dos bons momentos vividos e que a condição da felicidade dos familiares, sem dúvida, será a causa mais efetiva para a felicidade e 0 repouso daqueles que faleceram.
Com o mais elevado respeito, a Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI), representada pelo grupo de cordas da Camerata Ikeda, entoou duas canções, sendo uma delas Haha [Mãe]. A obra é de autoria do presidente Ikeda e expressa seu sentimento de louvar a vida das mães em sua admirável jornada pelo kosen-rufu.
No topo: presidente da BSGI, Miguel Shiratori, profere suas palavras durante a cerimônia
Notas:
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 196, 2017.
- Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.425, 30 jun. 2018, p. E1-E3.
Foto: BS