ROTANEWS176 08/02/2025 11:00 DISCURSO DO PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI Por Sr. Minoru Harada
Discurso do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada
Congratulações pela realização da 6ª Reunião de Líderes da Soka Gakkai que anuncia o descortinar do “Ano do Alçar Voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”!
Felicito também pela nova partida, repleta de esperança, da Divisão das Mulheres.
Meus sinceros parabéns!
E, ainda, no dia de hoje, estão participando 99 pessoas, integrantes da SGI, de catorze países e territórios. Sejam bem-vindos de tão longe.
Manifesto-lhes as mais sinceras boas-vindas!
Reprodução/Foto-RN176 Aspecto da 6a Reunião de Líderes da Soka Gakkai, comemorativa do 50o aniversário de fundação da Soka Gakkai Internacional (SGI) e realizada no Auditório Memorial Toda, em Sugamo, Tóquio, em 11 de janeiro de 2025
Nem é preciso dizer novamente que as publicações de Ikeda sensei se baseiam no princípio da “revolução humana” herdado do seu mestre, Josei Toda, e revivesceram o Budismo de Nichiren Daishonin para a atualidade, do ponto de vista da filosofia de vida. É um legado espiritual para toda a humanidade, que ilumina o futuro da paz, cultura e educação.
Além disso, as orientações do Mestre indicam o método universal dos movimentos de revolução humana e do kosen-rufu, e são os eternos princípios básicos e fundamentais para a Soka Gakkai.
Sensei nos orientou:
O kosen-rufu se propaga em dois sentidos: horizontal e vertical. O sentido horizontal é o laço de compreensão do budismo que ampliamos entre nossos amigos, e o vertical é a transmissão do budismo de pais para filhos, para netos e para as sucessivas gerações.1
Considerando essa orientação, o sentido horizontal corresponde a propagar o pensamento e a filosofia do presidente Ikeda para todo o mundo. E o sentido vertical refere-se a transmitir as orientações do Mestre para as gerações futuras. Essa é a missão confiada pelo Mestre a nós, discípulos.
Além disso, na recente Conferência Executiva da Soka Gakkai, os componentes da Divisão dos Jovens falaram sobre a necessidade de ter mecanismos que possibilitem atender às significativas mudanças na forma com que as gerações mais jovens coletam informações, para que as pessoas possam acessar e pôr em prática os princípios básicos e fundamentais deixados pelo Mestre.
Levantou-se a questão de que, ao se pensar no rápido desenvolvimento do kosen-rufu mundial daqui em diante, o estabelecimento de um serviço de busca fácil da vasta coleção de obras e de orientações de Ikeda sensei se torna uma exigência da época. Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia de inteligência artificial (IA) generativa, os serviços de busca possibilitam encontrar respostas para as perguntas facilmente, como se estivessem conversando com a pessoa. Houve também esse tipo de sugestão para ser utilizada na Gakkai.
Reprodução/Foto-RN176 Presidente da organização, Minoru Harada, discursa durante o encontro (Tóquio, Japão, 11 jan. 2025)
Nesse sentido, decidimos iniciar o desenvolvimento de serviços de busca das obras e das orientações de Ikeda sensei utilizando a tecnologia de IA generativa. Acreditamos que, para evitar ataques de terceiros mal-intencionados e, considerando os custos operacionais, provavelmente o serviço será oferecido mediante plano de assinatura. Forneceremos mais informações assim que os detalhes forem definidos.
Quando se fala em inteligência artificial (IA), talvez haja pessoas que imaginem a existência de algo que replique a voz de Ikeda sensei com o qual consigam conversar com ele. Porém, o serviço de busca a que nos referimos não é nada disso. Trata-se de mera utilização da tecnologia de IA generativa para serviços de busca. Portanto, os resultados da busca não serão palavras criadas automaticamente por inteligência artificial. Acreditamos que deva ser um serviço de busca amigável capaz de apresentar as obras e as orientações de Ikeda sensei na forma de citações.
Reprodução/Foto-RN176 Foto comemorativa com representantes da Soka Gakkai de diversos países em curso de aprimoramento promovido no Japão (jun. 2024)
De todo modo, nossa IA será uma simples ferramenta, isto é, um meio, e não um fim.
No romance Nova Revolução Humana consta uma cena em que um membro fica admirado ao presenciar o aspecto de Shin’ichi Yamamoto dedicando-se a uma orientação individual:
Orientação é compaixão; consiste em compartilhar do sofrimento dos outros. É convicção. Essa energia vital comove as pessoas e desperta a coragem interior delas.2
A IA generativa é algo que processa o histórico de buscas, para chegar estatisticamente às palavras e às frases mais usuais que estejam contextualmente alinhadas com a pergunta do usuário, oferecendo respostas em ordem de relevância. A IA não possui emoção nem vontade própria. Ela não passa de uma escolha de palavras baseada em reconhecimento de padrões e probabilidades. Por isso mesmo, há até o perigo inerente de trazer mentiras como se fossem verdades. É desprovida de características humanas como “compaixão”, “empatia” e “convicção”.
Em essência, na IA generativa, não há possibilidade de realizar orientações e incentivos no verdadeiro sentido.
Reprodução/Foto-RN176 Coral Fuji, formado por estudantes do ensino fundamental 2, canta a canção da DE do Japão, Yuuki no Ippo [“Um Passo de Coragem”]
Ikeda sensei leu com a própria vida os ditos dourados dos escritos:
Se em um único momento de vida esgotarmos as dores e aflições de milhões de kalpa, então instante após instante surgirão em nós os três corpos do buda com os quais somos eternamente dotados. Nam-myoho-renge-kyo é apenas essa prática diligente.3
Ele incorporou em sua vida o espírito de mestre e discípulo.
A postura de se satisfazer com a resposta fornecida pela IA, considerando-a verdadeira, não é adequada em termos de fé. Algumas vezes, pode haver orientações que pareçam ser frontalmente opostas entre si para um mesmo assunto. Nessas ocasiões, é preciso pensar e refletir, orando e pondo-as em prática, sobre qual é a essência dessas orientações, quais as diferenças e quais os pontos em comum. É somente com a “prática diligente” de procurar se aproximar do coração de Ikeda sensei que existem a quintessência da fé e a pulsação do espírito de mestre e discípulo.
De toda maneira, daqui para a frente, não somente nessa questão, vamos pôr em ação os projetos e as reformas necessárias, revisando de forma abrangente e radical das mais variadas perspectivas, para que a organização possa se reinventar como a “Soka Gakkai de Força Jovem Mundial”.
Por favor, conto com o apoio de todos.
No dia 26 deste mês [janeiro de 2025], receberemos os cinquenta anos de fundação da SGI.
Naquele ano de 1975, Ikeda sensei realizou o primeiro encontro com o Dr. Aurelio Peccei, cofundador do Clube de Roma, internacionalmente famoso grupo de pensadores. A partir de então, ele aprofundou o intercâmbio de amizade com ele.
Em uma entrevista publicada na edição de Ano-Novo do Seikyo Shimbun, o secretário-geral do Clube de Roma, Carlos Alvarez Pereira, expressa-se sobre a importância da filosofia da revolução humana:
Reprodução/Foto-RN176 Durante a Reunião de Líderes da Soka Gakkai realizada em janeiro de 2025, representantes da nova geração de jovens expressam sua decisão de avançar, vencendo os desafios.
O que quero enfatizar em especial é que o conceito de revolução humana amplia o significado de “o que é uma existência correta”. Uma vida verdadeiramente correta é estabelecer relações positivas com as outras pessoas e com o ambiente natural. Dessa perspectiva, é algo diretamente ligado ao objetivo de um futuro sustentável do planeta. Penso que aí se encontra o significado atual da “revolução humana”.
Ikeda sensei descreveu o período do 90º ao 100º aniversário da Soka Gakkai: “Este é o momento decisivo para mudar resolutamente o ‘destino da humanidade’”.
Agora que estamos na metade desta “década decisiva”, a humanidade enfrenta o risco do uso de armas nucleares e a iminente crise climática. Não é exagero afirmar que a filosofia da revolução humana detém a chave do destino da humanidade.
De nossa parte, comprovando, cada um de nós, a vitória da nossa própria revolução humana, gostaria que falássemos sobre a importância da “revolução humana” nos diversos níveis.
Reprodução/Foto-RN176 Durante a Reunião de Líderes da Soka Gakkai realizada em janeiro de 2025, representantes da nova geração de jovens expressam sua decisão de avançar, vencendo os desafios. Performance de música eletrônica contagia os participantes
Dessa maneira, vamos iniciar o voo da Soka Gakkai de Força Jovem Mundial com o impulso dos nossos próprios pés. Todos concordam?
E, também, objetivando inicialmente o dia 16 de março, lancemo-nos corajosamente com o coração de um jovem à criação de “valores humanos” e aos diálogos da expansão, enfrentando os ventos gélidos com orgulho.
Muito obrigado!
MINORU HARADA
PRESIDENTE DA SOKA GAKKAI
Notas:
- IKEDA, Daisaku. Esplendor. Nova Revolução Humana, v. 6. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 147.
- IKEDA, Daisaku. Brisa Suave. Nova Revolução Humana, v. 25. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2019. p. 231-232.
- The Record of the Orally Transmited Teachings[Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai,
FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO