ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 24/04/2021 10:39
EDITORIAL
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
A alimentação é um processo de ingestão de alimentos que garante o funcionamento do organismo. Nosso corpo não é capaz de se manter depois de muitos dias sem comida. Um bebê, que não consegue compreender isso, mesmo com fome, por vezes se recusa a receber o alimento que os pais oferecem. Apesar disso, com compaixão, mãe e pai continuam a insistir em alimentar a sua criança.
Em 28 de abril de 1253, o buda Nichiren Daishonin recitou pela primeira vez o Nam-myoho-renge-kyo. E em uma de suas cartas, ele comparou sua dedicação em “pôr os cinco ou sete ideogramas do Myoho-renge-kyo na boca de todos os seres vivos” com a “compaixão de uma mãe quando se esforça para pôr o leite na boca de seu bebê”.1 Esse é o espírito com o qual o Buda recitou daimoku e passou a ensinar as pessoas a fazê-lo. Daishonin também registrou que, quando declarou seu ensinamento pela primeira vez, ele o fez para “algumas pessoas”,2 e não para um grande público.
Com a mesma intenção e propósito do Buda, séculos depois surge a Soka Gakkai. Essa organização promove os ensinamentos deste budismo estabelecido no século 13 com a mesma compaixão ensinada por Nichiren Daishonin e assim promove o kosen-rufu neste mundo real. As reuniões de palestra realizadas nos blocos e nas comunidades também dão continuidade ao que foi ensinado por ele, pequenos encontros em que se cria o laço de pessoa a pessoa com a filosofia do budismo.
Nesta edição, leia matéria sobre a data especial que marca o início do fluxo pela propagação da Lei Mística pelo bem de todas as pessoas. O curso desse movimento não foi sem obstáculos, como Ikeda sensei afirma: “A navegação do kosen-rufu é sempre através de mares revoltos e ondas bravias”.3 Na mesma data deste jornal, 24 de abril, mas do ano de 1979, nosso mestre foi forçado a renunciar à presidência da Soka Gakkai. Na ocasião, ele bradou: “Construiremos infalivelmente uma nova era! Por favor, conto com vocês. Futuramente todos irão admirar o nosso grandioso trabalho”.4
Hoje, brindamos a concretização desse brado que foi como o rugido de um leão. Neste mês em que se encerram tão significativas datas, vamos também decidir dar continuidade ao legado de Nichiren Daishonin com a coragem de Ikeda sensei.
Boa leitura!
Notas:
- The Writings of Nichiren Daishonin, v. II, p. 931.
- Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin, v. I, p. 680, 2014.
- IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 30-I, p. 21, 2020.
- Brasil Seikyo, ed. 1.829, 28 jan. 2006.