ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 23/09/2022 13:34 DA REDAÇÃO EDITORIAL DO JBS
Reprodução/Foto-RN176 Foto do nome Editorial do JBS – Editorial do Brasil Seikyo – BSGI
A primeira universidade da história foi fundada pelo filósofo grego Platão, após a morte do seu mestre, Sócrates. O local escolhido foi um belo parque no interior de Atenas, chamado Jardim de Academos, nome de um lendário herói ateniense. Dessa forma, sua escola de ensino superior ficou conhecida como Academia de Platão e deu origem à palavra “academia”, como a conhecemos hoje.
Os estudiosos acreditam que a fundação da Academia de Platão foi um dos eventos de suprema importância para a história do pensamento ocidental. Tratava-se da primeira instituição de investigação filosófica e científica, que não pretendia reunir um grupo em torno de um sábio, em que os demais se limitavam a seguir ou a reproduzir uma doutrina. Era sim uma comunidade de estudiosos com diferentes graus de desenvolvimento que, por meio do diálogo, se dedicavam a novos saberes, com a principal finalidade de se tornarem capazes de renovar o Estado.
Outra característica de Platão ao conceber a sua academia foi prever em regulamento a continuidade da instituição após a morte do fundador. O discípulo de Sócrates se empenhou como mentor até cerca de 80 anos e as gerações que o sucederam mantiveram a Academia de Platão por nove séculos.
O presidente da Soka Gakkai Internacional, Daisaku Ikeda, fala sobre esse feito:
Platão dedicou-se de corpo e alma à academia, utilizando-se de seus próprios recursos para desenvolvê-la. Aproximadamente trinta anos após a fundação da escola, as dinâmicas atividades de seus alunos começaram a se destacar no palco da história. (…)
O estimado biógrafo e moralista grego Plutarco, que escreveu Vidas Paralelas, afirmou que Platão havia deixado algo de excelência muito maior que suas notáveis obras sobre as leis e o Estado. Qual seria exatamente esse legado de Platão, ainda mais excelente que seus escritos, e que brilha nos anais da história? Plutarco refere-se à galáxia de pessoas capazes que surgiram na Academia de Platão.
Alguns dos alunos da Academia tornaram-se líderes civis em Atenas. Outros foram para o exterior, onde realizaram importantes contribuições para a paz e a estabilidade social. A alguns desses alunos foi confiada a tarefa de escrever as leis e outros atuaram como conselheiros políticos de Alexandre, o Grande. Muitos se tornaram importantes eruditos do período helênico. A transformação social alcançada graças ao espírito comum de mestre e discípulo atraiu a atenção das pessoas e fez com que Platão conquistasse uma imensa confiança entre os líderes de muitos povos diferentes.1
Igualmente, com profundo significado, o presidente Ikeda denominou o encontro de jovens brasileiros, ocorrido nos dias 9, 10 e 11 de setembro, de Academia Índigo Juventude Soka do Brasil. Veja matéria com a cobertura completa da atividade nesta edição.
Ikeda sensei afirma que “A Soka Gakkai é uma grande academia onde as pessoas aprendem a ser sábias, a transformar carma em missão e a viver juntas, em paz, desfrutando saúde e felicidade”. Leia os incentivos das próximas páginas e se una a esta grande academia.
Ótima leitura!
Nota:
- Brasil Seikyo, ed. 1.708, 19 jul. 2003, p. A3.