Legado em construção

ROTANEWS176 26/04/2025  12:15                                                                                                                          NOTÍCIA DIRETO DA REDAÇÃO DO JBS

Membros de São Pedro da Aldeia constroem admirável história de avanço do kosen-rufu local

 

Reprodução/Foto-RN176 Reunião de palestra do Distrito São Pedro da Aldeia — Foto: Colaboração local

Praias com areia branca e águas claras, praças verdes e patrimônios históricos nacionais — esse é o cenário que emoldura os arredores do Distrito São Pedro da Aldeia, localizado na cidade de mesmo nome, no litoral fluminense. A cidade possui uma rica herança cultural e foi palco de momentos importantes para o país, como a passagem do cientista Charles Darwin em sua visita ao Brasil no século 19. Assim como a região, o distrito constrói relações memoráveis na história da localidade.

Jovens em movimento

O encontro da Juventude Soka (JS) na localidade é um importante propulsor do incentivo à prática e do fortalecimento da relação dos jovens com o Mestre. Essas atividades ocorrem sempre de forma alegre, leve e muito interativa para que todos se sintam motivados a dialogar, expor suas ideias e sentimentos como amigos e companheiros que lutam juntos por um mesmo ideal.

Os líderes do distrito aproveitam os pontos turísticos e a própria natureza da cidade para fazer visitação a museus e espaços culturais e realizar encontros ao ar livre, como o ocorrido na Praia da Tereza, com destaque para o recital de poemas como momento cultural da atividade. Os membros também visitaram o Museu do Sal e aprenderam mais sobre a importância da produção de sal marinho para a região e para os demais municípios da área, além de conhecerem a Lagoa de Araruama, considerada a maior laguna hipersalina do mundo. Com essa atividade, os jovens perceberam a relevância de agir no seu palco de atuação para criar mudanças na sociedade.

Inspirados por essa percepção, os membros participam mais ativamente nas reuniões de palestra, com apresentações artísticas e atuação nos bastidores, como afirma Wagner Soares Gonçalves Rocha, responsável pela Juventude Soka do Bloco Centro: “Com as atividades, estamos expandindo a presença de mais jovens na órbita da Gakkai, além de incentivar os membros a comprovar os benefícios da prática da fé e falar alegremen-te sobre os ideais do budismo e sobre o nosso mestre da vida, Daisaku Ikeda, aos amigos”.

Prezar cada pessoa

Desde a sua fundação há nove anos é mantido o espírito de expansão que resultou no atual formato da localidade com as Comunidades São Pedro e Fluminense. Com esse sentimento, os encontros são intensificados para criar e fortalecer os laços de amizade, com resultados expressivos no Kofu, no comparecimento às reuniões e na assinatura dos periódicos, fazendo de São Pedro da Aldeia o Distrito Monarca, como diz Giselle Maria de Lima, vice-responsável pela Divisão Feminina do distrito: “Nossa luta por meio dos incentivos é para despertar a todos a fazer sua revolução humana com base nas orientações deixadas pelo nosso querido mestre, Ikeda sensei”.

Os Blocos Centro, Praia do Sol, Campo Redondo e Fluminense compõem o Distrito São Pedro da Aldeia, sendo o núcleo das atividades do kosen-rufu local. Além da palestra, são realizados encontros semanais da Academia Magia da Leitura, fonte de incentivo e de aprimoramento para membros e convidados. Os diálogos realizados nessas oportunidades encorajam e incentivam a vida de cada participante a desafiar e a vencer suas adversidades, como é o caso de Vera Paem, simpatizante apresentada pela Divisão Feminina.

Fé que transforma tudo

Reprodução/Foto-RN176 Visitação ao Museu do Sal pela Juventude Soka

Vera conheceu o Budismo de Nichiren Daishonin por meio dos incentivos da amiga Maria José Andrade, membro do Bloco Fluminense, que a levou à primeira reunião. A partir de então, ela vem participando dos encontros e, com os incentivos dos companheiros e a recitação diária do daimoku, Vera comprovou a veracidade da prática ao passar por um momento de manifestação do carma da doença. “Com a recitação do daimoku, transformei um grave quadro de erisipela na perna sem ficar com uma mancha sequer. Sou grata por tudo o que tenho obtido nas minhas orações e a Ikeda sensei por trazer o budismo para o Brasil”, relata, com gratidão.

Iluminar o coração

A fim de desenvolverem a luta da Liga Monarca e fortificarem ainda mais a base, os líderes promovem treinamentos regulares com orientações e estudo. O objetivo é incentivar e despertar os membros para o próprio potencial por meio da prática da fé.

Respeitando as características de cada um, as divisões realizam uma luta conjunta ao apoiar com entusiasmo o desenvolvimento dos membros. Assim como o magnífico pôr do sol observado nas praias regionais, eles iluminam o coração das pessoas ao expandirem o humanismo Soka.

FONTE: JORNAL BRASIL SEIKYO