ROTANEWS176 E POR JORNAL BRASIL SEIKYO 27/01/2023 08:50 ESPECIAL DA REDAÇÃO
Reprodução/Foto-RN176 Austregésilo de Athayde, então presidente da Academia Brasileira de Letras, recepciona calorosamente Ikeda sensei em sua chegada para a quarta visita ao Brasil (Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, 9 fev. 1993).Dr.Daisaku Ikeda. Ele é um filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista da SGI atualmente o Mestre e Presidente da Soka Gakkai Internacional – SGI – Fotos: Seikyo Press / BS
Quando o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, desembarcou no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, em 9 de fevereiro de 1993, começou a ser delineada ali uma nova BSGI. Passados nove anos desde a sua visita anterior, em 1984, a organização já havia alcançado um grandioso desenvolvimento com amplo reconhecimento aos seus esforços por parte da sociedade brasileira.
As três primeiras visitas de Ikeda sensei ao Brasil, no entanto, foram caracterizadas por um verdadeiro desbravamento, o abrir do caminho do kosen-rufu com a vitória sobre inúmeras dificuldades.
Em 1960, o presidente Ikeda veio ao país plantar a semente do Budismo de Nichiren Daishonin e da organização em sua primeira viagem para fora do Japão. Mesmo com o risco devido à saúde fragilizada, cravou aqui a pedra fundamental da amada BSGI sob o brado: “Contudo, eu irei!”.
Na segunda visita, em 1966, a situação política brasileira estava conturbada com a instauração do regime militar em 1964. Nos eventos públicos, Ikeda sensei e comitiva foram acompanhados por agentes da polícia, e alguns jornais brasileiros chegaram a publicar artigos com informações completamente distorcidas com relação à Soka Gakkai.
Uma terceira visita estava programada para 1974, mas não se concretizou, entristecendo profundamente os integrantes da BSGI. As lágrimas foram convertidas em decisão, esforço e superação, até que, em 1984, finalmente Ikeda sensei veio ao Brasil, num encontro emocionante e histórico com os membros.
A quarta visita, em 1993, consagrou o reconhecimento de autoridades e personalidades do país, como Austregésilo de Athayde, da Academia Brasileira de Letras (ABL), à obra monumental do presidente Ikeda pela paz e felicidade da humanidade. Também foi o momento em que a família BSGI sentiu o coração bater forte junto com o do Mestre, vislumbrando um brilhante futuro.
Passadas três décadas daqueles memoráveis eventos, a BSGI dedica-se a comprovar a denominação de “Monarca do Mundo” recebida do presidente Ikeda, e alça novos voos rumo aos seus setenta anos de fundação e ao centenário da Soka Gakkai em 2030. Com os jovens sucessores na vanguarda, é hora de os discípulos Ikeda cristalizarem os anseios do Mestre, contribuindo para construir, dia a dia, uma verdadeira civilização humanística.
No topo: Austregésilo de Athayde, então presidente da Academia Brasileira de Letras, recepciona calorosamente Ikeda sensei em sua chegada para a quarta visita ao Brasil (Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, 9 fev. 1993)
Foto: Seikyo Press