Lesão no tornozelo: como evitar e cuidados específicos para a corrida

ROTANEWS176 E POR ATIVO 22/08/2018 12:00                                                                                                  Por Adriano Cunha

 

 Reprodução/Foto-RN176

A lesão no tornozelo é bastante comum entre praticantes de caminhada e corredores (Araújo, 2015) e costuma ocorrer quando se treina em terrenos irregulares como grama, terra e areia, ou mesmo no asfalto, quando há buracos e pedras no caminho. A entorse no tornozelo causa dor e inchaço na região afetada, o que pode causar a inatividade por um bom tempo, dependendo do nível da lesão.

estabilidade e a mobilidade da articulação precisam estar sempre em equilíbrio. Os músculos responsáveis pela estabilidade dinâmica dos tornozelos, independentemente de sua força e elasticidade, como os tibiais, fibulares e gastrocnêmios, por exemplo, devem receber programação específica e independente. Assim, claro, como todos os músculos dos membros inferiores – afinal, tudo está sempre interligado.

Aliados a essa programação específica, os exercícios de propriocepção têm um papel muito relevante para evitar lesão no tornozelo e devem ser praticados, não importa a fase de treinamento que você se encontra. É preciso desenvolver uma rotina de treinamento paralela ao desenvolvimento de suas habilidades e condicionamento física.

LEIA MAIS

Modalidades alternativas para corredores: parte 1

Atividades complementares: invista para correr melhor

A temida canelite: saiba como evitar e tratar

Tudo isso ainda se potencializa positivamente com o cuidado relacionado ao calçado, o estado, a pisada (neutra, pronada ou supinada) do modelo e, principalmente, como ele é amarrado, o que gera um grande impacto na torção do tornozelo. Mais do que o sistema de amortecimento X ou Y ou Z, a estabilidade do pé dentro do calçado é que faz uma grande diferença na prevenção da entorse da articulação do tornozelo.

Também fique atento ao risco de torcer o tornozelo em algum momento de sua vida esportiva, que é definido como um movimento articular súbito, inesperado e vigoroso, acompanhado de dor intensa e incapacitante, inchaço (edema), sangramento e hematoma. Portanto, busque no mercado um profissional formado, especializado com o número de registro do CREF (Conselho Regional de Educação Física) e bons treinos! Porque cuidar da sua saúde é, sem dúvida, o melhor investimento para o seu bem-estar atual e futuro.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com